TIMES

Por Redação ge — Spielberg, Áustria


Lando Norris já deixou claro: para ele, Max Verstappen foi "estúpido e imprudente" na batida que tirou o britânico do GP da Áustria deste domingo, e abriu caminho para George Russell vencer. Mas se o piloto ainda manteve cautela nas palavras, a McLaren foi direta, afirmando que a condução do tricampeão da RBR hoje é fruto da ausência de punições a ele na briga com Lewis Hamilton em 2021.

Lando Norris e Max Verstappen entram juntos nos boxes no GP da Áustria de F1 em 2024 — Foto: Peter Fox - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

- Toda a população mundial saberia quem foi o culpado por isso, menos um certo grupo de pessoas. Mas o problema é que se você não responsabilizar essas coisas com honestidade, vai acontecer de novo. Isso aconteceu hoje mais uma vez porque não foi devidamente tratado no passado, quando houveram algumas brigas (de Verstappen) com Lewis (Hamilton). Isso precisa ser punido com severidade. Houveram muitos episódios - declarou o chefe Andrea Stella.

Dois dos momentos mais lembrados na disputa entre Hamilton e Verstappen se deram nos GPs da Inglaterra e da Itália. Na primeira, o heptacampeão foi culpado por tirar o rival da prova mas conseguiu vencer após levar 10s de punição. Na segunda, Max foi responsabilizado e ambos abandonaram.

Hamilton e Verstappen no GP da Itália de 2021 — Foto: Reprodução

No entanto, há outros momentos mais delicados entre eles e que passaram ilesos da direção de prova. No GP de São Paulo no Autódromo de Interlagos, Verstappen saiu ileso de uma espalhada polêmica para impedir uma ultrapassagem do britânico, que venceu a corrida.

O episódio fez outros pilotos questionarem a ausência de punição; na época, justificada pelo fato de não ter tido ganho de posição. A RBR demorou dois dias para entregar as gravações da câmara de bordo de Verstappen e, após análise, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) negou o direito de revisão solicitado pela Mercedes.

Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP de São Paulo em 2021 — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Na prova seguinte, a situação piorou: depois de ultrapassar Hamilton por fora da pista para reconquistar a liderança que perdeu pro rival, Verstappen não cedeu em outra manobra, espalhou o carro e, além de tirar os dois carros da pista no episódio, bateu na asa dianteira do veterano.

O holandês levou 5s pelo ocorrido, mas não parou por aí: ele ainda levaria mais 10s e outros dois pontos na superlicença por frear de forma errática na frente de Hamilton, que preparava-se para ultrapassá-lo. Com isso, o britânico bateu na traseira da RBR. A sanção foi considerada branda pelo episódio chamado de "brake test", ou teste de freio.

A dupla ainda protagonizou largadas que quase terminaram em batida: na Emilia-Romagna, Max espalhou o carro sobre Hamilton e danificou a asa dianteira do rival; em Portugal, espremeu o piloto da Mercedes na saída da curva. Na Espanha, o holandês quase acertou a roda dianteira direita do veterano, a quem voltaria a empurrar no início da prova nos Estados Unidos já no fim do ano.

Lando Norris abandona GP da Áustria de F1 em 2024 após bater com Max Verstappen — Foto: JURE MAKOVEC / AFP

O confronto com Norris, neste domingo, se deu nas últimas sete voltas da corrida. Após pelo menos cinco tentativas malsucedidas de ultrapassagem do piloto da McLaren, Verstappen se defendeu na parte de dentro da curva mas fechou ao rival, batendo com ele e ainda retornando para atingir, uma segunda vez, sua asa dianteira.

- O fato de que temos tanto respeito pela RBR e por Max, eles não precisam fazer isso. Quase comprometer sua reputação dessa forma, por que fazer isso? Os comissários acharam que foi culpa de Max nisso. Não é sobre o estilo de um piloto, mas sobre correr dentro do regulamento, e o regulamento deve ser reforçado de maneira efetiva. A punição precisa ser proporcional à consequência - adicionou Stella, gestor da McLaren.

Os dois foram para os boxes e George Russell assumiu a liderança. Norris ainda foi punido com 5s por sair da pista em duas ocasiões anteriores, mas abandonou a corrida. Já Verstappen recebeu 10s pelo contato e levou dois pontos na superlicença, apesar de permanecer na disputa e terminar a prova em quinto lugar.

A F1 retorna já no próximo fim de semana em 7 de julho com o GP da Inglaterra, a 12ª etapa do campeonato. Veja calendário de 2024.

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Veja também

Mais do ge
  翻译: