A Tetra Pak se juntou à Lucart Group, uma fabricante de papel na Itália, para aprimorar a coleta e reciclagem de embalagens cartonadas para bebidas usadas. O objetivo é transformá-las em novos produtos à base de papel, o que contribui para uma economia circular.
A Lucart Group foi fundada pelos irmãos Pasquini em 1953. Inicialmente, a empresa produzia canudos e papel de empacotamento, mas depois expandiram sua gama de produtos para incluir lenços e papel para uso sanitário. A identidade da Lucart sempre esteve atrelada à inovação e sustentabilidade, e a empresa cresceu para atender às necessidades mundiais em constante mudança.
Em 2010, a Lucart realizou testes e dedicou a primeira linha de produção de papel à reciclagem de embalagens cartonadas como parte de seu Projeto natural. A iniciativa visou melhorar as qualidades e a cor natural das fibras para uma nova linha de produtos de papel: GrazieNatural para uso doméstico e EcoNatural para uso profissional.
Nossa colaboração vai além da estrutura comum. A Tetra Pak e a Lucart têm compartilhado constantemente informações e experiência e estabelecido relações com outras organizações. Esse esforço levou ao desenvolvimento da recuperação e reciclagem de fibras celulósicas e polialumínio1 de embalagens cartonadas para bebidas.
A marca Fiberpack® da Lucart, desenvolvida com a ajuda da Tetra Pak, é um indicador claro de que seus produtos são feitos de fibras de embalagens cartonadas para bebidas recicladas. Através do Projeto natural e do uso da Fiberpack®, a Lucart criou e comercializou produtos de papel higiênicos de alta qualidade sob a marca Natural. As características únicas das fibras nas embalagens cartonadas para bebidas, como a força e absorção, e a falta de processos de branqueamento desnecessários resultam em uma cor natural e finalização de alta qualidade. Após lançar seus produtos feitos de embalagens cartonadas recicladas, a Lucart engajou em várias atividades de comunicação conjunta a fim de promovê-los como material para produtos de papel de alto valor.
A Lucart recentemente começou a usar polialumínio para fabricar dispensadores de sabão e papel para sua gama de produtos EcoNatural, alcançando assim um ciclo completo de sustentabilidade.
A Lucart está expandindo suas operações e aumentou a sua capacidade de produção para reciclar mais de 50.000 toneladas de embalagens cartonadas anualmente na Itália e na França. Essa expansão não está apenas tornando o processo de reciclagem eficiente, mas também criando uma saída de mercado para todos os componentes da embalagem cartonada. Em 2022, a empresa instalou uma linha de reciclagem de polialumínio para produção de Granplast, granulado à base de polialumínio destinado principalmente à produção de paletes plásticas com a empresa associada Newpal, que entrou em operação em 2023.
Graças à colaboração com a Lucart, a Tetra Pak alcançou um marco significativo na reciclagem de embalagens cartonadas para bebidas. A conclusão completa do ciclo de reciclagem agora possibilita a inteira recuperação dessas embalagens cartonadas, que podem ser convertidas em novos materiais valiosos com benefícios ambientais, sociais e econômicos.
1O componente não fibroso das embalagens cartonadas é conhecido como polialumínio, que designa as camadas de poliolefinas e alumínio usadas como barreira contra o oxigênio e a umidade a fim de proteger o conteúdo dos alimentos em embalagens cartonadas assépticas.