Você tem filhos introspectivos?
Imagem: Pixabay

Você tem filhos introspectivos?

Olhe bem para os seus filhos. Se eles forem daqueles bem magrinhos, com os ossinhos bem aparentes em diversas partes do corpo, daqueles que esquecem de comer porque vivem no mundo da lua e, quando comem, são até capazes de encher o prato e repetir (e sem engordar!), então possivelmente eles têm a predominância do traço de caráter (ou personalidade) introspectiva.

Aí você pode me perguntar como isso é possível e eu explico que o corpo é a parte visível da nossa mente e que é possível, sim, através de alguns traços do corpo entender como nossos filhos funcionam, do que eles têm mais medo, quais os principais recursos ou talentos que eles possuem. Mas não somente pelo formato do corpo! Observando atentamente o jeito deles se comportarem também é possível entendê-los melhor.

O problema é que nós, mães, criamos expectativas sobre os nossos filhos. E muito comumente pensamos que, por eles serem pequenos, eles não sabem o que querem, não sabem do que gostam, não precisam ser respeitados na sua individualidade porque, afinal de contas, são crianças!

Mas voltando aos filhos introspectivos, o principal talento deles é a inovação, a criatividade literalmente fora da caixa, muitas vezes difícil até de entenderemos porque eles criam muitas coisas na mente deles e tudo parece possível de realizar. Porque na cabeça deles é realmente possível, já é verdade!

Os filhos introspectivos são mais quietos, gostam de ficar mais na deles, não se sentem estimulados pela interação com pessoas o tempo todo. Ao contrário disso, ficar com pessoas por mais tempo do que o necessário pode cansá-los e irritá-los, simplesmente porque o barulho de fora atrapalha o foco nos “barulhos de dentro”. Se eles não tiverem tempo sozinhos para poder dar vazão às suas ideias, eles podem se tornar extremamente ácidos.

São muito inteligentes, então não se assuste se eles aprenderem palavras novas para usá-las da forma correta durante uma conversa com você. São perspicazes e têm opinião formada sobre os temas de interesse, mas não saem dando a sua opinião sem que isso seja realmente relevante.

❓ Como lidar com filhos introspectivos?

Bem, a primeira coisa que você precisa saber é que eles não gostam muito de contato físico. Então, não fique abraçando-os e beijando-os, a menos que eles demonstrem que querem isso naquele momento. Caso contrário, se for uma mãe como eu, que gosta de pegar, beijar, morder as bochechas, você vai se frustrar ou ficar triste assim que eles começam a crescer e te “rejeitam”. E é isso que precisamos entender em primeiro lugar: não é sobre nós, mães, e sim sobre eles. Eles demonstram o afeto de outra forma e precisamos alinhar as expectativas com eles para que ambos se sintam respeitados e amados na relação.

Outra coisa importante é que eles não gostam de regras e rotinas. Então, se você estiver atrasada para um compromisso e ficar apressando seus filhos introspectivos, pode ser que eles demorem ainda mais, só porque eles não entendem a razão de tanto estresse e, muitas vezes, da gritaria que se segue.

Eles tendem a ser desatentos com detalhes e podem esquecer ou perder coisas o tempo todo. Aqui novamente os combinados são importantes. Eles precisam entender o que ganham cumprindo horários e normas da casa, por exemplo. O problema é que nós, mães, queremos nos impor o tempo todo, fazendo com que as nossas expectativas sejam atendidas, ou que as nossas ordens sejam acatadas!

👉🏼 Experimente o seguinte: para tudo que representar um grande desafio ao lidar com os seus filhos, pergunte. Perguntar? Sim, pergunte para eles como vocês podem fazer com que a relação entre vocês funcione. Em qualquer idade, do jeito deles, acredite: eles terão alguma resposta que será a pista para a solução dos problemas. Ou pelo menos para uma conversa mais sensata. E, quando eles são convidados a opinar e pensar junto com você, eles tendem a se responsabilizar mais pelas próprias atitudes.

Tem um ditado muito antigo que diz: “_ Tudo que é combinado não é caro.” Então, se for combinado e não for honrado por uma das partes, a outra parte tem todo o direito de cobrar, sem que isso seja mais um peso pra você.

❗ Mas atenção: esteja certa de que você também está disposta a honrar a parte do acordo que lhe cabe. Isso é essencial para a construção da confiança entre vocês e para que novos acordos sejam possíveis à medida que seus filhos crescerem.


*Bettyna Beni é idealizadora da Mentoria de Vida & Carreira e da #Mentoria Maternidade, onde apoia mães nas suas jornadas para dar conta de seus vários papéis na #vida e na #carreira, fomentando a #maternidade saudável, aquela que favorece que os #filhos cresçam potentes e autônomos.

Gilka Ferreira غيلكا

Especialista em Imagem & Comportamento | TOP HR Influencer 2023 e 2024 - Gestão de Pessoas | Palestrante | Treinadora | Mentora | Desenvolvimento Pessoal & Carreira - LinkedIn Top Voice & Creator

2 a

Bettyna Beni post incrível e necessário!

Rosane Sampaio

Fonoaudióloga | LinkedIn Top Voice & LinkedIn Creator | CEO | Docente | Coordenadora PPg Mestrado e Doutorado | Conselheira Consultiva Certificada ConCertif® | Palestrante | Gestão em Saúde e Educação |

2 a

Bettyna Beni que texto importante. Tenho um filho introspectivo e tenho aprendido muito com ele e por ele.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos