A Dendezeiro é uma marca baiana fundada por
Hisan Silva e Pedro Batalha há cinco anos. Tem
como pilares a diversidade, inclusão e
representatividade, e utiliza o fashion como
plataforma de emancipação para pessoas reais,
imprimindo o seu DNA street + alfaiataria na moda
brasileira.
A marca foi protagonista de colaborações
importantes, incluindo parcerias com Converse®,
Instagram®, Google, C&A, Chivas Regal e
Havaianas® e Suvinil. Reconhecida como "a maior
grife negra de moda do Brasil" pelo portal Mundo
Negro, a Dendezeiro continua a deixar sua marca
no cenário da moda.
Em 2022, os fundadores Hisan e Pedro foram dois
dos três brasileiros mencionados na lista The Next
100 da Hypebeast, que destaca criativos de
relevância global na moda. Neste ano, em parceria
com a Vult, a marca lançou o projeto "Respeita meu
Capelo," premiado duas vezes no Festival de
Cannes, por seu impacto social e político.
Recentemente, a Dendezeiro apresentou sua
coleção "Brasiliano: Filhos do Sol" na SPFW,
destacada pela grande personalidade de Hollywood
Viola Davis, sócia do mentor da Dendezeiro,
Maurício Mota, na marca de impulsionamento
cultural Ashé Ventures, patrocinadora master do
desfile.
O encontro entre a grandiosidade do universo da Disney e a riqueza nordestina da Dendezeiro é uma celebração de histórias entrelaçadas. A coleção “MUFASA: O Rei Leão” carrega em si um pedaço de legado, cada um dos oito looks traduz personagens e elementos do filme que compartilham sentimento, força e memória ancestral.
Tons terrosos, amarelos vibrantes e verdes intensos dão vida a uma narrativa visual rica e visceral. Mufasa reflete força e propósito, enquanto Sarabi traz equilíbrio e resiliência. Os vilãoões, Kirus, contrastam em texturas marcantes, revelando histórias profundas. Já Rafiki, e Timão & Pumba evocam mistério e leveza, celebrando espiritualidade e companheirismo.
A criatividade preta deve ser celebrada todos os dias!
A luta, o orgulho e a celebração da ancestralidade não se limitam a uma data, mas são vividos todos os dias por cada preto que vive. A campanha “Respeita o Meu Cabelo” é um reflexo disso: uma parceria entre Dendezeiro, GUT e Vult que transcende a estética e se torna um poderoso manifesto. Reconhecida e premiada, a campanha destaca não apenas a beleza do cabelo negro, mas a força e a história de quem o carrega, além de reclamar o direito da narrativa da vitória pela população preta.
Cada fio de cabelo carrega narrativas de resistência, liberdade e identidade. E, por isso, “Respeita o Meu Cabelo” não é apenas sobre aparência, mas sobre o respeito e valorização das raízes que nos fazem quem somos.
Hoje, celebramos os prêmios conquistados e, acima de tudo, a amplificação de vozes que provocam mudanças reais. Que o espírito dessa campanha continue a inspirar transformações e a reafirmar que o respeito e o reconhecimento da nossa história e cultura são para todos os dias do ano
BRASILIANO 1: Filhos do Sol, é uma celebração do sertão brasileiro e suas histórias de resistência e transformação. Apresentada na SPFW, a coleção rompe estereótipos, conectando tradição e modernidade em uma estética inclusiva e autêntica.
Inspirada em obras como Vidas Secas, a coleção traduz a força do sertão em detalhes como trançados de palha e miçangas, valorizando o trabalho artesanal. As parcerias com Suvinil, que capturam as cores vibrantes da paisagem, e com a Puma, que une vestuário e calçados, reforçam a conexão com a terra e a inovação da marca.
O desfile contou com o apoio da Ashé Ventures, patrocinadora master do evento, liderada por Viola Davis, proprietária da iniciativa que promove o impulsionamento cultural. Em suas redes sociais, Viola, sócia do mentor da Dendezeiro, Maurício Mota, celebrou a essência da Dendezeiro, destacando: “A Dendezeiro funde perfeitamente a herança regional com a moda vanguarda, aproveitando as raízes familiares dos fundadores para remodelar a narrativa desta região brasileira essencial.”
BRASILIANO 1: Filhos do Sol vai além da moda: é um manifesto visual que celebra a brasilidade e reinventa as narrativas do sertão no cenário contemporâneo.
-
BRASILIANO 1: Filhos do Sol, is a celebration of the Brazilian hinterland and its stories of resistance and transformation. Presented at SPFW, the collection breaks stereotypes, connecting tradition and modernity in an inclusive and authentic aesthetic.
Inspired by works such as Vidas Secas, the collection translates the strength of the hinterland into details such as straw braids and beads, valuing artisanal work. Partnerships with Suvinil, which capture the vibrant colors of the landscape, and with Puma, which combines clothing and footwear, reinforce the connection with the land and the brand's innovation.
The parade had the support of Ashé Ventures, master sponsor of the event, led by Viola Davis, owner of the initiative that promotes cultural promotion. On her social networks, Viola, partner of Dendezeiro's mentor, Maurício Mota, celebrated the essence of Dendezeiro, highlighting: "Dendezeiro perfectly merges regional heritage with avant-garde fashion, taking advantage of the family roots of the founders to reshape the narrative of this essential Brazilian region."
BRASILIANO 1: Filhos do Sol goes beyond fashion: it is a visual manifesto that celebrates Brazilianness and reinvents the narratives of the hinterland in the contemporary scenario.
A coleção BRs2 - Parte II é um convite para se conectar com as raízes culturais de uma nação vibrante e diversificada. Composta por 15 peças únicas, a linha celebra o cotidiano brasileiro com uma paleta de cores inspirada na bandeira nacional e detalhes artesanais que exaltam o trabalho manual e o artesanato local. Hisan Silva e Pedro Batalha, os visionários por trás da Dendezeiro, criaram roupas que contam histórias, tecendo narrativas que evocam orgulho e autoestima.
Cada peça é uma homenagem ao Brasil e ao brasileiro que não se contenta em ser apenas um "eiro". Desde miçangas feitas à mão até o uso de materiais naturais, a coleção encapsula a riqueza cultural e a habilidade artesanal do país, tudo isso enriquecido com um toque contemporâneo que faz do vestir-se uma expressão de identidade.
Celebrando a diversidade e a beleza única das peles negras e indígenas, a coleção Cor de Pele ganha vida nas passarelas da Casa de Criadores.
Este projeto artístico destaca características como o Vitiligo, sardas, pessoas albinas e peles com estrias, desafiando conceitos racistas e promovendo uma inclusão genuína.
Além da variedade de tonalidades de pele, a Dendezeiro explora também a diversidade de tipos corporais através de sua moda ajustável. Cada peça exibida no desfile é cuidadosamente desenvolvida para cada modelo, levando em conta suas particularidades únicas, desde o tom de pele até o tamanho e outras características físicas.
Não há limite para a evolução deste projeto: Cor de Pele é um compromisso contínuo de nossa marca, renovando-se ao longo dos anos para refletir a verdadeira tapeçaria de tons e histórias que compõem nossa sociedade.
Produzimos mais de mil capelos em nosso ateliê, que foram doados a universitários se formando neste semestre. Esta doação foi feita para diversas universidades brasileiras, incluindo a Faculdade Zumbi dos Palmares.
Após conquistas como um projeto de lei e prêmios em Cannes, participar da formatura de mais de mil estudantes com um projeto tão significativo é um grande marco.
Agradecemos ao nosso time, foi e sempre será um projeto impactante! ❤️🌟
A convite da 4° plataforma mais utilizada no mundo, o Instagram, criamos uma campanha que expressa nossa cultura e valores: desenvolvemos buckets e colares personalizados, destacando a madeira por sua relevância histórica nas culturas afro-brasileiras e indígenas.
A proposta ganhou vida através de reuniões estratégicas. Conseguimos alinhar nosso propósito, e ampliar o alcance desse projeto entregando o mídia kit para +200 influenciadores brasileiros que compartilham da mesma visão que a nossa.
Além de referências afro-brasileiras, nossa iniciativa utilizou uma matéria-prima que define a nossa identidade e valores sustentáveis. No Brasil, 84% da produção de algodão é certificada socioambientalmente. Lideramos em produtividade sem irrigação, usando água da chuva em mais de 90% das plantações.
Esta colaboração demonstrou nossa capacidade de impactar vidas. A partir de uma rede de grande potencial, foi possível destacar o nosso crescimento contínuo e transformar a discussão de reconhecimento em inclusão.
O tradicional capelo de formatura ainda não contempla a diversidade capilar da população brasileira. Para proporcionar uma experiência mais inclusiva, lançamos o movimento #RespeitaMeuCapelo, em parceria com a Vult e desenvolvido pela GUT.
Criamos quatro modelos únicos de capelos de formatura, projetados especialmente para pessoas pretas e indígenas, que representam uma parcela significativa dos estudantes universitários no Brasil.
Esta iniciativa busca preencher a lacuna existente em itens de formatura que reflitam a diversidade dos alunos.
Inspirada por esse movimento, a vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou o projeto de lei (80/2024) na Câmara Municipal de Salvador.
A proposta visa garantir que as instituições de ensino da capital baiana utilizem chapéus de formatura que acomodem cabelos afro, cacheados, crespos e volumosos nas cerimônias da rede municipal de ensino.
Nosso compromisso com a inclusão foi recentemente reconhecido com duas premiações no Festival de Cannes, onde recebemos um Leão de Prata e um Leão de Bronze.
Esse reconhecimento internacional reforça nossa missão de utilizar a moda como uma ferramenta de emancipação e celebração da identidade cultural brasileira.