Você tem sentido que alguma coisa na sua vida precisa mudar? (além de receber um vacina no braço, lógico haha)

Você tem sentido que alguma coisa na sua vida precisa mudar? (além de receber um vacina no braço, lógico haha)

Falta de estimulo, de conexão, de entusiasmo e de brilho nos olhos ao estar trabalhando diariamente. Eu sei, eu te entendo porque já (sobre)vivi assim.

Lógico que estamos neste momento inimaginável e inédito, mas para além disso será que ele, o momento, só não fez com que aquela voz que ecoa dentro da gente ficasse mais alta!? Aquela vozinha que vez ou outra se pergunta: o que estou fazendo aqui? porque eu estou fazendo isso que faço? até quando vou ficar aqui?

Sei também que muuuitas vezes esse incomodo nos assusta porque se levarmos esta voz a sério significa que precisamos mudar. E será que eu consigo mudar? Será que temos condições de mudar? Mas mudar a essa altura da vida? Mudar? Como é isso? AAaaah #Medo O.O hahahaha (aquela risada de nervoso)

Eu sei não é simples, não é uma percepção simples e principalmente assumir pra nós mesmes também não. Mas e continuar com esse vazio dentro da gente, é simples!?

O interessante é que muitas mudanças são menos dolorosas do que imaginamos, mas o medo faz com que a gente as supervalorize e ache que ficar onde estamos de fato é mais tranquilo.

Porém, pode ser ( e muitas vezes é ) que a mudança seja justamente o que estamos procurando e precisando.

Em muitas outras vezes a mudança é difícil mesmo, sabe!? Difícil e com um tempo mais demorado do que gostaríamos, mas são edificantes. ( Eita, chega falei bonito hahahah ) Mas sério, todo processo genuíno e que tem uma duração e saúde (e falo em todos os aspectos da palavra saúde: mental, física, emocional...) a longo prazo precisa de uma boa estruturação de terreno.

E aí tem uma pegadinha...Se você parar pra pensar você está edificando alguma coisa diariamente, não tá!? Você está depositando energia a cada dia para algo, mas muitas vezes você não sente porque já está no modo automático.

E se estas horas, ou parte delas, fossem (re)direcionadas para algo que nos apaixona, estimula, dá energia, nos orgulha e acaba reverberando em nós, no outro, e se brincar em mudanças significativas e necessárias em várias áreas das nossas vidas!?

Muuuita gente, mesmo sem saber, está refletindo sobre propósito e sobre seus sentidos no que fazem e onde investem energia. E pode ser que algumas pessoas ainda leiam esta palavra com um certo ceticismo, ranço ou algum pré-conceito, como a maioria dos conceitos e estudos que falam sobre questões muito pessoais e que falam da alma humana. É muito interessante como certos conteúdos são melhores recebidos por alguns grupos, quando no fundo todos estão em busca do mesmo, sabendo ou não.

Os hindus chamam de Darma, Eckhart Tolle chama de nossa medicina e explica bem sobre nosso propósito primário e secundário (papo pra outro post haha), e eu gosto de chamar de Tüz (acender a alma) e de propósito de vida, como a propositologia (estudo do propósito) chama. É rapaz, pode parecer papo alterna e de auto ajuda mas tem muuuita gente muito empenhada estudando e ajudando muita gente a se reconectar com os sentidos da sua vida. 

E quando falo disto não falo em uma faísca mágica que torna a gente um ser sobrenatural e o único muito bom no que fazemos, mas falo daquilo que com nosso Capital Humano, com tudo aquilo que forma nossas essência e habilidades, executamos com prazer e que consequentemente nos dá resultado pessoal e financeiro.


Quero te convidar a fazer uma experiência: Para um pouquinho, fecha os olhos, respira profundamente 3x e quando estiver se sentindo mais relaxada ou relaxado se faz algumas perguntas:

Como seria sua vida se todas as horas e energias que você investe no que trabalha fossem investidas em algo que você se orgulha de fazer!? Algo que você levantaria da cama com ânimo de fazer, viver e aprender sobre. Algo que você ama estudar sem obrigação. Que acaba sendo assunto em alguns momentos quando você tá à vontade e empolgada ou empolgado pra falar!? Aquilo que o povo pode até julgar, mas que lá no fundo você fala consigo: amaria fazer isto!

O @kikokislansky autor de vários livros lindos sobre propósito e pesquisador de Propositologia no ensina uma maneira de nos conectarmos com o nosso. Ele fala que

podemos "Olhar para o planeta Terra como um corpo humano e pensar que partezinha dele eu quero curar? O que me mobiliza ao ponto de querer acordar todo dia pra querer resolver? Propósito é colocar o seu melhor a serviço do melhor do outro, de um bem comum. "

Nesses anos de observação e de estudos sobre propósito eu percebi que pessoas gostam de trabalhar com seus propósitos geralmente são aquelas que usam dos seus privilégios para oportunizar algo para outros que não tiveram as mesmas oportunidades. E também existem pessoas que se viram sem privilégios e oportunidades e justamente por isso querem construir a oportunidade para si e para outros.

Quando acreditamos que somos instrumentos em uma rede interdependente e coletiva chamada Mundo, usamos o que temos e o que não temos da melhor forma para que todes sejam beneficiados.

No Darma, acredita-se que nascemos para executar uma missão que nos foi dada divinamente e que a expressamos através dos nossos talentos. Nossos talentos são as expressões de nossa essência de forma prática. Quando misturamos esse talento singular com benefício aos outros experimentamos o êxtase do alinhamento com nossa alma e nosso Propósito de Vida.

“ Para cada talento singular, em sua forma única de se expressar (nosso jeitinho exclusivamente nosso), existem necessidades específicas. Quando essas necessidades se combinam com a expressão criativa do seu talento, surge a fagulha que cria a riqueza.... Você tem um talento só seu. Ele é único em sua expressão e tão específico que ninguém mais em todo o planeta tem um igual, ou maneira parecida de expressá-lo (só você tem sua bagagem de vida do seu ponto de vista). Isso significa que há uma coisa que você pode fazer e de um jeito melhor do que qualquer outra pessoa na terra. Quando você está fazendo essa coisa, perde a noção do tempo. E quando está expressando esse talento único - muita gente tem mais de um - você penetra na consciência Divina.” e se alinha com sua real missão de vida." Deepak Chopra

Esse match entre fazer algo com nossa essência e alma e utilizar este algo como benefício para a humanidade faz com que usemos o nosso Darma (Propósito) de uma forma mais legítima. Não precisa ser a construção da maior e/ou mais solidária empresa do mundo ( e pode ser também se você quiser :D) mas é a construção de algo muito você e que sendo muito você também consiga ajudar ao próximo.

E aí, me conta!

Como você está saindo após esta leitura? Espero que esteja com o coração quentinho, instigado e tranquilo como eu fico também ao ler algo a que me sinto pertencente. Espero que acenda uma Tüz aí dentro e que estejamos mais atentes ao nosso potencial e ao nosso poder transformador como agentes e moradores de um mesmo lar, o Mundo.

Xêro!

Com carinho e presença,
Natuza.

________________________________________________________________________

Indicações sobre propósito:

  • Kiko Kislansky:
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


  • Deepak Chopra
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem



























Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos