TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes e Luciano Burti fazem a prévia do GP da Áustria

NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes e Luciano Burti fazem a prévia do GP da Áustria

Sem uma vaga na F1 em 2024 após substituir Daniel Ricciardo na RB por cinco corridas ano passado, Liam Lawson pode ter em breve uma nova oportunidade na categoria. É o que sugere o consultor da RBR, Helmut Marko - que gerencia a Academia de Jovens Pilotos pela qual Lawson foi formado. O neozelandês é cotado para o assento do próprio Ricciardo, que não tem contrato para 2025.

Liam Lawson no GP do Canadá da F1 em 2024 — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

- Os investidores deixaram claro que (a RB) é uma equipe júnior e temos que agir de acordo. O objetivo era que ele (Ricciardo) fosse considerado para a RBR com desempenhos excepcionais. Essa vaga agora pertence a Sergio Perez, portanto, esse plano não é mais válido. Agora temos que colocar um piloto jovem na equipe em um futuro próximo; esse seria Liam Lawson - disse Marko ao "Kleine Zeitung", um dos principais jornais regionais da Áustria.

Lawson, egresso da Fórmula 2, foi convocado em agosto para substituir Ricciardo no GP da Holanda depois que o australiano fraturou o punho no primeiro treino livre da etapa. Em cinco corridas, o neozelandês pontuou uma vez, conquistando dois pontos com o nono lugar no GP de Singapura.

Liam Lawson no GP da Holanda de F1 2023; neozelandês foi sétimo reserva convocado para o grid em quatro temporadas — Foto: Peter Fox/Getty Images

Com seu resultado, a AlphaTauri (antigo nome da RB) chegou a cinco pontos - tendo conquistado os outros três apenas com Yuki Tsunoda, que teve outros dois colegas de equipe naquela temporada antes da chegada de Lawson: o ano começou com Nyck de Vries, que foi demitido em julho devido aos resultados inexpressivos e substituído por Ricciardo.

A intenção da RB era de que Ricciardo pudesse se sobressair o suficiente para reconquistar uma vaga na equipe principal ao lado de Max Verstappen; porém, o ano do australiano tem sido discreto até aqui.

Ele ocupa o 12º lugar no campeonato de pilotos com nove pontos, duas posições atrás de Tsunoda e com dez pontos a menos. Enquanto isso, Lawson segue como piloto reserva e de simulador da RB, sexta colocada no campeonato de pilotos com 28 pontos.

Daniel Ricciardo conversa com Pierre Hamelin, seu engenheiro na RB, no GP do Bahrein da F1 2024 — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Tsunoda já teve seu contrato com a RB renovado para o próximo ano. Mas as portas para Ricciardo na RBR se fecharam com a extensão do vínculo de Sergio Pérez, o que cessa as potenciais vagas na equipe austríaca. O australiano de 34 anos ainda não tem um assento para o próximo ano.

A F1 retorna já neste fim de semana com o GP da Áustria, 11ª etapa da temporada. Veja o calendário completo desta temporada.

Veja também

Mais do ge
  翻译: