Por que aproveitar o final do ano para recrutar executivos da área comercial?
Diversas lideranças acreditam que o mercado de posições executivas tende a desacelerar nesta época do ano. Entretanto, na realidade, o que temos percebido é o movimento contrário, sobretudo no que se refere à área Comercial. Frente ao ciclo de análise de resultados e planejamento do próximo ano fiscal, tomam-se as decisões sobre quais modificações devem ser realizadas para atender os objetivos e metas estabelecidos para o ano seguinte, o que favorece um cenário de maiores contratações.
Principalmente em função das metas intrínsecas à sua área de atuação, líderes comerciais são significativamente impactados nesse período. Isso ocorre porque possíveis redesenhos na estrutura, em sua maioria, são impulsionados por movimentações no quadro de lideranças. Em contrapartida, no que se refere aos executivos que ocupam essas posições, há uma avaliação sistemática acerca de seu desempenho e conquistas (inclusive em relação à remuneração variável), bem como das metas definidas pela companhia. Logo, a partir da reflexão sobre potenciais rumos de carreira, é provável que haja uma maior abertura para movimentações.
Em geral, deixar essa decisão para janeiro é uma prática bastante comum. Boa parte dos profissionais prefere aguardar o fechamento anual para iniciar o processo de movimentação depois do recebimento do bônus (em alguns casos) e da participação nas festas e confraternizações de equipe. O que não se considera, contudo, é que esse hiato que permeia as decisões de ambas as partes (isto é, de dar início às contratações e de optar por movimentar-se) pode comprometer os resultados do próximo exercício.
Algumas empresas já compreenderam essa dinâmica e, por isso, em um contexto de atração contínua por talentos que atendam suas necessidades, passaram a direcionar seus esforços de recrutamento e seleção já nesse período. Com isso, contempla-se tanto o momento decisivo de carreira dos candidatos, quanto o anseio de iniciar o ano seguinte com a área Comercial já estruturada. Ainda, a resiliência é a chave para a confluência de interesses: demonstrar a negociações significa evitar que bons profissionais sejam perdidos - e bons projetos sejam ocupados por outras pessoas.
Recommended by LinkedIn
O “timing” em recrutamento executivo também é essencial para que o processo ocorra de maneira assertiva. Muitas lacunas podem ser supridas com agilidade e eficiência, tencionando avaliar vulnerabilidades e planos futuros, além de potencializar a força de vendas atraindo lideranças que, por sua vez, estejam engajadas com o propósito da companhia.
Por fim, cabe dizer que se observa uma certa sazonalidade nesse contexto de contratações. É normal que, nesta época do ano, ninguém queira sair das posições atuais em consequência da remuneração variável, e a grande parte das companhias esteja ansiando realizar suas contratações de modo imediato, a fim de iniciar o próximo ano com seu quadro de lideranças completo. Atentar-se a esse cenário pode ser decisivo para quem deseja realizar uma movimentação de carreira em 2024.
Você tem percebido esses movimentos?
Driving revenue and results through commercial strategies focused on expansion, data analysis, trustworthy relationship building and strategic partnerships.
1yCamila Brito e Karyna Galdino de Freitas
Diretor Comercial | Diretor de Operações | Diretor de Compras | COO | CCO
1yShow ! Reflexão pertinente.
HR Director | HR Manager | Head of HR | Organizational Development Manager
1yExcelente ponto de reflexão Guilherme Abdala
Diretora de Marketing Netafim
1yMuito interessante Guilherme Abdala !!!!