TIMES

Por Redação ge — São Paulo


Valtteri Bottas salvou o sábado da Mercedes no GP de São Paulo neste sábado por ter colocado a equipe na pole position da etapa, ao vencer a corrida classificatória que define as posições de largada do domingo - após a punição recebida por seu colega Lewis Hamilton.

O finlandês superou Max Verstappen ainda na largada e, apesar das tentativas do piloto da RBR, conteve o avanço do rival para faturar sua segunda vitória em provas de classificação e a quarta pole de 2021. Carlos Sainz, da Ferrari, chegou em terceiro.

Valtteri Bottas venceu corrida classificatória do GP de São Paulo da F1 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

A disputa, uma corrida curta de 30 minutos, substituiu no Brasil a tradicional classificação para a prova do domingo: o fim de semana conta com dois treinos livres, uma classificação de três segmentos na sexta para definir as posições da prova classificatória do sábado e a corrida principal, no domingo. O teste em Interlagos foi o último de três, sucedendo Inglaterra e Itália - onde Bottas também venceu.

Largando do fundo do grid após ser desclassificado da classificação da sexta-feira por uma infração técnica na asa traseira, Lewis Hamilton fez uma bela prova de recuperação, ganhando 15 posições ao longo das 24 voltas da disputa e terminando em quinto lugar.

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas comemoram vitória do finlandês na corrida classificatória do GP de São Paulo da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Outro destaque da disputa foi Sainz, que colocou a Ferrari na segunda fila do grid de largada da corrida neste domingo. O espanhol, que largou em quinto, ganhou três posições ainda no início da prova , chegando a superar Verstappen,.

Apesar de levar o troco do holandês, ele se manteve no top 3. Seu companheiro, Charles Leclerc, apareceu no fim da prova - mas num duelo com Lando Norris, que o ultrapassou pelo quinto lugar.

Valtteri Bottas, da Mercedes, na corrida classificatória do GP de São Paulo — Foto: Hasan Bratic/DeFodi Images via Getty Images

Com a conquista, Bottas ganha três pontos extras, somando 188 no campeonato de pilotos, em terceiro lugar. Verstappen, líder do campeonato, recebe dois e amplia a vantagem sobre Hamilton para 21, enquanto Sainz fatura um ponto. A pole no GP de São Paulo é a 20ª da carreira do finlandês, que também largou da ponta no GP do México.

A largada da corrida principal do GP de São Paulo será neste domingo, 14, às 14h (horário de Brasília). O ge acompanha em tempo real.

Resultado e grid de largada do domingo

Resultado da corrida classificatória do GP de São Paulo, que define grid de prova do domingo — Foto: F1

*Lewis Hamilton, originalmente quinto colocado, perde cinco posições no grid de domingo por trocar o motor de combustão interna de sua unidade de potência

Os três primeiros

BOTTAS: "Nós sabíamos que os pneus macios seriam um elemento positivo para o início e funcionou, e então era tentar de tudo para sobreviver até o fim da corrida... Estou feliz que funcionou perfeitamente!".

VERSTAPPEN: "A largada não foi das melhores. Acho que nosso ritmo foi muito bom, mas às vezes aqui você simplesmente não consegue ultrapassar. Vamos tentar de novo amanhã!".

SAINZ: "Nas três primeiras curvas eu só parti pro ataque. Foi um pouco acirrado com o Checo e o Max, mas conseguimos nos manter!".

A largada

Partindo da segunda colocação, Bottas assumiu a ponta com tranquilidade antes da primeira curva, passando Verstappen por fora; em seguida, o holandês ainda foi ultrapassado por Carlos Sainz, que largou em quinto e não deixou espaço para o rival. O piloto da RBR chegou a sair do traçado e caiu para terceiro, à frente de Sergio Pérez e Charles Leclerc.

Largada da corrida classificatória do GP de São Paulo da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Atrás, Lando Norris subiu duas posições enquanto Hamilton, de 20º, subiu para 16º ao superar Nikita Mazepin, Mick Schumacher, George Russell e Nicholas Latifi.

Momentos-chave

1. Na segunda volta, Kimi Raikkonen acabou rodando ao tocar em Antonio Giovinazzi, colega da Alfa Romeo, na briga pelo 11º lugar. O italiano se manteve na posição, mas seu companheiro despencou para último.

2. Verstappen ultrapassou Sainz e recuperou a vice-liderança da corrida enquanto Bottas, na ponta, já abria 2s4 de vantagem. De volta na terceira colocação, o espanhol da Ferrari teve que conter a pressão de Pérez, que se manteve a menos de 1s dele nos giros seguintes.

3. Depois de aparecer em 14º na segunda volta, Hamilton ganhou mais três postos e saiu na frente de Fernando Alonso, herdando o 11º lugar na oitava volta. Pouco depois, no 13º giro, o heptacampeão ultrapassou Daniel Ricciardo usando a asa móvel para entrar no top 10.

4. Em um dos momentos mais acirrados da corrida classificatória, Norris foi bloqueado por Charles Leclerc na curva 1, mas forçou e conseguiu superar o rival da Ferrari pela quinta colocação na curva 4.

5. Depois de superar Leclerc e surgir em sexto lugar, Hamilton ultrapassou Norris na curva 1 na última volta da prova, chegando em quinto lugar enquanto o colega Bottas recebeu a bandeirada em primeiro.

Agenda GP de São Paulo de F1 — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge
  翻译: