VOCÊ SABE QUE DIA É HOJE?
Hoje, dia 05 de dezembro é o 339º dia do ano de 2019. Já estamos na sua 49ª semana e já vivenciamos 92,9% deste ano. Foram 8.136 horas das mais variadas experiências. Faltam apenas 26 dias para o ano acabar. Hoje é dia de pensar sobre o passado (experiências), o presente (realidade) e o futuro (planos e sonhos).
Podemos fazer um pequeno balanço sobre o que já foi e avaliar as possibilidades do que ainda pode ser? Você consegue responder a “pequenas perguntas importantes”?
Vivi bem? Consegui melhorar aspectos da minha vida em relação ao ano passado?
Tomei decisões acertadas ou ainda continuo errando muito? Aprendi?
Respeitei as pessoas da minha convivência? Fui respeitado?
Tirei algum projeto do papel? Me arrisquei?
Sonhei? Consegui realizar algum sonho? Mantive esperanças e expectativas?
Me abri para o mundo?
São tantas perguntas, tantos olhares, tantas “visadas”!
É fato que o ano parece passar num piscar de olhos e quando percebemos já estamos nos preparando para o recomeço, que é logo ali. Mas não podemos desconsiderar as angústias, os sofrimentos, os medos e as feridas que ganhamos neste período e que ainda podem estar abertas:
O que aprendi ou estou aprendendo com elas? Elas seguirão comigo em 2020?
O que devo fazer para torná-las mais amenas e suportáveis?
O que depende de mim e o que preciso aceitar, diante da impossibilidade de mudança?
Para os planos não realizados, poderão surgir outras oportunidades .... em outro momento, em outro contexto, com outras pessoas. Basta não desistir!
Por outro lado, planejar é condição fundamental para o futuro! Afinal a vida tem uma dimensão objetiva que precisa ser respeitada e valorizada. Então ...
Estabeleça objetivos: pessoais e profissionais.
Defina metas e prazos e se desafie sempre para superá-los.
Esteja aberto para mudanças e novas oportunidades.
Desenvolva a capacidade de adaptação e redirecionamento.
Comprometa-se!
O meu balanço de 2019 tem um pouco de tudo: esforço, realização, gratidão! Passei por mudanças de planos e continuo tentando construir propósitos. Tem também um tanto de insegurança e desilusão, que seguem comigo. Muitas vezes tive a sensação que andava em círculo, sem chegar a lugar nenhum.Tudo a seu tempo! O importante mesmo é transformar dificuldades em desafios, manter o foco e sempre valorizar as pessoas que fazem parte da nossa vida, porque não podemos seguir sós. Estamos sempre em equipe!
Flávia Meirelles - Diálogos
Especialista em Gestão de Pessoas