Reconhecemos que a indústria de embalagem tem um papel na promoção de ações para mudança climática. Os sistemas de alimentos do mundo todo são responsáveis por mais de um terço das emissões globais de gases do efeito estufa (GEE)1 e são fundamentais para enfrentar a crise climática.
Com a população em expansão, a demanda por alimentos cresce rapidamente. Mas o aumento da produção de alimentos traz o risco de pressionar ainda mais os recursos limitados, como terra, água e energia, impactando ainda mais a natureza e o aquecimento global1. É por isso que a indústria de alimentos precisa encarar esse desafio com urgência e reduzir o impacto ambiental em cada etapa da cadeia de valor dos alimentos.
Trabalhamos com os fornecedores para identificar oportunidades de redução das emissões de carbono em suas operações e em toda sua cadeia de suprimentos. Cada matéria-prima tem uma pegada ambiental, por isso aumentar a concentração de papel-cartão e substituir plásticos de origem fóssil por plásticos à base de plantas em nossas embalagens é uma forma importante de reduzir o impacto climático. Nossa iniciativa de fornecedor “Junte-se a nós na proteção do planeta”, que abrange mais de 90% de nossos fornecedores de material de base, busca reduzir as emissões desses fornecedores em 50% até 2030, em comparação com 2019.
Estamos comprometidos em alcançar zero emissão líquida de gases do efeito estufa em nossas operações (escopos 1 e 2, e viagens de negócios) até 2030, e a redução de 39% em 2022, em relação à nossa linha de base de 2019, mostra que estamos no caminho certo. Nossas operações representam diretamente apenas 1% das emissões de gases do efeito estufa da nossa cadeia de valor.
Saiba mais sobre nossa abordagem para descarbonização
Desde o lançamento da nossa embalagem com polímeros à base de plantas, nós temos aumentado continuamente o uso de plásticos à base de plantas no lugar de plásticos de origem fóssil, o que contribui para uma pegada de carbono ainda menor das nossas embalagens. Continuando este desenvolvimento, vendemos 8,8 bilhões de embalagens e 11,9 bilhões de tampas feitas com plástico à base de plantas em 2022, resultando em 131 quilotoneladas de CO2 economizados em comparação com o CO2 que seria emitido usando plástico à base de fósseis3. Nossa ambição é desenvolver a embalagem de alimentos mais sustentável do mundo, uma embalagem cartonada feita somente de materiais renováveis ou reciclados de origem responsável que seja totalmente reciclável e neutra em carbono.
Por meio de inovação contínua em soluções de processamento e embalagem mais eficientes, buscamos ajudar nossos clientes a reduzir sua pegada climática e tornar a produção de alimentos mais eficiente, de embalagens cartonadas renováveis e de origem responsável a tecnologias e serviços de processamento que reduzem o consumo de água e energia e o desperdício.
Confira nossas soluções para transformação comercial sustentável
Colaboramos com governos, organizações civis e empresas privadas para aumentar a capacidade de coleta, triagem e reciclagem. Nossos investimentos nessa área apoiam o progresso rumo a uma economia circular5 e contribui para manter materiais valiosos em uso.
Leia mais sobre circularidade e reciclagem
*Com base nos cálculos internos da contabilidade climática, considerando 72,7 quilotoneladas de plástico à base de plantas compradas em 2022. Para calcular o número de emissões evitadas, usamos um fator de emissão validado de terceiros para os polímeros à base de plantas.
1Arthur, C. (2021). New research shows food system is responsible for a third of global anthropogenic emissions (Nova pesquisa mostra que os sistemas de alimentos são responsáveis por um terço das emissões antropogênicas globais). Fonte: Unido.org
2Ifeu. (2020). Comparative Life Cycle Assessment of Tetra Pak carton packages and alternative packaging system for beverages and liquid food on the European market (Avaliação comparativa do ciclo de vida das embalagens cartonadas Tetra Pak e sistemas alternativos de embalagens para bebidas e alimentos líquidos no mercado europeu). Fonte: Institut fur Energie – und Unweltforschung Heidelberg
ACE. (2021). Circular Analytics: Supporting Evidence – Environment Performance of Beverage Cartons (Análise circular: evidências complementares – desempenho ambiental das embalagens cartonadas para bebidas). Fonte: The Alliance For Beverage cartons and the Environment. Fontes: Avaliação do ciclo de vida da Tetra Pak
3Com base nos cálculos internos da contabilidade climática, considerando 59 quilotoneladas de plástico à base de plantas compradas em 2021. Para calcular o número de emissões evitadas, usamos um fator de emissão validado de terceiros para os polímeros à base de plantas.
4Isso significa criar embalagens cartonadas que são totalmente feitas de materiais renováveis ou reciclados, de origem responsável, ajudando a proteger e restaurar o clima, os recursos e a biodiversidade do nosso planeta; contribuindo para a produção e distribuição neutras em carbono; são convenientes e seguras, ajudando assim a permitir um sistema de alimentos resiliente; e são totalmente recicláveis.
5Fundação Ellen MacArthur. (2022). Circular Economy Introduction (Introdução à economia circular). Fonte: Ellenmacarthurfoundation.org, What is a circular economy? (O que é economia circular?) | Ellen MacArthur Foundation
6Sistemas de alimentos sustentáveis significam cultivo, produção, processamento, embalagem, distribuição e consumo de alimentos sem afetar negativamente o planeta. Recuperado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). (2019). Accelerating Climate Action (Acelerando a ação climática). Fonte: OECD iLibrary.
Trabalhamos com os fornecedores para identificar oportunidades de redução das emissões de carbono em suas operações e em toda sua cadeia de suprimentos. Cada matéria-prima tem uma pegada ambiental, por isso aumentar a concentração de papel-cartão e substituir plásticos de origem fóssil por plásticos à base de plantas em nossas embalagens é uma forma importante de reduzir o impacto climático.
Nossa iniciativa de fornecedores “Junte-se a nós na proteção do planeta" , que abrange mais de 90% de nossos fornecedores de material de base, busca reduzir as emissões desses fornecedores em 50% até 2030, em comparação com 2019.
Estamos comprometidos em alcançar zero emissão líquida de gases do efeito estufa em nossas operações (escopos 1 e 2, e viagens de negócios) até 2030, e a redução de 36% em relação à nossa linha de base de 2019 mostra que estamos no caminho certo. Nossas operações representam diretamente apenas 1% das emissões de gases do efeito estufa da nossa cadeia de valor.
Desde o lançamento da nossa embalagem com polímeros à base de plantas, nós temos aumentado continuamente o uso de plásticos à base de plantas no lugar de plásticos de origem fóssil, o que contribui para uma pegada de carbono ainda menor das nossas embalagens2. Continuando este desenvolvimento, vendemos 17,6 bilhões de embalagens e 10,8 bilhões de tampas feitas com plástico à base de plantas em 2021, resultando em 96 quilos de toneladas de CO2 economizados em comparação com o CO2 que seria emitido usando plástico à base de fósseis3. Nossa ambição é criar a embalagem de alimentos mais sustentável do mundo, feita exclusivamente de materiais renováveis ou reciclados, de origem responsável, que são totalmente recicláveis e neutros em carbono1.
Por meio da inovação contínua em embalagens mais eficientes e soluções de processamento, nosso objetivo é ajudar nossos clientes a reduzir o impacto ambiental e tornar a produção de alimentos mais eficiente, desde embalagens cartonadas renováveis e de origem responsável até tecnologias e serviços de processamento que reduzem desperdício de água e energia.
Colaboramos com governos, organizações civis e empresas privadas para aumentar a capacidade de coleta, triagem e reciclagem. Nossos investimentos nessa área apoiam o progresso rumo a uma economia circular5 e contribui para manter materiais valiosos em uso.