Você usou muito copywriting com seus pais. E agora, com seus clientes?
Todos nós sempre usamos o copywriting com os nossos pais na infância para argumentarmos e conseguir algo.
Podemos dizer que copywriting é uma arte milenar de vendas. (Sim, você vendia suas ideias e vontades aos seus pais).
Esse termo surgiu da publicidade dos Estados Unidos.
O Copywriter é o profissional responsável por criar todo o material usando técnicas e fundamentos de copywriting. E é muito confundido com redator publicitário. Mas tem diferença!
O Copywriter domina a arte da persuasão, por isso, os textos e roteiros que ele cria sempre vão levar a uma ação. E essa ação, geralmente, é a venda. Eis a diferença!
Talvez hoje no seu negócio você não esteja batendo as metas nem alcançando os resultados que determinou por uma questão, que pode parecer “simples”, mas não é.
Falta de estratégia na comunicação com seu público alvo.
Há uma equação bem fácil de entender, que serve para todo tipo de negócio e para todos os nichos de mercado:
Recomendados pelo LinkedIn
0 comunicação estratégica + 0 clareza = 0 vendas
As pessoas só compram quando tem total clareza do que está sendo dito e apresentando a elas. Ou seja, a comunicação deve ser o mais direta, clara e específica possível. Confusão não gera conversão!
Lembra quando você era criança e às vezes bastava um único argumento para amolecer o coração da sua mãe e convencê-la a deixar você brincar só mais um pouco ou a comprar aquele brinquedo que tanto queria? Pois é, você usava a arte da persuasão sem saber! (E em algumas situações era tão persuasivo e estratégico que conquistava o que queria, não é verdade?)
E por que agora com o seu cliente tem falhado nessa parte? Não por puro “convencimento”, mas sim, persuadir deixando nítido — comprovando — os benefícios e as transformações que o seu produto e/ou serviço gera na vida dele.
Por isso o trabalho de um Copywriter é fundamental numa empresa, num projeto. Pois ele sabe como criar um texto, um roteiro que esteja 100% alinhado à narrativa do especialista, às necessidades, aos desejos e dúvidas do público. Além disso, cada material é escrito de acordo com a estratégia específica para cada produto ou serviço que será ofertado à audiência.
No fundo, todo Copywriter entende do comportamento de compra do ser humano. Nós, Copywriters, sabemos que primeiro a compra é feita pela emoção e depois justificada pela razão.
Sendo assim, por que não resgatar as boas — e quase infalíveis — estratégias emocionais e persuasivas da infância para aproximar o nosso cliente do nosso objetivo final?
(E essa parte ninguém melhor do que um bom Copywriter para fazer!)