Você já ouviu falar sobre UX em Comunicação Interna?
Em todo contexto de crise, é muito comum nos deparamos com colaboradores desmotivados, sem perspectiva de crescimento – já que a redução de custo é grande e as possibilidades de aumento/promoção parecem cada vez mais distantes – e profissionais inseguros sobre suas carreiras dentro das empresas.
O desafio constante de fazer mais com menos nos persegue no ambiente corporativo a todo tempo. Equipes mais enxutas, budget apertado, ânimos à flor da pele precedem o grande desafio de melhorar o clima organizacional, proporcionar interação e motivação nos clientes internos.
Clientes internos! Sim, eles são os primeiros a serem impactados pelos cortes. Eles vivenciam a péssima experiência de ver seus colegas sendo desligados da empresa, precisam vencer a incerteza do amanhã com relação às suas funções e ainda precisam dar conta do recado, assumindo novas competências e desafios. Afinal, a equipe vai ficando cada vez menor.
Daí, nós, os criativos da comunicação interna, precisamos pensar em algo para melhorar esse clima e ajudar aos que ficaram a vencer os desafios e não deixar o barco afundar. Ah! E precisa ser algo com custo baixo. Muito baixo!
E o que fazer? Crie experiências!
UX, do inglês, quer dizer user experience, é uma grande tendência da comunicação: a experiência de usuário. Apesar de recente, esse conceito tem sido aplicado com maior ênfase na meio digital já há algum tempo, mas já tem tomado força nas demais vertentes da comunicação. E aplicar na comunicação interna pode ser uma grande sacada para momentos de crise.
Criar experiência para um colaborador é lembra-lo de sua essência. É trazer a memória o que o motiva a acordar cedo todos os dias. É fazer com que os momentos se tornem combustível para continuar a caminhada. É proporcionar uma pausa para respirar fundo e prosseguir.
Mais do que qualquer brinde que ele possa receber, nada paga o sentimento vivido de em um abraço, de um reconhecimento, de um sonho realizado.
Uma ideia muito legal para criar experiências, é realizar um momento de integração por meio da brincadeira #AmigodeTrampo, um amigo oculto realizado entre os colaboradores, onde a premiação são elogios que destaquem as qualidades tanto como pessoa e como profissional, do amigo sorteado.
Depois, você pode divulgar o resultado nos meios de comunicação internos: jornal, jornal mural, intranet, nos grupos do whatsapp, cartazes, facebook, etc. O reconhecimento que surge na horizontal, muita das vezes, gera mais impacto do que na vertical. É muito bom ver que existem pessoas de outras áreas que reconhecem o seu trabalho e também torcem pelo seu sucesso. Isso promove um clima favorável e mais sólido para encarar qualquer desafio.
Então, a dica é simples: Proporcione momentos. Potencialize sonhos. Promova sorrisos. Afinal, pessoas felizes são capazes de vencer qualquer desafio e superar qualquer crise.
Customer Success, Comercial, Pós-Vendas, Relacionamento com cliente
9 aGostei muito de sua abordagem Juliani Monçores. Parabéns!
Consultor Tributos Federais
9 aPerfeito , parabéns pela abordagem. Épocas de crises , oportunidades crescentes.