Você sabe o que é mapeamento de processos e sua importância?
Quando eu comecei a trabalhar com mapeamento de processos de negócios eu ainda não entendia o que realmente era isso. Para mim inicialmente era apenas escrever em um papel uma lista de atividades que uma pessoa teria que cumprir. Mas eu não imaginava que isso era apenas a ponta do iceberg.
Um processo é basicamente um conjunto de atividades organizadas que devem ser realizadas para atingir um objetivo (seja informação, serviço ou produto). O mapeamento de processos é exatamente verificar quais são essas atividades, o modo como elas são realizadas e seus impactos dentro da organização. São inúmeros os modos de mapear um processo para descobrir se está havendo algum gargalo e encontrar uma adequação que diminua esses impactos. Em contrapartida, um processo não precisa ter gargalos para ser melhorado, ele pode ser simplesmente aperfeiçoado para trazer ainda mais vantagens à empresa. E nem sempre a solução demandará altos investimentos, podendo ser apenas algum ajuste nas rotinas do dia a dia.
Por exemplo, uma máquina que está quebrando constantemente e prejudicando a produção de um determinado produto. Com mapeamento de processos podemos chegar as conclusões:
- A máquina não está passando pelas manutenções constantes necessárias; ou
- A máquina é antiga e não está suportando as demandas de produção.
Claro que podem haver outras razões, mas conseguimos mostrar que se for um desses problemas citados podemos resolver adequando o processo (estabelecendo datas fixas semanais ou mensais para realizar sua manutenção) ou adequando a tecnologia (trocar a máquina por um modelo mais novo no mercado).
O trabalho de mapeamento e melhoria de processos não está somente ligado aos processos de produção e entrega de um produto final ao cliente, mas também se trata dos demais processos internos executados por áreas de apoio, como por exemplo tecnologia da informação e recursos humanos.
E isso é o que torna essa área tão estratégica para empresas que querem se manter competitivas no mercado, pois estuda, em todos os departamentos, formas de chegar aos melhores resultados possíveis, sejam internos ou externos.
Um abraço.
Carolina Defendi de Aguiar
Gerente Financeiro | Agronegócio | Controladoria e Finanças | FP&A | Conselheiro Certificado Board Academy
7 aMuito bom Carolina! Processos devidamente mapeados evitam desperdício de tempo (retrabalho), padronizam ações e elevam o patamar da organização, consequentemente reduzindo custos e aumento de captura de oportunidades.