Volta ao modelo presencial ainda está causando "suor frio"​ em funcionários
Ilustração utilizada pela revista Gama em matéria sobre a volta do trabalho presencial

Volta ao modelo presencial ainda está causando "suor frio" em funcionários

Há vida lá fora? Sim, há, mas muitos de nós, funcionários em trabalho remoto, estamos preocupados com a provável volta ao presencial. Mas, como observou a revista Gama em texto de Leonardo Neiva, mesmo com o número de vacinados em alta e o de mortes em queda, voltar a sair de casa e retomar a rotina anterior à pandemia ainda são fontes de medo e insegurança.

"O medo constante de ser contaminado, que aumentou ao longo de mais de um ano de confinamento, porém, tem feito com que muita gente pense duas vezes antes de sair de casa ou mesmo de tentar retomar uma rotina semelhante à que existia antes da pandemia, mesmo depois de tomar as duas doses. Esse receio indissolúvel pode trazer sequelas sérias para a integridade psicológica e física, como alertaram diversas vezes especialistas ao longo da pandemia", apontou o texto citado.

Vivemos um momento ambíguo, na opinião do professor Helio Deliberador, do departamento de psicologia social da PUC-SP. Ao mesmo tempo em que há uma grande expectativa por um retorno completo à normalidade, existem previsões de que a pandemia pode voltar a se fortalecer. “Sem dúvida, depois de tanto tempo, existe uma dificuldade natural de retorno. Isso atinge desde as crianças na volta à escola até os adultos e toda uma sociedade que está passando por esse período de transição”, apontou Helio para a Gama.

Para muita gente, a pandemia foi um período profundamente traumático, repleto de perdas, e que acentuou nossa consciência do quanto a vida é frágil, disse o psicólogo Yuri Busin. “Isso naturalmente criou um medo nas pessoas de sair de casa e acabou acentuando esse sentimento em quem já tinha predisposição a desenvolver uma fobia social”, afirmou Yuri, que é doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Mackenzie.

Se esse medo se mostrar controlável, significa que ele está dentro de um padrão de normalidade, considerando o contexto que vivemos. Mas, se só de pensar em dar um pulo na esquina ou uma passada no mercado, a pessoa já começa a suar frio, sofrendo de forma exagerada, o mais recomendado é buscar ajuda psicológica para tentar vencer essa dificuldade, reitera o profissional.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos