Você faz tarefa com seus filhos?
As lições escolares, ainda mais durante a pandemia, tem aumentado e com a presença dos pais em casa, o contato com a criança nesse momento está ainda mais direto, o que é muito positivo, já que esse acompanhamento é muito importante para o desenvolvimento dela.
Mas é preciso saber participar desse momento para introduzí-lo na vida da criança como um momento prazeroso, não como uma obrigação chata. Você sabe como fazer isso?
📍É importante antes de mais nada apresentar a lição como um momento normal que faz parte da vida, não como um castigo, por isso, evite apressar seu filho para executá-la.
📍 Lembre-se que você está ali para auxiliar seu filho, acompanhar o desenvolvimento da tarefa e tirar possíveis dúvidas, não para ensinar. Pergunte se ele precisa de ajuda, caso contrário só acompanhe.
📍Quando solicitados para ajudar, nunca diga que é uma questão fácil ou que a resposta está errada. Cuidar da autoestima do seu filho é fundamental. Encoraje-o a levar as dúvidas para professor e naturalize tê-las, ensinando o caminho para saná-las.
📍Ao notar algo errado, desafie seu filho a encontrar o erro mostrando que você acredita na sua capacidade de correção. Não apenas aponte a resposta certa.
📍Não faça a lição por eles, a tarefa é um exercício para que eles desenvolvam o hábito do estudo, para criar responsabilidade e autonomia.
As tarefas existem para que seu filho fixe o conteúdo das aulas, e também amadureça entendendo a importância dessa ação a longo prazo. Entretanto, é preciso entender que cada criança tem seu tempo de aprendizado e que esse deve ser respeitado. Dessa forma, os exercícios de casa só serão mais uma fase da vida e serão naturais no processo de aprendizado, como devem ser.