VOCÊ TRABALHA POR PROFISSÃO OU VOCAÇÃO?

VOCÊ TRABALHA POR PROFISSÃO OU VOCAÇÃO?

Profissão e vocação são coisas diferentes. A realização e a plenitude, serão  encontradas na diferença entre aquilo que fazemos como trabalho por obrigação de profissão ou amor de vocação.

Profissão é o que se faz para ganhar dinheiro, é algo que se aprende, as profissões nos são ensinadas de fora para dentro, são escolhidas ou por razoes praticas, ou por imposições externas ou por ilusões. A primeira é aquela que normalmente acontece quando o filho resolve seguir a profissão do pai, para aproveitar as benesses da clientela formada e um nome já concretizado, a segunda é quando o pai ou alguém da família impõe ao jovem a continuidade do negócio ou do escritório da família e a terceira é quando, por exemplo a mãe acha uma profissão maravilhosa, charmosa e rentável e por isso o jovem não pode ter outra escolha.

Vocação é bem diferente, não pode ser ensinada, não se aprende, ela nasce com a gente, brota de dentro do corpo/alma, como fonte. Vocação vem do verbo “vocare”, que quer dizer “chamar”. É uma voz interior que chama e indica uma direção a ser seguida. Se tal direção for seguida, é até possível que a pessoa venha a ter momentos de felicidade. A vocação nasce com a gente, misteriosamente, ela é nosso caso de amor com algo que se faz.

O filósofo Martin Buber, coloca a vocação bem no centro da sua filosofia. Ele diz que, em cada um de nós, há uma voz que nos chama a seguir um caminho, é a voz que nos seduz a sermos fieis para com o nosso próprio ser. Ela nos revela o caminho que deve ser seguido para que possamos realizar a verdade que dorme em nós. Ao ouvir a voz, o individuo se aproxima do que ele realmente é e daquilo que ele deve ser. Se ele não a obedecer, acabará por perder o senso de direção e poderá passar o resto da vida a procura de algo que ele não sabe o que é. Não são poucos os profissionais bem-sucedidos cujas vidas são um tédio sem fim.

Neste monstruoso mercado de profissões, com tantas exigências e interferências, o barulho é tão grande que as pessoas, na maioria das vezes, não conseguem ouvir a voz que lhes fala de dentro. Escolhem suas profissões como bois que vão para o matadouro.

Eu, por profissão, trabalhei durante anos no mercado financeiro como executivo e consultor, mais tarde em minha vida, graças a psicanálise consegui ouvir e seguir minha voz interior e me tornei psicanalista, que é um oficio e é a minha vocação.

Um tal de Noé, por profissão fabricava vinhos, bem mais tarde em sua vida ouviu uma voz interior e se tornou um construtor de navio. Se não fosse por isso, ele teria morrido afogado.

 

Marcos C. Ciciarelli, é Psicanalista, Filósofo e Coach.

 

Bibliografia:

 

-ALVES, R. Conversas sobre educação. Campinas, SP: Versus Editora, 2003.

Marcos, matéria muito interessante. As escolas deveriam abordar esse tema. Os jovens no período de transição (colegial e faculdade) ficam perdidos e, o que me parece esse tema retrata com muita clareza o turbilhão dentro delas. Parabéns.

Henrique Sandoval

Sócio da Advocacia J. Saulo Ramos & Rocha Barros Sandoval

9 a

Lúcida e clara distinção. Ótimo texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcos C. Ciciarelli

  • Qual é seu principal patrimônio, e qual o melhor investimento para ele?

    Qual é seu principal patrimônio, e qual o melhor investimento para ele?

    Se você fosse apresentado a um investimento que quanto mais investisse nele, mais economizaria recursos em outras…

    2 comentários
  • A SAÍDA PARA CRISE É O INCONSCIENTE?

    A SAÍDA PARA CRISE É O INCONSCIENTE?

    Neste momento de crise econômica e principalmente política, surge na clínica muitas das neuroses vigentes de…

    1 comentário
  • Como ser um líder de sucesso?

    Como ser um líder de sucesso?

    Adoro e sempre fico intrigado quando vejo artigos que tenham títulos como esse que estou começando a escrever. Adoro…

    1 comentário
  • ALGUMAS DESCULPAS PARA NÃO SAIR DA CRISE

    ALGUMAS DESCULPAS PARA NÃO SAIR DA CRISE

    Na maioria das vezes não percebemos que questões importantes da nossa vida estão escapando de nossas mãos. Nosso…

    3 comentários
  • Loucos por dinheiro

    Loucos por dinheiro

    Nossa relação com o dinheiro é e sempre foi complexa e conturbada. Desde sua criação a milhares de anos, sentimentos de…

    2 comentários
  • QUE CONFLITO É ESSE?

    QUE CONFLITO É ESSE?

    Freud já dizia que somos seres de conflitos. Desde que nascemos vivemos em conflito, saímos do conforto da barriga da…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos