EDUCAÇÃO CONTINUADA - PLANEJAMENTO 2025
Planejar um calendário anual de treinamentos e atividades nas empresas não é só organização, é uma estratégia que reflete diretamente nos resultados. Além de promover o desenvolvimento das equipes, ele conecta a organização às demandas emergentes do mercado e da sociedade.
Segundo as tendências de consumo identificadas pela Euromonitor para 2025, algumas mudanças no comportamento das pessoas trazem insights que podem ser incorporados e adaptados aos treinamentos corporativos.
Por exemplo, há um foco crescente na qualidade de vida, com consumidores priorizando saúde física e mental. Isso aponta para a necessidade de as empresas oferecerem treinamentos sobre bem-estar, como práticas de mindfulness ou prevenção de doenças ocupacionais. Este tópico tem ganhado muita relevância durante e após a pandemia da Covid 19 e certamente continuará em alta, já que é algo supervalorizado pela geração Z. Agregar ao treinamento espaços para massagem e autocuidado pode tornar a experiência ainda mais completa.
Outro ponto destacado na pesquisa é o pragmatismo sustentável. As pessoas estão mais conscientes sobre sustentabilidade, e esperam soluções práticas e acessíveis. Pensando neste cenário, programar treinamentos sobre ESG, irá ajudar os colaboradores a traduzirem conceitos como redução de desperdícios e práticas ambientais em ações concretas no dia a dia da empresa. Trabalhar esse tema internamente certamente irá refletir externamente e chegará ao consumidor, gerando impactos positivos nos resultados da empresa.
A inteligência artificial também é um tema importante, especialmente devido à insegurança dos consumidores em relação ao seu uso. Essa tendência pode ser aplicada nos treinamentos corporativos, ensinando como utilizar ferramentas de IA de forma ética e responsável, além de capacitar os colaboradores a integrar essas tecnologias no trabalho sem perder o foco nas pessoas.
A pesquisa ainda destaca a importância de decisões financeiras mais conscientes, o que reforça a relevância de oferecer educação financeira aos colaboradores. Essa prática melhora o planejamento individual e reduz o estresse no ambiente de trabalho.
Além disso, o excesso de informações no dia a dia cria a necessidade de clareza e simplicidade, tanto na comunicação quanto na gestão. Programas que ensinem comunicação assertiva e técnicas de priorização podem ajudar as equipes a serem mais produtivas e organizadas.
Adaptar o calendário corporativo a essas tendências é uma forma de preparar as equipes para desafios futuros, enquanto promove uma cultura de aprendizado contínuo. Esse movimento irá beneficiar os colaboradores individualmente e fortalecerá a empresa como um todo, conectando-a às expectativas do mercado e da sociedade. Todo mundo sai ganhando!
Além destes treinamentos, que estão mais conectados com a pesquisa da Euromonitor, é importante pensar em uma agenda mais ampla para garantir a harmonia entre as diversas áreas da empresa. Deixo abaixo algumas sugestões de treinamentos para te ajudar no seu planejamento para 2025.
Temas para treinamentos:
Não esqueça de oferecer certificação às pessoas que concluírem os treinamentos. Faça avaliação e crie mecanismos e indicadores para medir a sua eficácia.
Empresas que investem em pessoas colhem crescimento sustentável e impacto positivo no mercado. Equipes bem treinadas, motivadas e alinhadas às tendências entregam melhores resultados, fortalecem a cultura organizacional e impulsionam a inovação, criando um ambiente saudável, respeitoso, onde todos evoluem.
#tendencias2025 #bigideas #educacaocorporativa
Psicanalista | Empresário.
3wMarcia dos Santos Araujo grato pelo importante artigo. No comentário abaixo, de Luiz Goi ele reforça: As redes sociais têm gerado uma superficialidade fantasiada de conhecimento... Essa questão é o que me leva a perguntar-te: Como fazer as pessoas aproveitarem as redes sociais e as quantidades, quase infinitas, de pesquisas sobre qualquer tema, e realmente aprenderem a raciocinarem, aprenderem a não ser influenciados nas redes, desenvolverem a capacidade de antes de concordarem, pesquisarem o máximo possível, buscando sempre as mais diversas opiniões? É possível hoje, com muita facilidade, antes de tomar partido em qualquer assunto aprender muito sobre ele, e muitas vezes terem a capacidade de entender que não há certo e nem errado, e que tudo é possibilidade de crescimento pessoal e desenvolvimento emocional. Quanto mais pesquisamos, sobre óticas diferentes, mais variados assuntos mas preparados para a vida ficamos...
Gerente de Pesquisa | Especialista em Inovação de produtos | Gestão estratégica P&D | Controle de Qualidade | Desenvolvimento de embalagens
3wExcelente contribuição.
Supervisora de Comércio Exterior | Vendas Internacionais | Importação | Compras
3wAdorei o artigo e todos os pontos Muito legal
Governança ética e ESG | Estratégias para proteger reputação e impulsionar resultados financeiros
3wMarcia dos Santos Araujo muito bom esse contexto e concordo plenamente que as pessoa estão precisando focar na educação prioritariamente para aprender “de verdade”. As redes sociais tem gerado uma superficialidade fantasiada de conhecimento por vezes. Obs.: nos temas principais, creio que ESG e sustentabilidade sejam intimamente necessários. Seja pela regulação ou pela cobrança crescente, ou até mesmo para tornar uma estratégia de negócio (melhor cenário). Parabéns pelo artigo
LinkedIn Communication Voice / Estrategista de comunicação
3wSem planejamento não vamos a lugar nenhum. Agora, em uma empresa, o planejamento educacional é fundamental. A educação continuada representa, muitas vezes, até a sobrevivência da empresa. Excelente artigo, Marcia dos Santos Araujo