Fique por dentro
 


A britânica Paige Hall, na época com 17 anos, decidiu fazer um teste de gravidez depois de acordar “se sentindo estranha”. Mal sabia ela que teria um filho naquele mesmo dia. Ao chegar ao pronto-socorro, os médicos disseram que ela estava grávida de nove meses e precisava de uma cesárea naquele momento. Paige teve uma gravidez enigmática (ou gravidez silenciosa), que ocorre quando a mulher não mostra sinais óbvios de que está grávida, como interrupção da menstruação ou desenvolvimento de uma barriga saliente.

Paige descobriu a gravidez aos 9 meses — Foto: Reprodução/Daily Mail
Paige descobriu a gravidez aos 9 meses — Foto: Reprodução/Daily Mail

"Eu estava tão assustada. Eu era jovem, estava sozinha. A ideia [de me tornar mãe] me petrificou completamente. Mas eu realmente acredito que tudo acontece por uma razão”, disse Paige, hoje com 25 anos, ao tabloide britânico Daily Mail. Ela explicou que estava tomando anticoncepcionais o tempo todo e continuou tendo sangramentos regulares durante os nove meses em que esteve grávida de seu filho Jenson. Quanto à barriga inexistente, a mãe explicou que o filho estava deitado de costas, então ela ainda parecia muito magra.

"Eu estava tomando pílula combinada, mas só quero deixar claro que não existe um método contraceptivo que seja 100% protegido. Não perdi nenhuma 'menstruação', nenhuma, o que foi obviamente outro sinal revelador de por que não pensei que estava grávida", afirmou.

'Não mudaria por nada'

Paige explicou que uma manhã ela acordou se sentindo “muito estranha” e fez um teste de gravidez que deu positivo. Preocupada, ela ligou para seu médico e foi aconselhada a fazer um exame no hospital. Assim que o exame foi concluído, ela disse que não viu o resultado imediatamente, mas lembrou como os médicos lhe apresentaram folhetos sobre como fazer uma cesariana.

“Enquanto eu fazia o exame, todas as enfermeiras estavam correndo por aí. Eu pensei: 'ok, um pouco estranho'. Eles voltaram com todos esses folhetos e disseram que se eu quisesse uma cesariana, teria que fazer naquele dia por causa do quão avançada eu estava”, disse. Apesar de não saber de nada, seu filho, Jensen, nasceu naquele dia e ela o descreveu como a melhor coisa que já lhe aconteceu.

Como uma adolescente absolutamente apavorada e sem nada preparado para cuidar de uma criança, ela não sabia onde pedir ajuda, então decidiu pedir ajuda online e disse que encontrou uma comunidade inteira de pessoas que tiveram ou estavam passando por uma experiência semelhante para apoiá-la.

"Entrei em sites online e pedi à comunidade que me ajudasse. Muitos membros me contataram e me ajudaram com absolutamente tudo que eu precisava. Às vezes, estar grávida e ser mãe pode ser muito solitário. E todos nós temos nossas próprias lutas”, destacou. "Jensen deveria vir até mim e entrar na minha vida, e eu não o mudaria por nada", acrescentou.

É possível mesmo estar grávida e não perceber?

Sim, acredite, pode acontecer! Apesar de raro, esse fenômeno é conhecido como gravidez silenciosa e geralmente não tem apenas uma causa, mas uma série de fatores que atuam em conjunto e tornam mais difícil identificar uma gestação. De acordo com estudos recentes, 1 a cada 500 gestantes pode não ter sintomas de gestação até a 20ª semana (5º mês de gravidez), e 1 em cada 2500 gestantes não tem nenhum sintoma ou alteração até o nascimento.

Quais são as causas da gravidez silenciosa?

Diversos fatores podem impedir que a mulher perceba as mudanças da gestação no corpo ao longo das semanas:

  • Medo e estresse. Nem todas as gestações são planejadas e, muitas vezes, a negação pode ser um mecanismo psicológico de defesa em uma situação indesejada. Isso pode fazer com que a mulher dê, até inconscientemente, outras explicações para sintomas que está apresentando. Movimentos no abdômen podem ser gases, o ganho de peso pode ser causado pela alimentação inadequada e assim por diante... A realidade pode se tornar inegável só no momento do parto.
  • Sobrepeso ou obesidade. A gravidez silenciosa atinge com mais frequência mulheres que estão acima do peso, pois a gordura abdominal dificulta a percepção do aumento da barriga ao longo dos meses. Muitas mulheres também costumam passar por ciclos de ganho e perda de peso, conhecido popularmente como efeito sanfona, o que possibilita outras justificativas, além da gestação, para as alterações na balança. A gordura visceral pode também “amortecer” os movimentos do bebê, tornando-os menos perceptíveis.
  • Sintomas não específicos. Se forem leves, sinais físicos como enjoos matinais, aumento da frequência urinária, azia, dores nas costas e cansaço podem passar despercebidos ou serem atribuídos a outras causas.
  • Menstruação irregular. O uso irregular e/ou contínuo de pílulas anticoncepcionais pode fazer com que a mulher não estranhe a ausência de menstruação. Outras condições como a síndrome dos ovários policísticos, estresse crônico e desordens alimentares, como a anorexia e compulsão, podem levar a irregularidades e falhas no ciclo menstrual, que podem resultar na ausência de sangramento por — o que também confunde as mulheres.
  • Pequenos sangramentos durante a gestação. Principalmente no primeiro trimestre, sangramentos de implantação do embrião no útero da mãe — chamado de nidação — podem ser confundidos com menstruação. Já ao longo da gravidez pode ocorrer o rompimento de pequenos vasos do colo do útero, provocando sangramentos que as mulheres também podem acreditar se tratar do período menstrual.
  • Perimenopausa e diagnóstico de infertilidade. A perimenopausa, período de transição entre a idade fértil e a menopausa, causa menstruação irregular. Mulheres nessa fase podem atribuir os sintomas da gravidez silenciosa à chegada da menopausa. Já mulheres que receberam algum diagnóstico de infertilidade impreciso anteriormente podem ser mais resistentes a aceitar a gestação.
  • Posicionamentos incomuns do bebê e da placenta. Quando a placenta — órgão que faz as trocas de oxigênio, nutrição e imunização entre a mãe e bebê — está na parte frontal do abdômen, os movimentos do feto podem ser mais difíceis de perceber. Já se o bebê estiver com as costas voltadas para o umbigo da mãe, seus braços e pernas estarão virados para trás. Então, quando o pequeno se movimenta, não há pressão na musculatura abdominal e, sim, uma sensação suave na lombar, que pode ser difícil de identificar.

Mais recente Próxima Menino prodígio de 12 anos se forma no Ensino Médio
Mais de Crescer

O pediatra Moises Chencinski reflete sobre a amamentação e habilidade de ler o mundo – e ainda a história da poltrona de amamentação

Você sabe mesmo o que é amamentação?

A mulher que conseguiu engravidar aos 40 sonhava com um parto natural. Membros da família disseram que ela estava tentando matar seu bebê

“Me chamaram de assassina durante meu trabalho de parto”, diz mãe

O casal se separou e o pai não aceitava o diagnóstico de TDAH do menino. Por isso, boicotava o tratamento

Mãe diz que pai dá balas ao filho, no lugar dos remédios

Os pais, de Perth, na Austrália, ficaram revoltados

Em restaurante, crianças recebem veneno no lugar do suco

A mulher foi puxada por um tubarão branco enorme, na frente dos cinco filhos e do marido

Tubarão ataca mãe em frente a quadrigêmeos

Em desabafo na internet, mulher de 24 anos contou como descobriu que seu noivo a traía com a sua mãe – e que eles tiveram um filho juntos

“Descobri que meu irmão de 3 anos é filho da minha mãe com meu noivo”

Caroline Harris-Grey foi deixada em um hospital quando tinha apenas 10 dias de vida. Conheça sua história!

Mulher abandonada em caixa de frutas encontra irmãos após 50 anos

Uma mãe compartilhou sua dor de cabeça depois de ver sua filha de cinco anos chorar porque ela não foi convidada para a festa de aniversário de um colega de classe, apesar de ter convidado a criança para sua festa meses antes

Mãe diz que filha de 5 anos nunca é convida para festa de aniversários dos amigos da escola

“Sou uma menina, com o cabelo curto”, rebate a criança, em vídeo

“Ela é trans?”: corte de cabelo leva pessoas a questionarem sexualidade de menina de 11 anos

No vídeo, enfermeiros empurram a cama com o pequeno vestido de Homem-Aranha, seu personagem favorito, por um corredor. O menino foi vítima de um acidente de carro

Homenagem a menino de 3 anos que morreu e terá órgãos doados emociona a internet
  翻译: