Cultura
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

Como acontece anualmente, o Grupo Corpo está no Rio de Janeiro para uma temporada de suas danças. E quem conhece o trabalho desta companhia internacional, com sede em Belo Horizonte, que em 2025 completa 50 anos, sabe que cada obra é capaz de oferecer múltiplos portais perceptivos, tal o acabamento primoroso do conjunto.

O programa faz daquelas junções que beiram a perfeição, unindo duas peças que são marcos na história da companhia. A dança vertiginosa e pulsante emergida dos sons urbanos de Arnaldo Antunes em “O Corpo” ( 2000) divide o palco com a explosão de alegria do sertão solar de “Parabelo” (1997), embalada pelo jogo sonoro dos mestres Tom Zé e José Miguel Wisnik.

São obras nas quais nada parece faltar ou sobrar. Nos dois casos, a força das trilhas especialmente compostas — marca do Grupo Corpo — é tanta que todos os demais elementos parecem se encaixar numa harmonia como raras vezes se vê. Bailarinos impecavelmente ensaiados surgem com figurinos que fazem mais do que vestir, em cenários e iluminação que destacam cada movimento.

Contraste no palco

A tão conhecida musicalidade do coreógrafo Rodrigo Pederneiras, sua capacidade única de transformar sonoridades num sofisticado pensamento coreográfico, encontra nestes caminhos sonoros contrastantes possibilidades.

“O Corpo” vem embalado por um cenário (de Paulo Pederneiras, também na iluminação e direção artística) de projeções de luzes vermelhas piscantes e um linóleo vermelho sangue que servem de moldura para os corpos, vestidos de preto-pneu por Freusa Zechmeister e Fernando Velloso. Trata-se de um dança pulsante de corpos-máquina, robóticos, que, diferentemente do que era até então costumeiro a Pederneiras, estão menos soltos, mais tesos, preferindo ângulos bem mais retos, uma cadência mais urbana.

Já “Parabelo” é uma grande festa popular com sotaque nordestino, que começa sorrateiramente com os intérpretes acocorados, homenagem a alongamentos que Tom Zé fazia no estúdio, durante a gravação da trilha. A iluminação mais ocre do começo, junto com figurinos de malhas mais escuras, vai se transformando em cores vivas, como os movimentos fluidos dos quadris, de danças como xaxado, xote e baião, que fazem e desfazem, num piscar de olhos. A voz de (sempre ele) Arnaldo Antunes embala um final arrebatador, que carrega a plateia para o sertão luminoso.

“O Corpo” foi vista pela última vez no Rio em 2011 e “Parabelo” esteve aqui em formato completo em 2013, mas foi apresentada em versão curta no encerramento da Olimpíada de 2016. Vale ressaltar que, nas duas últimas décadas, o Grupo Corpo se tornou uma companhia mais diversa, com pessoas de diferentes bagagens e histórias, capazes de dar ainda mais intensidade e energia às danças criadas no passado — que continuam surpreendendo e encantando plateias no presente.

‘O Corpo’ e ‘Parabelo’

Onde: Teatro Multiplan VillageMall, Barra da Tijuca. Quando: Qua a sáb, às 20h. Dom, às 17h. Até 2 de junho. Quanto: De R$ 20 a R$ 280. Livre. Cotação: ótimo.

Mais recente Próxima 'Mais livros na mesa' mantém legado de Otto Maria Carpeaux
Mais do Globo

O jogo entre Espanha x Geórgia acontecerá neste domingo (30), às 16h (de Brasília), a partida terá transmissão da Cazé TV

Espanha x Geórgia: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo da Eurocopa 2024

Acesso às redes sociais, videogames e a presença dos grandes ídolos na Europa explicam o fenômeno

Torcida mirim por times europeus reflete geração global e conectada

Chegada da Lua Nova acontece dia 5; veja calendário das fases da lua para o mês de julho

Fases da Lua: veja o calendário lunar para julho de 2024

Derrota da hiperinflação mostra que soluções de problemas aparentemente intratáveis estão ao alcance do Brasil

Espírito do Plano Real é inspiração para outros desafios

Melhor seria corrigir os erros que tornam a concessão do Maracanã pouco lucrativa para os clubes

Anúncio de novo estádio para o Flamengo é oportunismo eleitoral

Trabalho só é possível com metodologia sólida, baseada em dados concretos, que oriente esforços e ajude a traçar prioridades

Erradicação da pobreza tem de ser sustentável

Pelo futuro dos Estados Unidos, presidente não deveria correr o risco de eleger Donald Trump

O naufrágio de Biden?

Cruzmaltino valoriza o ponto conquistado no fim, enquanto Alvinegro lamenta dois pontos perdidos

Vasco x Botafogo: empate no clássico deixa sensações opostas para as equipes; leia análise

O jogo entre Inglaterra x Eslováquia acontecerá neste domingo (30), às 13h (de Brasília), a partida terá transmissão da Cazé TV

Inglaterra x Eslováquia: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo da Eurocopa 2024

Veja o horóscopo do dia 30/06 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia  30/06
  翻译: