TIMES

Por Redação ge — Spielberg, Áustria


O clima amistoso entre Lando Norris e Max Verstappen dará um tempo neste GP da Áustria. Isso porque a briga da dupla pela vitória na prova deste domingo terminou com uma colisão a cinco voltas para o final, abrindo caminho para George Russell levar a melhor. O tricampeão foi punido com 10s pelo incidente que tirou o rival da corrida; após a prova, Lando não escondeu a mágoa pelo ocorrido.

Lando Norris abandona GP da Áustria de F1 em 2024 após bater com Max Verstappen — Foto: JURE MAKOVEC / AFP

- Não sei, (retomar a amizade com Verstappen) depende do que ele disser. Se ele disser que não fez nada de errado, então perderei muito respeito por ele. Se ele admitir que foi estúpido, que bateu em mim e que foi um tanto imprudente, ainda o respeitarei um pouco. Mas ainda é difícil aceitar isso quando estamos lutando pela vitória, tento ser justo e ele não é - declarou Norris à "Skysports F1".

Tudo começou na volta 52, quando Verstappen e Norris fizeram juntos seu segundo pit-stop. A troca do holandês foi lenta e durou 6s5 contra 2s9 do rival; eles voltaram à pista separados por apenas 2s9. Para completar, Max travou os pneus em uma curva e a diferença caiu para 1s8.

Com a asa traseira aberta, Lando tentou ultrapassar Max por cinco vezes na curva 3 - sem sucesso. Em uma das tentativas na volta 59, chegou a sair na frente mas teve que devolver a posição por exceder limites de pista. Em outra, foi o holandês quem saiu da pista, reclamando de ser empurrado.

Eles chegaram às vias de fato, na pista, a sete voltas para o fim: ao perceber que Lando daria mais um bote, Verstappen entrou na curva 3 passando por dentro e acertou a roda dianteira direita do rival, além de furar o próprio pneu. Depois do primeiro contato, Max ainda bateu na asa dianteira do piloto da McLaren. Os dois foram para os boxes e George Russell assumiu a liderança.

Max Verstappen para nos boxes com pneu furado após batida no GP da Áustria de F1 em 2024 — Foto: CHRISTIAN BRUNA / POOL / AFP

- Estou decepcionado, nada mais do que isso, honestamente. Eu esperava, digamos, uma batalha justa e intensa. Mas eu não diria que foi isso que aconteceu no final. Foi difícil de aceitar. Foi uma corrida sem erros da minha parte, e sinto que fiz um bom trabalho, mas fui tirado da corrida, então não há o que eu falar mais - lamentou Norris, acrescentando:

- Há uma regra. Você não pode reagir de forma repentina diante do outro piloto e foi isso que ele fez três vezes. Duas vezes eu consegui evitar uma batida, e na terceira ele simplesmente bateu em mim. Ele estava claramente muito mais lento no final mas arruinou sua própria corrida, assim como arruinou a minha. Não há mais nada que eu possa fazer. A corrida foi arruinada, não por minha culpa.

Lando Norris e Max Verstappen entram juntos nos boxes no GP da Áustria de F1 em 2024 — Foto: Peter Fox - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O britânico ainda levou 5s de punição por sair da pista em duas ocasiões anteriores mas abandonou a corrida. Já Verstappen recebeu 10s pelo contato e dois pontos na superlicença, apesar de permanecer na disputa e terminar a prova em quinto lugar. A McLaren foi ainda mais dura no tom, ao cobrar a rival pelo episódio.

- Toda a população mundial saberia quem foi o culpado por isso, menos um grupo específico de pessoas. Mas o problema nisso é que se você não responsabilizar essas coisas, vai acontecer de novo, porque não foi devidamente tratado no passado. O fato de que temos tanto respeito pela RBR e por Max, eles não precisam fazer isso. Por que comprometer sua reputação, por que fazer isso? Os comissários acharam que foi culpa de Max nisso. Não é sobre o estilo de um piloto, mas sobre correr dentro do regulamento - pontuou o chefe Andrea Stella.

A F1 retorna já no próximo fim de semana em 7 de julho com o GP da Inglaterra, a 12ª etapa do campeonato. Veja calendário de 2024.

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Veja também

Mais do ge
  翻译: