Você já pensou em tirar férias da Terra?
O primeiro homem a pisar na lua foi o astronauta norte-americano Neil Armstrong em 1969, durante a missão Apollo 11. Depois desse marco histórico a humanidade conseguiu ir inúmeras vezes para o espaço e aprender mais sobre ele.
A frase eternizada de Neil Armstrong “Um pequeno passo para o homem. Um passo gigantesco para a humanidade” vem se concretizando nos últimos anos com discussões sobre turismo espacial, tema este que conta com grandes empreendedores como Jeff Bezos, Elon Musk e Richard Branson com pretensões de levar a humanidade para outro patamar.
Além deles, estão surgindo outras startups no setor, e a NASA (National Aeronautics and Space Administration) fechou uma parceria com a gigante da aviação Boeing para não ficar para trás nessa missão.
O mais impressionante é que não é algo novo. As primeiras empresas a entrarem nessa onda, como a Blue Origin e a Spacex, foram fundadas entre os anos 2000 e 2002. No entanto, o tema se torna mais relevante a cada dia que passa, especialmente por essas empresas terem conseguido desenvolver estruturas e espaçonaves reutilizáveis, o que, até pouco tempo, era um fato inédito. Apesar de ainda ser um investimento alto lançar uma espaçonave ao espaço, hoje existem estruturas que são reaproveitadas após o lançamento e ainda voltam de forma autônoma para base de lançamento. E não para por aí, as empresas trabalham arduamente para baratear estruturas, diminuir custos e democratizar a viagem para o espaço.
Abaixo estão listadas as principais empresas do setor:
Blue Origin
Fundada em 2000 por Jeff Bezon, a Blue Origin acredita que, para preservar a Terra, nosso lar, para os netos de nossos netos, devemos ir para o espaço para aproveitar seus recursos e energia ilimitados. Assim como a revolução industrial possibilitou a expansão do comércio, abundância econômica, novas comunidades e transporte de alta velocidade, nossa estrada para o espaço abre portas para o infinito e ainda inimaginável, que as gerações futuras podem desfrutar.
Atualmente a empresa possuí dois modelos de espaçonaves: Blue Moon — uma sonda flexível que entrega grande variedade de cargas úteis pequenas, médias e grandes à superfície lunar.
Tanto para cargas ou para tripulações, sua capacidade de fornecer pousos precisos e suaves permitirá uma presença humana sustentável na lua; New Glenn — é uma espaçonave que tem como objetivo levar a tripulação da terra para o espaço.
Spacex
Fundada em 2002 por Elon Musk, a Spacex acredita que um foguete totalmente reutilizável é o avanço fundamental necessário para reduzir substancialmente o custo do acesso ao espaço. A maior parte do custo de lançamento vem da construção do foguete, que historicamente voa apenas uma vez.
Atualmente a empresa possui três espaçonaves: Dragon — capaz de transportar até 7 passageiros à órbita terrestre e além; Starship — um foguete Super Heavy que representa um sistema de transporte totalmente reutilizável, projetado para transportar tripulação e carga para órbita da Terra, Lua e Marte.
“ Você quer acordar de manhã e pensar que o futuro será ótimo — e isso é o que significa ser uma civilização espacial. É acreditar no futuro e pensar que o futuro será melhor do que o passado. E eu não consigo penar em nada mais emocionante do que ir lá fora e estar entre as estrelas” — Elon Musk
Virgin Galactic
Fundada em 2004 por Richard Branson, a Virgin Galatic reconhece que as respostas para muitos dos desafios que enfrentamos para sustentar a vida em nosso belo, mas frágil planeta, estão em fazer melhor uso do espaço.
Atualmente a empresa possui dois modelos de espaçonaves: WhiteKnightTwo — um jato de fuselagem dupla para enviar a espaçonave SpaceShipTwo à órbita terrestre; SpaceShipTwo — uma espaçonave alada reutilizável projetada para transportar até oito pessoas.
“Estamos na vanguarda de uma nova indústria determinada a ser pioneira na espaçonave do século XXI, que abrirá espaço para todos — e mudará o mundo para sempre” — Richard Branson
Conclusão
Muitos de nós não tínhamos noção dessa empreitada maluca que esses empreendedores estão fazendo, muito menos que um dia se tornarão realidade. Mas acredite, são pessoas que já conseguiram levar a humanidade para um outro nível, fundando grandes marcas que mudaram, e ainda mudam o nosso dia a dia, como Amazon, Tesla e Virgin.
No entanto, o turismo espacial ainda é algo “do futuro” e que nem todos teremos a chance de experimentar no curto prazo, mas é preciso monitorar a evolução dessa nova tendência para entender as oportunidades e transformações que elas causam nos mercados e para humanidade.