Como o 5G ajudará o supply chain?

Como o 5G ajudará o supply chain?

Vamos trazer o 5G para os casos práticos? Durante essa série de artigos sobre 5G, temos falado muito sobre como a tecnologia funciona e seus aspectos tecnológicos, porém no último artigo ao ilustrar a aplicação de 4G/5G em uma rede privada, com um caso de prevenção de colisão em pátios de mineradoras, recebi feedbacks de que a aplicação da tecnologia ficou mais clara com esse exemplo.

Por isso decidi avançar um pouco mais trazendo casos por segmento. Hoje no primeiro dessa série, vamos falar de supply chain e algumas de suas áreas como logística, armazenamento e distribuição.

Em um mundo pós-pandemia, depois de todo o impacto que tivemos nas cadeias logísticas globais (crise dos semicondutores e outros produtos, encalhamento no canal de Suez, guerra na Ucrânia, etc.), tivemos um aumento na demanda por logística, e por consequência nos prazos e preços também.

Em tecnologia por exemplo, equipamentos que tínhamos estimativas de lead-times (período entre o pedido e a saída da fábrica) de 30-45 dias, passamos a conviver com prazos encostando nos 500 dias. Isso mesmo, 10 vezes mais prazo!

Já no varejo, a mudança na relação dos consumidores privilegiando o e-commerce, vem mudando o papel dos pontos de venda e em muitos casos, eles têm assumido novas funções de experience center para os clientes e de armazém da última milha, aproximando os produtos fisicamente dos consumidores finais - diminuindo prazos de entrega e valores de frete.

Com todos esses novos desafios, sejam eles na indústria ou no consumidor final, as áreas de supply chain vem demandando cada vez mais informações em tempo real para tornar suas operações mais eficientes operacionalmente, criar novos modelos de negócio e porque não dizer - em tempos de aceleração da aplicação da LGPD*, garantir a privacidade dos dados.

Tentar listar todos os casos de uso que se beneficiem de redes 4G/5G em supply chain pode ser uma tarefa hercúlea. Portanto trago aqui alguns deles que façam mais sentido e sejam interessante no ponto de vista de tecnologia:

1 - Estoques em movimento

Já foi o tempo onde as organizações consideravam produtos em estoque apenas aqueles que já estavam dentro dos seus armazéns. Com o natural incremento na complexidade dos bens produzidos, uma cadeia produtiva envolve cada vez mais fornecedores de insumos pré-fabricados. Isso fez com que os estoques reduzissem e com a digitalização do famoso Just in Time, pudéssemos ter armazéns menores. Para isso acontecer é necessário monitorar em real time a localização desses ativos. Se antes monitorávamos apenas os caminhões, com a massificação da conectividade podemos ter informações da localização de cada pallet de produtos e porque não até de cada peça. Pense comigo, saber onde está uma caixa de parafusos que prenderá as hélices de um gerador eólico pode ser chave para programar a instalação e outros aspectos como interrupção de rodovias, permissões necessárias para o trabalho e mobilização de times.

Veja só o tamanho desse mercado:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mercado de asset tracking - Fonte: Mordor Intelligence

2 - Veículos autônomos

Segundo a ABI Research, mais de 4 milhões de robôs comerciais serão instalados em mais de 50 000 armazéns até 2025. Veja o tamanho desse mercado! A Amazon por exemplo, anunciava ainda em 2018 que já possuia mais de 100 mil robôs ativos em seus armazéns.

Para que esses robôs trafeguem em um armazém de maneira autônoma, recebam e enviem informações em tempo real, é necessário que eles estejam conectados a redes que proporcionem alta velocidade, grande densidade de elementos conectados simultaneamente e baixa latência nos pacotes. São essas características que demandam uma rede 4G/5G dentro do armazém.

3 - Otimização do armazém

Armazéns são compostos por corredores (ruas) de prateleiras onde estão armazenados todos os itens catalogados. Em uma analogia com cidades, esse ambiente deve ser eficiente ao ponto de evitar congestionamento em determinadas ruas. Aí entram câmeras com algoritmos de reconhecimento de imagens e inteligência artificial. Saber como distribuir melhor os produtos para evitar o congestionamento de pessoas ou robôs na coleta, posicionar os produtos mais demandados em áreas mais próximas a expedição e otimizar o estoque de cada produto baseado no histórico de demanda e nos trends de consumo pode fazer toda a diferença na organização de um armazém.

Nesse ponto entra a conectividade. Para otimizar um armazém, é necessário ter informações do comportamento das pessoas e dos robôs dentro deles: como se deslocam, em quais posições ficam mais parados, quais prateleiras tem mais visitas e que produtos estão em cada uma delas. Para responder cada uma dessas questões é necessária uma solução diferente de endpoint ou sensor e a conectividade 4G/5G leva essas respostas em real time para a rede e suas aplicações de análise de dados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Otimização de armazém em ação! - Fonte: bayleafdigital.com

4 - Coleta de itens e preparo de pacotes

Esse quarto e último case pode ajudar muito os almoxarifes em sua rotina de coleta. Quando um deles parte com um pick list (lista de coleta) para dentro do armazém, normalmente tudo o que ele faz é fruto do seu raciocínio imediato, como por exemplo - checar qual é o próximo item da lista, sua localização e quantidade.

Com o 4G/5G proporcionando uma conexão de alta velocidade e sem interrupções podemos agregar ferramentas às tarefas desse colaborador que facilitarão muito a sua rotina. Falando especificamente de coleta trago aqui dois exemplos:

  • Comandos de voz: por que não ter seu celular conectado a um fone de ouvido que sabendo sua localização te diga todas as informações que precisa saber sem ter que olhar em uma folha de papel ou na tela do próprio device? Facilitaria bastante a vida do operador, concorda?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Coleta com apoio de comandos de voz - Fonte: Modern Materials Handling

  • Realidade aumentada: aqui em uma visão mais futurística, incorporar óculos inteligentes e celulares e tablets que tragam na tela informações em realidade aumentada também pode ajudar e muito os colaboradores em suas tarefas de coleta.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Smart glasses em processo de coleta - Fonte: logistik-aktuell.com

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

AR em tablets no processo de coleta - Fonte: mhdsupplychain.com.au

Um desafio de conectividade dentro de um armazém é que muitos devices que estarão conectados a essas redes, como nos exemplos apresentados acima, estarão se movimentando dentro desse edifício o tempo todo. Em um ambiente que mais se parece a um labirinto diante de tantos racks de armazenamento, a solução não será instalar apenas uma antena que cobrirá todo o prédio e sim fazer um planejamento de RF* para cobrir todo o perímetro sem que haja áreas de sombra - regiões sem cobertura. Outro desafio é garantir que em um armazém com várias antenas os devices estejam conectados o tempo todo e que quando se movimentar da área de cobertura de uma antena para a outra, não haja uma queda no sinal.

Esses são apenas algumas questões a se considerar em um projeto de rede 4G/5G para um armazém. Se acrescentarmos todos os requisitos em se montar uma rede privada que descrevi nos artigos: Como construir uma rede 5G privada? e Quais os requisitos técnicos para ativar uma rede 5G privada?, se torna essencial contar com um trusted advisor para o desenho, implantação e operação dessas redes.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Você conhecia esses casos de uso em supply chain que tem no 4G/5G grandes aliados para serem aplicados? Me envie nos comentários ou um inbox.

Sou Mauro Periquito, Engenheiro de Telecomunicações e Associate Partner na Kyndryl, onde desenvolvo e gerencio projetos de transformação digital para indústria, utilities, mineração, agronegócio e operadoras de telecomunicações. Em minha trajetória profissional tenho como propósito traduzir as necessidades dos clientes em soluções customizadas. 

Também atuo em outras frentes como mentor, palestrante, conselheiro consultivo e escrevo diariamente no LinkedIn sobre gestão de pessoas, carreira, inovação e tecnologia, com a missão de trazer uma visão descomplicada sobre a tecnologia.

Durante minha carreira trabalhei em multinacionais no Brasil, países da América Latina, Espanha, Porto Rico, Emirados Árabes Unidos e Qatar. Em meu tempo livre, sou um grande entusiasta do ciclismo em seus diversos modos incluindo o cicloturismo.

Artigos relacionados:

Continue me acompanhando no Instagram.

Biografia:

Acrônimos:

  • LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados
  • RF: Radio Frequência

Rosane Sampaio

Rosane Sampaio Santos DeglutiSom

2y

Mauro PERIQUITO parabéns pela excelência do artigo ao listar os aspectos que auxiliam o supply chain. Organização, agilidade, precisão e segurança.

Thiago da Mata

Diretor Comercial e de Marketing na LogShare | Liderança Executiva | Conselheiro Consultivo Certificado | Growth | Planejamento Estratégico | Vendas & Customer Success

2y

Muito bom trazer a realidade do 5G para as aplicações práticas, sobretudo em armazéns e indústrias. Baita artigo, Mauro PERIQUITO!

Camila Manga

Palestrante | Psicanalista Clínica | Eu ajudo empresas a transformarem seus recursos humanos em resultados extraordinários.

2y

Fico encantada com esse lance da realidade aumentada neste setor. Incrível ver o poder da tecnologia, Mauro. Esclarecimentos válidos e apoio às mudanças tecnológicas. Parabéns pelo artigo!

Jorge Luiz Ferreira

Especialista em Serviços de Recursos Humanos e Integração de Novos Colaboradores | Implantação do RH do Zero | Consultor Empresarial | Big Voice In 2023 - Liderança & Networking | Professor Escola de Pessoas

2y

Sempre aprendo mais sobre o 5G contigo, amigo Mauro PERIQUITO

Marcelo Grimaldi

34º TOP 200 INFLUENCER LINKEDIN BRASIL CEO e CO-Founder MGM Group | CEO e FOUNDER MGM ESTANDES | Pai do Matheus e Giovanni.

2y

Mauro PERIQUITO É a evolução da tecnologia, rápida como deve ser, excelente post, amigo. Abraço

To view or add a comment, sign in

Others also viewed

Explore topics