Voluntariado, contribuição e aprendizados (de vida e carreira)
Abordagem comum nos corredores dos hospitais durante nosso trabalho de humanização: "Parabéns pelo trabalho lindo que vocês fazem!" ...Resposta comum dos voluntários: "Mas a gente não trabalha, apenas se diverte fazendo o que mais gosta: contribuir!"
Depois de tantos anos de voluntariado (são quase 13 só no projeto Doutores Cidadãos da ONG Canto Cidadão www.cantocidadao.org.br), vale compartilhar tudo que aprendi e continuo aprendendo nesse "trabalho":
1-) É uma forma divertida de desenvolver competências, habilidades, forças e virtudes. Comunicação, criatividade, curiosidade, coragem, generosidade, improviso, intuição, percepção, visão sistêmica, empatia, tolerância, comprometimento, senso de justiça e responsabilidade, inteligência emocional, social e relacional, entre outras.
2-) Voluntariado aumenta nossa capacidade de trabalhar em times/equipes. Neste trabalho, específico em hospitais, atuamos sozinhos, em duplas, trios, até quintetos e na técnica clownesca a troca (branco x augusto) estimula a interação entre os doutores explorando o melhor de cada um naquela cena/momento. Aqui a competição cede lugar à cooperação e todos ganham com o resultado.
3-) É uma ferramenta de autoconhecimento que potencializa a alegria (nos encontros), a espontaneidade (desbloqueando o que nos impede de gerar conexões) e presença (estarmos mais conscientes de nossas ações, papéis e responsabilidades no processo).
4-) Conexões mais profundas, humanizadas, onde o único interesse é escutar ativamente, aprofundar o interesse mútuo e criar um ambiente de confiança onde esquecemos o que é vulnerabilidade.
5-) A freqüência do uso de emoções positivas nessa atividade: aumenta o nível de saúde (psicológica e física), bem-estar e felicidade dos voluntários, das pessoas atendidas e dos ambientes por onde passam, estimula as pessoas a se envolverem de forma mais colaborativa e cooperativa, desenvolve relacionamentos mais positivos, aumenta o senso de propósito e motivação impactando no engajamento e amplifica a resiliência para enfrentar emoções negativas, dificuldades, desafios e problemas, entre outros.
Os Doutores Cidadãos "acreditam no poder do sorriso".
6-) Talvez o maior ganho ou aprendizado nesse processo de voluntariado seja o de ser fortalecido pela TRANSCENDÊNCIA, uma força capaz de me conectar com o universo. E nesse contexto, desenvolvo outras forças importantes: apreciação da beleza e da excelência, gratidão pelas coisas boas da vida, otimismo (visão de futuro) e humor (diversão e prazer).
7, 8, 9... São muitos aprendizados... Talvez não valha a pena dar spoiler de tudo... Quem sabe você se motiva a experimentar e aprender por conta própria?
Sinto que caminhamos para um ciclo onde a CONTRIBUIÇÃO fará toda a diferença. A conexão entre pessoas, grupos, empresas, mercados e marcas será mais profunda e verdadeira num contexto de maior propósito entre todas as partes, onde "ser voluntário" não será uma exceção, mas parte importante do processo de evolução de todos.
E que no futuro eu seja abordado, não só no hospital, e me elogiem: "Parabéns, seu trabalho faz toda a diferença!!"... ao que vou responder: "Mas eu não trabalho, apenas me divirto fazendo o que mais gosto: CONTRIBUIR!"
ANALISTA ESTRATEGIA COM SR
5 aParabéns pela sensibilidade e contribuição para esse mundo tornar-se melhor, mais humano e mais acolhedor.
Gerente de Logística | Qualidade | FedEx
5 aAndre parabéns pelo artigo cheio de carinho e empatia, mostra que mesmo que o objetivo seja a doação o retorno vem, repleto de sentimentos bons...Obrigado pelo texto inspirador.
Engenheiro de Gente / Palestrante / Trainer / High Performance Coach
5 aExcelente artigo André!! Contribuir alimenta a nossa Alma!!!