7 maneiras para desempacar um projeto
Olá pessoal, li este artigo sobre alguns passos para ajudar a concluir aquele #projeto que está há tempos em nossa mesa e que não temos a proatividade e coragem de iniciar.
Notei que são ações muito simples de serem incorporadas no dia a dia e conselhos que não me lembro de ter ouvido antes como Coordenador de Projetos de Suprimentos!
É um artigo escrito por Mark Ford, sócio-fundador de uma revista de investimentos americana, o qual publico abaixo na íntegra.
Apenas sete passos
Quando você o aceitou, ele parecia um ótimo desafio. Agora, seu prazo se aproxima rapidamente... e você ainda nem começou. E agora?
Fazer o serviço é prioridade – mas, por algum motivo, isso não acontece. Em vez disso, ele fica na lista de tarefas diárias destacado para chamar atenção, mas nunca resolvido. Parece algo comum para você?
O que causa esse processo pernicioso? Por que uma grande oportunidade se transforma em uma tarefa penosa, que se transforma em um enigma sufocante, que se transforma naquela coisa que você nunca começa?
Há muitas causas, mas somente uma solução funciona .
A solução é composta por sete passos:
- Se você empacou por mais de três dias, é inegável, você está empacado. Admita. Fique em frente ao espelho e repita: “Eu me sabotei. Eu estou empacado.. Você ficou esperando que a inspiração o salvasse, mas ela não apareceu. Pare de esperar.
- Mude o status da tarefa. Ela começou como uma prioridade dentre muitas. Agora, faça dela a prioridade n° 1 em sua lista de tarefas diárias.
- Nem pense em resolver tudo de uma vez. Divida a tarefa em partes. Caso tenha que escrever um relatório de 40 páginas, divida-o em partes menores. Caso sejam diversas pessoas com quem você precisa falar, pense em cada conversa como uma tarefa separada.
- Pensando em seu prazo, descubra quantas unidades (páginas, telefonemas etc.) você precisa finalizar por dia. Depois, descubra quanto tempo levará para finalizar cada uma delas.
- Se cada unidade puder ser feita em menos de 15 minutos, você está com sorte. Comprometa-se a realizar 15 minutos da tarefa por dia. Se precisar de mais de 15 minutos por dia para terminar, mesmo assim, comece com 15 minutos. Mas aumente a cota diária conforme for se acostumando.
- Comece imediatamente. Complete seus primeiros 15 minutos – mesmo que não acredite que esteja realizando a tarefa de forma satisfatória.
- Continue até conseguir vencer seu bloqueio psicológico.
O segredo é reduzir o trabalho de cada dia para 15 minutos. É pouco tempo – não será difícil. Isso faz com que você se mexa mesmo que não pareça.
Mais cedo ou mais tarde, com toda a certeza, você terá a inspiração que ficou esperando enquanto estava empacado. Então, verá que já fez boa parte do trabalho pesado (pensar, planejar, pesquisar, o que quer que seja).
Este método é especialmente útil quando você chegou ao ponto de nem gostar mais de um projeto. A não ser que você tenha a #disciplina necessária para enfrentá-lo todos os dias, você o evitará. E ele nunca será finalizado.
Em alguns dias, você desejará trabalhar mais de 15 minutos. Tudo bem. Na verdade, essa é a ideia. Significa que sua mente criativa está trabalhando.
Um dia, e isso pode acontecer a qualquer momento, você verá o quadro geral e conseguirá finalizar todo o projeto da forma correta. Talvez você decida apagar – ou alterar – o que fez.
Mas, deste ponto em diante, você trabalhará de forma rápida e fácil.
O que você está esperando? Mão na massa!
Se gostou do artigo, faça como eu e curta ou compartilhe com sua rede!
Sobre o Autor: Fabio Frassani Alonso
Especialista em Compras e Gestão de Suprimentos, e escritor de primeira viagem.