Walk on the Moon

Walk on the Moon

Minha avó nunca acreditou. Nos 90 anos que durou a sua vida, o principal acontecimento histórico que pôde ver com os próprios olhos (na televisão, claro) foi a chegada do homem à Lua, fato cuja veracidade sempre duvidou rindo do fato histórico – "pobres crédulos", dizia. Em 2002, um canal de TV exibiu Operação Lua, um “mockumentary” que conseguiu enganar milhares de telespectadores ao afirmar que as imagens que chegaram a todos em 20 de julho de 1969 eram, na verdade, uma montagem da CIA com a colaboração do cineasta Stanley Kubrick, que supostamente as filmou em um estúdio cinematográfico. Pena que minha avó não conseguiu ver. Ela adoraria ter suas teses confirmadas. Morreu três anos antes. 


Não quero falar de teorias da conspiração, mas quero falar da Lua. Por várias gerações, pensou-se que uma viagem tão cara e complicada estava apenas ao alcance de potências tecnológicas como Estados Unidos, Rússia e, nos últimos tempos, China. Mas 50 anos depois, na nova corrida ao nosso satélite,  um player inesperado está competindo, a Índia. Em 25 de agosto último, a missão Chandrayaan-3 conseguiu pousar sua sonda Vikram  no polo sul da Lua, e  seu rover Pragyan  viajou vários metros acima de sua superfície. O próspero Estado, presidido por Narenda Modi, entrou no clube exclusivo dos programas espaciais de primeira classe pela porta da frente, deixando o mundo admirado.

 

Embora possa não ser a primeira coisa que os cidadãos comuns pensam, uma agência espacial pode desempenhar um papel muito importante nos assuntos de desenvolvimento tecnológico, segurança e defesa de uma nação. O espaço tornou-se (e continuará a ser) uma parte essencial da infraestrutura necessária para as telecomunicações, a navegação, a previsão do tempo e o controlo de catástrofes ambientais. Uma agência espacial é o primeiro passo para garantir a autonomia de um país em todas essas questões.

 

E como vai o Programa Espacial Brasileiro ?  E o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) , no Maranhão ? Deixo para responder essas e outras, na próxima semana.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos