Você sabe o que é SAM e qual a importância para sua empresa?
O uso de ferramentas tecnológicas em empresas é cada vez mais comum, independentemente de seu porte ou tempo de mercado. Porém, isso também significa que a quantidade de softwares nas organizações aumentou bastante, o que pode causar problemas de gerenciamento em algum momento. Diante disso, você deve aprender o que é SAM e como ele pode ajudar.
SAM é a abreviação de Software Asset Management, isto é, Gerenciamento de Ativos de Software. Trata-se de um setor que administra as funcionalidades e o uso dos softwares da empresa, garantindo que tudo esteja de acordo com as exigências do fornecedor e com as necessidades do negócio.
Ainda não sabe se isso é importante? Então veja, a seguir, 4 exemplos da importância do SAM para seu negócio.
Auxilia na redução de custos
Sabendo o que é SAM, você já deve imaginar como ele trabalha para minimizar os gastos dentro da empresa. Afinal, boa parte dos softwares utilizados geram vários custos e despesas mensais entre assinaturas, aquisição de licenças, cumprimento de obrigações contratuais etc. Diminuir tais despesas é muito importante para o orçamento da empresa.
Por exemplo, é interessante já ter algumas licenças para certos softwares muito utilizados frequentemente, evitando, assim, a necessidade de comprar novas chaves.
Proporciona o alcance de uma infraestrutura de TI mais segura
A qualidade dos softwares usados na empresa não depende apenas de seu efeito na produtividade da equipe. Sistemas implementados de forma inadequada abrem portas para invasores digitais, vírus e outras ameaças. E as consequências de roubo de dados ou outros problemas podem ser bem severas.
Assim, investir em um setor dedicado ao gerenciamento de softwares, com uma boa infraestrutura de TI, contribui para a maior segurança da sua equipe e de seus clientes.
Otimiza o fluxo de trabalho
Por mais que as tecnologias tenham o objetivo de facilitar as tarefas do dia a dia, a quantidade de softwares e funcionalidades pode ser muito grande para a maioria das pessoas. No fim das contas, elas causam mais confusão do que geram soluções.
Porém, com a ajuda de um Software Asset Management, você pode minimizar esse efeito. Se há mais funcionalidadesdo que o necessário, esse setor pode ajudar a personalizar a ferramenta para que ela seja o mais eficiente possível para uso diário dos colaboradores.
Permite um planejamento estratégico
Ao contrário do que alguns pensam, o planejamento de TI também deve ser feito de maneira estratégica para otimizar o trabalho na empresa. A escolha das ferramentas, por exemplo, deve levar em conta a estrutura atual da organização, seus recursos disponíveis, custos em médio e longo prazo e o retorno esperado pelo investimento.
Mesmo que sua empresa esteja começando a usar mais recursos digitais, ainda é importante usá-los com eficiência. Afinal, cada centavo de recursos e hora de trabalho investida devem ser retornados.
Agora que você entende melhor o que é SAM e como ele pode ser útil em uma empresa, é hora de implementar o seu!
Baixe nosso guia completo e confira dicas incríveis sobre os ganhos que o BPMS (Business Process Management System) pode trazer à sua gestão! Faça o download agora mesmo: