Mundo
PUBLICIDADE

Por AFP — Londres

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/06/2024 - 06:12

Julian Assange alcança acordo histórico com EUA

Julian Assange alcançou acordo histórico com EUA, se declarando culpado em troca de liberdade. Sua esposa confirma que ele será um homem livre após ratificação do acordo por juiz. Prioridade agora é sua saúde e recomeço.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, ficará "livre" depois que a Justiça dos Estados Unidos aceitar o acordo histórico de declaração de culpa alcançado entre o australiano e as autoridades americanas, afirmou nesta terça-feira à rádio BBC sua esposa, Stella. Já ao jornal britânico The Guardian, ela disse que seu marido pedirá perdão à Presidência dos EUA após o alcançar o acordo para sua libertação.

— Existe um princípio de acordo entre Julian e o Departamento de Justiça do país, que deve ser ratificado por um juiz das Ilhas Marianas — território americano no Pacífico, declarou Stella Assange.

Stella destacou que o acordo determina que seu marido, de 52 anos, declare-se culpado de uma única acusação depois de passar cinco anos preso no Reino Unido.

— A acusação diz respeito a atos de espionagem e obtenção e divulgação de informações sobre a defesa nacional — disse. — Estou exultante. Francamente, é simplesmente incrível — afirmou, da Austrália, à rádio BBC.

Na segunda-feira, o australiano deixou a penitenciária de Belmarsh, em Londres, e embarcou em um voo no aeroporto de Stansted.

— Não tínhamos certeza até as últimas 24 horas de que isto realmente acontecia — afirmou Stella à BBC.

Perseguido pelas autoridades americanas por ter divulgado centenas de milhares de documentos confidenciais, o australiano deve comparecer a um tribunal federal às 9h de quarta-feira (20h de Brasília, terça-feira) nas Ilhas Marianas.

Stella disse à BBC que sentiu um "turbilhão de emoções" com o fim do processo legal, marcado pelo embarque de seu marido em um avião de Londres para Bangcoc na segunda-feira.

— A prioridade agora é que Julian recupere sua saúde — declarou Stella, com quem o fundador do WikiLeaks tem dois filhos. — Ele está em péssimo estado há cinco anos e deseja ter contato com a natureza. É isso que ambos queremos agora, ter tempo e privacidade, e simplesmente começar esse novo capítulo — concluiu a advogada de 40 anos, que nasceu na África do Sul.

Mais recente Próxima Com jornalistas sob crivo do governo, preocupações com a liberdade de imprensa aumentam na Ucrânia
Mais do Globo

As Brigadas Al Quds, braço armado da Jihad Islâmica, emitiram comunicado confirmando o ataque

Cerca de 20 projéteis são disparados de Gaza contra Israel, diz Exército israelense

Fotógrafa mora entre o Brasil e o México, e vai criar centro cultural no Pelourinho

Olhar épico: Cristina de Middel, um dos principais nomes da fotografia mundial, monta centro cultural na Bahia

O ator ainda não se manifestou a respeito

MP propõe transação penal ao ator Rafael Cardoso em caso de agressão a gerente de bar

Rede também é frequentada por outras celebridades como Lady Gaga, Kendall Jenner, Amy Adams, Justin Bieber, Miley Cyrus, entre outros

Clube de luxo onde Príncipe Harry e Meghan se conheceram chega ao Brasil com lista de espera de 100 mil pessoas

É através da melhoria das capacidades estatais e do desenvolvimento profissional dos gestores públicos que conseguiremos dar um salto sustentado de qualidade educacional

Após 5 planos frustrados, que incluíram congelamento de preços e confisco da poupança, projeto gestado na PUC-Rio teve três fases: consolidação fiscal, URV e âncora cambial

30 anos do Plano Real: Entenda em dez pontos como a moeda pôs fim à hiperinflação no Brasil

Às vésperas do Real, Banco Central mandou produziu e estocou 130 milhões de notas de R$ 100 temendo inflação

30 anos do Plano Real: distribuir novas cédulas exigiu 'operação de guerra', com tanques blindados
  翻译: