Inteligência Emocional
Você já deve ter ouvido falar sobre inteligência emocional. Este é um tema bem abordado nos dias de hoje. Mas o que de fato é isso?
Inteligência emocional é considerado pela psicologia, como a habilidade que um ser humano tem de lidar com as emoções. Mas como que esse tipo de inteligência se relaciona com o ambiente de trabalho?
Nós sabemos que não é sempre que o que desejamos acontece, isso é uma verdade em nossa vida pessoal e na vida profissional também. Quantas vezes já não trabalhamos duro, fazendo inúmeras horas extras, concluímos projetos de sucesso e ainda assim a nossa tão esperada promoção não vem? E quando nós apresentamos uma proposta de mudança para a organização que trabalhamos, mas ela não é aceita? Como não falar de argumentações com colegas de trabalhos, durante a discussão de ideias divergentes, que por vezes acabam se tornando conflitos?
Bom, você já deve ter conseguido visualizar algumas dessas cenas na sua cabeça e ter entendido aonde eu quero chegar. Nesses momentos e em muitos outros, podemos e precisamos usar da nossa inteligência emocional para lidar com situações desafiadoras.
Inteligência emocional, é uma habilidade de soft skills (comportamental) que podemos desenvolver, assim como a habilidade de comunicação - que foi trazida no meu último artigo. Diferente do que muitos devem pensar, todos os tipos de pessoas podem e devem desenvolvê-las. Sim! Mesmo que você seja uma pessoa considerada calma, também pode aprimorá-la para melhorar relacionamentos interpessoais no seu dia a dia.
Ter essa habilidade bem desenvolvida, significa maior maturidade para enfrentar e lidar com os desafios. Também significa ter maior serenidade para conseguir entender os problemas e até mesmo criar soluções para eles.
Importante ressaltar, que a inteligência emocional tem, não apenas, um alto impacto nas relações interpessoais mas também um maior fortalecimento do nosso ego diante dos problemas, gerenciando de uma melhor maneira as emoções e sentimentos que surgem decorrentes de alguma frustração.
Entendendo a importância do desenvolvimento da nossa inteligência emocional, vamos agora a alguns passos que podem ajudar a sua evolução:
Recomendados pelo LinkedIn
Para te ajudar nesse processo de aprendizado e desenvolvimento da sua inteligência emocional, abaixo seguem algumas dicas de livros sobre este assunto:
Um livro clássico para quem quer entender mais sobre o assunto, que traz o conceito das "duas mentes" - a racional e a emocional - e como elas moldam o nosso destino.
Um livro que aborda o tema da inteligência emocional só que com o foco no ambiente de trabalho. Ele traz exemplos de situações desafiadoras e como podemos resolvê-las usando desta habilidade.
Um livro que traz o conceito de mindfulness e como este assunto se vincula à história do autor.
Um livro que o autor traz algumas regras para uma vida com mais significado e responsabilidade. Como a capa do próprio livro diz: um antídoto para o caos.
Um livro que traz dicas sobre a arte de dar e receber feedback.
---
Com esse material, você já pode dar início à sua trajetória de evolução pessoal e inteligência emocional.
Você conhece outros métodos? Quais são eles?