Eleições EUA
PUBLICIDADE
Por — Tallahassee, EUA

O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou neste domingo a suspensão de sua campanha pela candidatura do Partido Republicano à eleição para a Presidência dos Estados Unidos, em 5 de novembro, e disse que apoiará o ex-presidente Donald Trump, favorito nas pesquisas. Com sua saída, Nikki Haley, a ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos EUA na ONU, é a última rival ainda na disputa com Trump.

DeSantis fez o anúncio em um vídeo divulgado na rede social X (antigo Twitter) a dois dias das primárias de New Hampshire, na terça-feira, marcando uma espetacular implosão de uma candidatura inicialmente vista como a única capaz de fazer frente ao ex-presidente.

Com apoiadores e doadores deixando sua campanha e as pesquisas indicando derrotas em New Hampshire e na Carolina do Sul, em 24 de fevereiro, poucas alternativas restaram a DeSantis. Pesquisas no início do mês chegaram a indicar sua vitória em New Hampshire, mas nos últimos dias ele despencou para um distante terceiro lugar, com apenas 6% dos votos.

Trump, de 77 anos, saiu na frente em Iowa na última segunda-feira, quando 51% dos eleitores republicanos o escolheram, marcando uma diferença de 30 pontos percentuais de DeSantis, que obteve apenas 21%. Haley, cuja imagem mais moderada teve mais dificuldade para agradar o eleitorado conservador do estado, ficou com 19%.

Na gravação, DeSantis disse que, após o segundo lugar em Iowa, não poderia "pedir" a seus partidários "que oferecessem seu tempo e doassem seus recursos" sem um "caminho certo para a vitória".

“Suspendo hoje [neste domingo] minha campanha", afirmou DeSantis no vídeo. "Para mim, está claro que a maioria dos eleitores das primárias republicanas querem dar outra oportunidade a Donald Trump", disse.

Apesar de pontuar que tem divergências com o ex-presidente, especialmente sobre a pandemia de Covid-19, o governador da Flórida endossou sua nomeação pelo partido — nesta semana, o bilionário Vivek Ramaswamy também apoiou o magnata ao abandonar a corrida presidencial.

"Trump é superior ao atual presidente, Joe Biden. Isso está claro. Tem meu apoio porque não podemos voltar à velha guarda republicana do passado ou a uma maneira reformulada de corporativismo requentado que Nikki Haley representa", disse.

Ex-presidente Donald Trump durante evento de campanha na noite do caucus em Iowa — Foto: CHIP SOMODEVILLA/AFP
Ex-presidente Donald Trump durante evento de campanha na noite do caucus em Iowa — Foto: CHIP SOMODEVILLA/AFP

Mesmo antes do anúncio, Trump já tinha começado a se referir ao governador no passado: “Que descanse em paz”, disse durante um comício em Manchester, no sábado à noite. Neste domingo, a campanha do ex-presidente, que passou os últimos meses fazendo ataques intensos a DeSantis, incluindo à sua expressão facial ou à sua escolha de sapatos, disse em nota que ele "se sentia honrado" pelo apoio.

'Um homem e uma mulher'

Eleito governador da Flórida em 2018 com o apoio de Trump, DeSantis, um ex-oficial da Marinha de 45 anos, inicialmente atraiu apoio de muitos republicanos que o viam como uma estrela em ascensão da direita conservadora, apesar de sua falta de carisma. Com o tempo, afastou-se do ex-presidente republicano e ganhou notoriedade por posturas de extrema direita em educação, imigração e temas LGBT+.

Suas iniciativas incluíram impor uma das leis mais restritivas do país em relação ao aborto. Também se uniu a outros governadores republicanos no envio de emigrantes a cidades democratas do norte e leste dos Estados Unidos.

Mas sua candidatura, anunciada no final de maio do ano passado, teve dificuldades para estabelecer-se como uma ameaça a Trump, gastando dezenas de milhões de dólares sem qualquer efeito claro e ficando perigosamente sem dinheiro. Desde novembro, por exemplo, não havia anúncios de sua candidatura em New Hampshire.

Na semana passada, após a derrota em Iowa, o governador começou a sinalizar que poderia deixar a disputa e se voltar para a eleição de 2028. Neste fim de semana, cancelou todas as suas entrevistas televisivas, pressagiando sua decisão.

Nikki Haley durante debate das primárias republicanas na CNN — Foto: Al Drago/Bloomberg
Nikki Haley durante debate das primárias republicanas na CNN — Foto: Al Drago/Bloomberg

Em um evento em Seabrook, New Hampshire, Haley disse que DeSantis "fez uma grande corrida, foi um bom governador", acrescentando: "Desejamos-lhe o melhor."

— Dito isto, agora resta um homem e uma mulher — continuou. — Isso se resume a 'o que você [eleitor] quer?'. Você quer mais do mesmo ou quer algo novo? (Com New York Times e AFP)

Mais recente Próxima Em nova apelação à Suprema Corte dos EUA, Trump promete 'caos e confusão' caso se torne inelegível
Mais do Globo

Governo determinou que empresa suspenda prática no Brasil. Na Europa, uso de informações para treinamento de IA foi adiado

Veja como a Meta coleta dados de Facebook e Instagram para treinar seus robôs de IA

Crescimento de Vojvoda e Artur Jorge, e saídas de Cuca e Diniz colocam estrangeiros entre os cinco primeiros

Ranking de Técnicos: na ponta, Tite, do Flamengo, é único brasileiro no top-5 recheado de estrangeiros

Resultado do Festival de Parintins 2024 foi divulgado nesta segund-feira (1); campeão deste ano é o Boi Caprichoso

Quem ganhou o Festival de Parintins 2024?

Com alta do dólar e do petróleo, diferença entre o valor cobrado no Brasil e no exterior é o maior desde meados de abril

Defasagem no preço da gasolina praticado pela Petrobras já chega a 19%

Influenciadora compartilhou clique com a sertaneja nas redes e ganhou comentário da mãe

Lauana Prado surge em nova foto com Tati Dias, recebe apoio da sogra e a elogia: 'A melhor do mundo'

Tricolor perdeu últimos seis jogos e não vence há dez jogos no campeonato

Fluminense na lanterna do Brasileiro rende zoações de rivais; veja memes

Dia da Independência da Bahia, em 2 de julho, é feriado apenas no estado da Bahia

Independência da Bahia é feriado? Por que data é celebrada em 2 de julho?

Manobra tem poucas chances de ser bem sucedida a curto prazo, mas advogados querem atrasar o anúncio da pena imposta ao ex-presidente, marcado para semana que vem

Após decisão da Suprema Corte sobre imunidade, Trump quer anular condenação por suborno a ex-atriz pornô
  翻译: