Você realmente faz "network"?
Nos últimos anos pude perceber de forma clara que muitas coisas mudaram no mercado de trabalho. Conceitos que pensávamos conhecer e dominar estão se renovando diariamente e é preciso estar atento para não ficarmos 'ultrapassados'.
Um dos temas de extrema importância em nossa vida profissional é o famoso “network” ou, como alguns gostam de chamar, rede de relacionamentos.
Muitas pessoas acreditam que fazer “network” se resume a ir a um evento, almoço ou até reunião, e trocar cartões. Desta forma, acreditam trabalhar nessa rede e que, pelo simples fato de alguém te conhecer, o interesse mútuo pode estar relacionado.
Estamos acostumados a receber muito mais do que doar, então, de certa forma, é normal pensar desta maneira. Não existe nada de errado nisso, mas posso afirmar que não é tão eficiente quanto você imagina.
E isso acontece por um simples motivo!
Escolhemos as pessoas com quem queremos nos relacionar com o seguinte pensamento: “O que essa pessoa pode agregar na minha vida?”. Ou seja, estamos propensos a nos aproximar de alguém que possa nos trazer benefícios. Nunca pensamos em oferecer algo de bom grado para ajudar alguém e, desta forma, criar uma nova relação, sem esperar nada em troca.
Nós, como seres humanos adoramos terceirizar nossos problemas e encontrar um culpado para os nossos fracassos. Muitas pessoas precisam de ajuda e você pode ser a solução!
Pense bem nisso e tente desenvolver novos relacionamentos, ofereça ajuda verdadeira para alguém que está precisando sem esperar nada em troca. Tenha certeza que o laço deste relacionamento será forte e você verá que o "network" se faz com uma via de mão dupla!
Nem sempre o interesse está ligado ao valor que se pode gerar. Aquela mão inesperada, com certeza, será lembrada!
Agora me diga, como eu posso te ajudar?!
Um forte abraço,
Thiago
Técnico de Seguros Pleno| SulAmérica
5 aThiago bom dia. Assisto todos os seus vídeos e leio seus artigos e com certeza você tem ajudado muito , não só a mim, mas sim muitas pessoas. Continue disseminando esse belo exemplo para as pessoas, pois é um belo exemplo de generosidade com o próximo. Afinal , amanhã pode ser você precisando desse apoio e com certeza muitos lembrarão de te ajudar também. Nós estamos em constante evolução e aprendizado e ninguém consegue nada sozinho, mas juntos somos mais fortes. Abraço