'Whats up'?

'Whats up'?

Se seu chefe não te responde no 'zápe' este texto é para você (tirar onda dele no café). Se você é este chefe, que triste!


Imagino que imagina (delira, 'viaja na maionese', 'pira na batatinha') a pompa que envolve sua existência, acreditando que a humanidade espera ansiosamente por sua resposta no WhatsApp como se fosse um veredito divino. Inatingível em sua grandiosidade, não pode ser perturbado por meros mortais. Não..! Responder mensagens está abaixo de sua estatura cósmica. Afinal, a simples noção de cortesia e consideração é um fardo demasiado pesado para quem flutua nas nuvens de sua própria importância.


Mas, espere, talvez haja uma pequena rachadura no pedestal dourado dessas divindades eletrônicas. Talvez, e só talvez, possam compreender que suas atitudes geram solidão, não solidariedade. A coleção de contatos cresce, mas a profundidade das amizades desce. Não estou falando de mensagens vindas dos assediadores comerciais ou de robôs. Estou falando de mensagens da sua equipe! Gente que tem de ser respondida! De pessoas que não podem ser ignoradas.


Podendo encontrá-las ainda no mesmo expediente, vão usar desculpas desgastadíssimas: "Desculpe, eu vi só agora..." - "meu celular não avisou..." - "você mandou mesmo a mensagem??? Mas claro, sabemos que é só uma fuga, uma tentativa desesperada de resgatar a si mesmo, quando percebe que precisa das pessoas ao seu redor. Lembramos então, a esses semideuses digitais, que distanciamento gera distanciamento. Responder uma mensagem não é um ato de grandeza, é uma cortesia básica. Mensagens de texto não são apenas palavras, são conexões humanas, são cartas e bilhetes que merecem um mínimo de consideração.


Você não responde mensagens. Você responde pessoas.


Ninguém aqui está exigindo de você a resposta exata imediata para a questão. Sabemos que você é uma pessoa ocupada (ocupada em ocupar a equipe, inclusive)... Ninguém tem o direito de esperar uma resposta completa e imediata ao problema - mas sua equipe tem o direito de esperar uma resposta imediata à mensagem. Um ato de cortesia humano que pode ser, inclusive, algo como: "- Não tenho como responder isto agora - me dá 10 minutos?"Já pensou que seu subordinado pode estar numa situação aflitiva, em que ele precisa urgentemente da sua atenção, para simplesmente fazer o trabalho que você mesmo deu a ele?


Quero dizer que, independente de você usar ou não usar as confirmações de recebimento e leitura de mensagem (tem gente que disfarça com habilidade para não aparecerem os 'vistinhos' azuis), você tem a obrigação de dizer um seco e lacônico "OK". Você pode repreender, disciplinar, ensinar, suspender ou demitir um membro de sua equipe - só não pode ignorá-lo. Não pode fingir que não viu. Dar um "migué", "fazer a 'egípcia"... Pode ensinar sua equipe a ser sucinta, direta, objetiva, a botar tudo num parágrafo só - mas não pode fingir que não viu - repito. Aí você tá passando muita vergonha, no crédito e no débito. Pensa que não?


Vou ser mais claro:- Tem muito pouca coisa nesta terra que impeça você de responder com um "OK" e, logo em seguida, num esforço (que espero, não ser muito grande) de ser humano, dizer SE tem a resposta ou não e em quanto tempo pode dá-la com qualidade. 


Não é uma regra, mas quase sempre a pessoa que ignora os outros, detesta ser ignorada. 


Talvez pense que não, mas existe um código de ética no uso de aplicativos de mensagens. E foi sua mãe que ensinou, antes de haver internet! Chama-se educação!


Os líderes que costumam ignorar mensagens eletrônicas, não tem coragem de fazer a mesma coisa ao vivo - seria muito cômico, não? Mas pelo zap pode!? Uma coisa há que se admirar neste comportamento de alguns chefes:- A verdade é que eles têm uma fé inabalável na capacidade de sua equipe de entender seu comportamento. Uma confiança brutal na elegância e paciência deles. Chefes assim agem como se fossem seres iluminados, desfrutando de uma existência transcendental, onde as regras comuns da cortesia e do respeito não se aplicam a eles - mas aqui está uma notícia, meu caro leitor, ou leitora, essas pessoas valem tanto quanto todos nós, nada mais e nada menos. Surpresa pra ti? Que triste!


Ler uma mensagem e não responder? Bem, isso é simplesmente feio. Falemos a verdade sobre isto. É feio mesmo.


Então, caros amigos que gostam de se eximir de responder mensagens (desculpe, amigos que não respondem mensagens não são mais amigos, como diria o Osvaldão Montenegro, "faça uma lista...") uma dica importante para vocês:- lembrem-se de que não são deuses, apenas seres humanos comuns. E um pouco mais de humildade e consideração pode fazer maravilhas para sua vida social e relações interpessoais. O palco de sua superioridade ilusória é tão alto quanto a espessura de uma folha de sulfite. Nada mais. Autoridade é ferramenta, não vestimenta - muito menos existência! Dura muito menos que o tempo das relações humanas.


Não diga que não tem tempo de dizer um "OK" - ou mesmo um emoji de 'joinha' (um insípido mas funcional hieróglifo moderno). Responde cara! É sua equipe! No fim, vai ter que gastar mais tempo explicando este comportamento para o primeiro que perguntar porque você faz isto (sim, é um direito humano perguntar).


Que pensam esses chefes magnânimos? Divertem-se (as nossas custas) no jogo da indiferença, acreditando que os mortais comuns compreendem sua ocupação galáctica? Imaginam que suas mensagens são dignas de espera, como se fossem a cura para o tédio? Texto sagrado? Sagrado é responder na hora. Aprende!


Pareço agressivo, mas quero ajudá-lo. É uma campanha simples:


"Pare de passar vergonha. Responda às mensagens de sua equipe imediatamente.

_____________________


Obrigado por lerem esta modesta coluna que, de repente, tem centenas de assinantes! Aproveitando o ensejo quero dizer que se você leu até aqui, será que podia dar um joinha? Ou vai me ignorar?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos