VOCÊ TEM MENOS DE 5 SEGUNDOS
Artigo do colunista Guilherme Kannenberg, publicado no Blog Marketeiro Confesso

VOCÊ TEM MENOS DE 5 SEGUNDOS

Pensando na melhor das possibilidades, esse é o tempo que você tem para captar a atenção do usuário na internet. Seja através de suas publicações ou anúncios, conseguir atrair a pessoa certa e da maneira certa é sempre um desafio.

Mesmo que você tenha um conteúdo ou produto com ótima entrega de valor, saber despertar o interesse em poucos segundos é fundamental para o seu sucesso no meio digital.

A seguir vou listar algumas dicas que podem te ajudar a vencer esse obstáculo para atrair ainda mais usuários para o seu negócio.

DESENVOLVA SEU COPYWRITING

Muito utilizado na produção de conteúdos e materiais de marketing, o copywriting tem o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação, também conhecido como a técnica da escrita persuasiva.

A intenção do copywriting é destacar os benefícios, soluções, diferenciais e qualidades através de títulos atrativos que estimulam a leitura. Busca-se despertar a curiosidade do leitor por meio de gatilhos mentais envolventes, palavras de impacto que aguçam a emoção.

Pense no seu público, evite generalizações, utilize exemplos reais e fuja dos clichês.

NÃO FAÇA O USO DE CLICKBAIT

O clickbait é uma estratégia arriscada de divulgação e atração do maior número de cliques em determinado conteúdo através de títulos sensacionalistas. Normalmente são feitas promessas que não podem ser cumpridas, causando frustração nos usuários.

Esse método busca causar senso de urgência, despertando a curiosidade entregando conteúdos de pouco valor ou até mesmo sem valor algum. Isso coloca sua credibilidade em risco, trazendo desconfiança para todo material que você produz.

Alguns exemplos de frases normalmente utilizadas com essa finalidade:

 “Você não vai acreditar”;

 “As pessoas mais inteligentes leram esse livro”;

 “Veja agora mesmo o que aconteceu…”;

 “Chocante…”;

 “O método secreto foi revelado”.

DESENVOLVA SEU STORYTELLING

É a habilidade de contar histórias, a arte de encantar leitores e envolver através de enredos bem elaborados. Ter essa destreza de atrair o usuário de forma cativante e inesquecível pode trazer ótimos resultados.

Você precisa desenvolver conteúdos que expressem personalidade do seu negócio, que permitam a identificação por parte do leitor e apresentem valores emocionais da marca.

Seu material deve ser convidativo para a jornada que o usuário está prestes a experimentar. Trazer conceitos bem elaborados e encadeamento de ideia estruturadas.

É como aquela piada que tem uma ótima história, você direciona sua atenção e fica na expectativa para saber o final dela.

Segundo Dimitri Vieira, para que o usuário percorra todo o enredo alguns elementos são importantes:

1. Mensagem: defina a história e mensagem a ser transmitida, além da forma como ela será transmitida. Ela precisa gerar transformação e marcar a vida das pessoas, levar de um ponto A para o ponto B;

2. Ambiente: facilite a identificação do ambiente em que a história acontece;

3. Personagem: É com quem ocorre a transformação para a transmissão da mensagem;

4. Conflito: é o que deixa o público interessado na história, é o desafio que permite a motivação para percorrer a jornada.

Existem alguns modelos que podem te inspirar a criar sua história como a “Jornada do Herói” e o “Modelo Pixar de contar histórias”.

SEJA CRIATIVO E PRÓXIMO AO SEU PÚBLICO

Quando se está no marketing digital uma palavra nunca pode sair do seu dia a dia: TESTE!

Seja disruptivo, saía do modelo comum, faça experimentações de criativos, seja ousado para captar a atenção dos usuários. Experimente o ambiente multimídia em seus diversos formatos, vídeo, imagem ou som.

Compreender sua persona com profundidade te trará gatilhos importantes para a execução. Saiba os termos e expressões que fazem parte do dia a dia da sua audiência, resgate a memória de momentos marcantes.

Conseguir gerar a identificação do usuário nos primeiros segundos facilita a jornada para atrair os olhares de quem realmente é importante para você.

NÃO ESQUEÇA DO CTA

Esse é um detalhe muito importante, a “Chamada para Ação”. Após conseguir chamar atenção dos usuários, não esqueça de deixar claro qual a ação que você deseja que ele realize, qual a atividade que você tem a expectativa que ele faça.

E para encerrar: Torne os 5 segundos da sua audiência um momento agradável e não um empecilho no momento de lazer!

Guilherme Kannenberg – colunista do Blog Marketeiro Confesso

 

Os textos assinados são de total responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Blog ou dos outros colunistas.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcus Tonin

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos