Você quer ser mais inteligente emocionalmente?
A Inteligência emocional é uma competência que nos permite administrar as nossas emoções. É um conceito que vem da Psicologia e descreve a nossa capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e os dos outros.
Atualmente esse tema vem ganhando muito o mercado de trabalho, devido as mudanças que vivemos pela transformação tecnológica.
Você já ouviu sobre a necessidade de desenvolver habilidades sócio emocionais?
A Inteligência Emocional é uma competência tão importante que foi atribuída pelo Fórum Econômico Mundial como uma das 10 competências do profissional do futuro.
“O controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo.”
A Inteligência emocional é um dos elementos fundamentais para alcançar o sucesso. Para provar isso o Daniel Goleman, psicólogo, escreveu o livro revolucionário sobre Inteligência emocional, publicado em 1986 e que já vendeu mais de 5 milhões de cópias.
As emoções foram ignoradas por muito tempo até mesmo por filósofos e pesquisadores das ciências em detrimento da razão ou do pensamento lógico. Elas eram consideradas processos menos importantes, primitivos e até mesmo indicadores patológicos.
O sucesso de uma pessoa era definido pelo QI – quociente de inteligência e com os estudos do Goleman sabemos que o QE – quociente emocional é muito mais relevante.
Daniel Goleman fala no livro que no mundo empresarial o QI – coeficiente de inteligência - alto consegue um bom emprego, mas o QE – coeficiente emocional - que garante promoções.
Não adianta uma pessoa ter muita capacidade intelectual e competências técnicas se não tem capacidade de engajar, relacionar-se e comunicar-se. Por que será que ouvimos todos os dias que as pessoas são contratadas pelo conhecimento e desligadas pelo comportamento? Não administrar bem as emoções faz com que tenhamos comportamentos negativos.
Pessoas com alta inteligência emocional se conhecem bem, são mais felizes e conseguem sucesso em tudo que se propõe na vida.
Você sabe o que sente diariamente?
Você sabe como fazer as suas emoções trabalharem a seu favor?
Saber a hora certa de falar algo?
E hora certa de falar ou pedir algo para alguém?
Se você respondeu sim para tudo é porque tem alta inteligência emocional.
Eu gosto muito dessa metáfora do iceberg, porque ela ilustra bem isso que estou explicando sobre como as emoções influenciam as nossas decisões.
As emoções estão lá no fundo e elas vem da fisiologia e nem sempre eu controlo. O pensamento interfere no sentimento, mas o sentimento interfere muito mais no pensamento e tudo isso se transforma em comportamento.
São os nossos comportamentos que nos guiam para uma vida positiva e negativa, mas eles são frutos do que pensamos e sentimos o que torna o processo mais subjetivo.
Vou dar um exemplo: Eu estou atravessando a rua e dou de cara com um animal selvagem bem grande. No mesmo momento que meus sentidos captaram o animal a emoção do medo é ativada, enviando ordens para todo o meu corpo e um sentimento ou vários acontecem e tudo em que eu estava pensando deixa de ser importante, para dar lugar a ideias de sobrevivência e o comportamento que eu tenho é de correr para bem longe do animal.
Nesse caso a emoção do medo é extremamente importante para garantir a minha sobrevivência, mas o que aconteceria se ao invés do animal eu estivesse vendo o meu ex gestou ou aquele colega de trabalho que eu não vou muito com a cara?
A inteligência emocional nos permite navegar entre os dois sistemas do cérebro, o racional e o emocional. O lado esquerdo do cérebro é racional/lógico e o lado direito emocional/subjetivo e podemos navegar pelos dois sistemas.
O Daniel Goleman mapeou lá na década de 60 que indivíduos inteligentes tem os 2 sistemas desenvolvidos e possuem: Autoconhecimento, consciência emocional, empatia, motivação e relacionamentos.
As características requeridas para o futuro são comportamentais, chamadas de “Soft skills” são responsáveis pelos grandes diferenciais que se busca hoje em uma pessoa. Porque conhecimento técnico, “hard skills” é mais fácil de desenvolver e quantificar, já os comportamentos fazem parte de nossa vida, experiências e personalidade, o que torna o processo subjetivo e muitas vezes desconhecido para muitas pessoas.
Podemos atribuir a isso o que estamos falando de QI e QE e sobre o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais.
Então você quer ser mais inteligente emocionalmente?
E como desenvolver essa habilidade?
1) Despertando a autoconsciência: saiba exatamente como você reage as emoções que as situações e pessoas no dia a dia lhe oferecem, ou seja conheça os seus sentimentos.
Eu sugiro para os meus clientes um diário de bordo, onde eles devem anotar tudo o que acontece nos momentos mais importantes do dia.
Eu uso também o aplicativo Daylio para registrar o meu humor e aproveito para registrar essas situações do dia relacionando com as emoções.
O objetivo é você conhecer o que acontece com você, de acordo com as situações vivenciadas.
2) Tendo autocontrole: saiba lidar com as suas emoções de forma equilibrada. Conhecer as suas emoções fará de você uma pessoa mais segura, mas para ter resultados é preciso entrar em ação e definir as emoções que o levarão ao equilíbrio dos seus objetivos. Então defina suas prioridades para usar os sentimentos a seu favor e ter liderança emocional. Eu sugiro sempre aos meus clientes além do diário de bordo, a meditação e momentos de pausa para respirar no dia.
Acredite, meditar faz toda a diferença!
E eu estou falando de ter atenção plena, de acalmar a sua mente...
3) Reconheça as emoções dos outros: pratique a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro para interpretar as suas vontades, necessidades e consequentemente compreender as suas emoções. Pessoas com grande empatia imaginam sempre como gostaria de ser tratadas se estivessem nas mesmas condições do outro. Essa atitude proporcionará uma comunicação mais assertiva e facilidade para criar relacionamento, lidar com pessoas e resolver conflitos no dia a dia.
Lembre-se que somos seres únicos e relacionais.
Acredite que esse é um elemento chave para o seu sucesso, a parte boa é que ele está aí dentro de você.
Se você quer uma vida diferente, faça diferente! Você é protagonista da sua vida!
Envie as suas dúvidas sobre esse tema. ;)
Faça parte do nosso grupo no Telegram: t.me/carreiraemmovimento
Foco na Carreira!
Analista Administrativo
5 aAdorei seu artigo Joice Vicente. Eu adoro esse tema é sempre que posso procuro informações sobre ele.
Recursos Humanos | Recrutamento & Seleção | RH | Administrativo
5 aA inteligência emocional é o pilar do ser humano...norteia nossas escolhas, caminhos e atitudes.
Analista de Recursos Humanos | Desenvolvimento Organizacional | Business Partner | Gestão de Pessoas| Tech Recruiter | Saúde |
5 aMuito bom o texto! A inteligência emocional é fundamental em qualquer carreira!! 👏🏻👏🏻
Engenheiro de Segurança | Gerenciamento de Riscos | Comando de Incidentes | Fatores Humanos | Segurança de Processos | SGI
5 aMuito boa sua publicação! O controle de nossas emoções realmente é a fronteira entre sucesso e fracasso. Tanto na vida pessoal quanto na profissional. Abs.