A Zona de Conforto é Mesmo Confortável?
Muitos gostam de permanecer na zona de conforto, aquela situação na vida em que não vai para a frente e nem para trás, fica ali contente enquanto os outros vão seguindo suas carreiras em frente, conseguindo promoção, atingindo níveis mais altos e progredindo profissionalmente.
Será que a zona de conforto é ruim? Por um lado não, se a pessoa já está satisfeita com o que conseguiu, com o posto que ocupa, nada de ruim se acomodar ali, decisão dela, nesse caso o problema é sua função acabar ou ser agregada a outra área, daí o profissional pode ficar em maus lençóis por não ter se desenvolvido mais profissionalmente. Mas se a pessoa está nessa situação apenas porque está cômodo ficar nessa situação, para ela tanto faz, ela está ali apenas para pagar suas contas e faz seu serviço burocraticamente, pode ser muito ruim e não durar muito na função e nem no emprego, uma vez que outros profissionais, mais interessados podem estar de olho na vaga e para a empresa é melhor ter alguém que está com a faca nos dentes em determinada posição, vai ser demitido.
Essa zona de conforto talvez seja boa para quem está em final de carreira e não almeja mais nada a não ser o descanso da aposentadoria, portanto está ali, onde conseguiu chegar só contando o tempo, realizando seu trabalho com competência e zelo mas sem nenhum interesse em prosseguir na carreira. Mas para quem ainda tem muito a mostrar na vida ela pode ser o fim de carreira de forma precoce.
O bom mesmo é o profissional estar sempre interessado em aprender mais, fazer coisas novas, mudar de função pelo menos uma vez na vida, hoje em dia as pessoas mudam muito mais vezes, sempre que aparece uma oportunidade, é assim que crescem profissionalmente, encarando desafios, ganhando experiência e desenvolvendo novas habilidades. E o mercado gosta disso, foi-se o tempo daquele profissional que entrava em uma empresa jovem e só saía de lá aposentado fazendo a mesma coisa, isso é raridade hoje. As empresas atualmente gostam daquele profissional com várias habilidades, que está sempre disposto a encarar novos desafios profissionais e não perde o entusiasmo, quer crescer na profissão e aproveita oportunidades.
Profissionais mais interessados em resolver problemas do que em sentar em cima deles são mais valorizados e desejados pelas empresas. Já os que escondem o problema são os que permanecem na zona de conforto, esperam o problema acalmar, sem nem tentar resolver e seguem em frente, se enganando, por isso vez por outra surgem novos e novos problemas com a mesma origem e de repente aparece outra vez aquele problema antigo, causador de vários pequenos problemas, muito maior do que era e já sem solução ou com solução mais complicada do que era quando surgiu anteriormente.
Por isso eu recomendo a você que não permaneça muito tempo em sua zona de conforto, vá para a zona de aprendizado e cresça profissionalmente, é bom adquirir novas habilidades, desenvolver algumas outras que ficam escondidas e progredir, quanto mais habilidades desenvolvidas melhor para você e sua carreira, é importante isso.
Eu não acho a zona de conforto tão confortável, ela chega a me incomodar em alguns momentos, por isso busco sempre fazer diversas coisas, estudo muito, erro, acerto, corrijo os erros, aprimoro os acertos e vou crescendo pronto para os desafios que podem vir. Recomendo a você também estar sempre se movimentando e buscando crescimento na vida e profissionalmente, esteja disposto a encarar os desafios e tenha uma vida muito mais divertida e próspera.