Mundo
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 17:46

Presidente Lula considera viagem à Bolívia

O presidente Lula avalia viagem à Bolívia em meio a tentativa de golpe, discutindo projetos de infraestrutura e parcerias energéticas entre os países.

A situação política na Bolívia, com indicativos de um golpe de Estado militar, pode interferir na agenda de viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de participar da reunião de presidentes do Mercosul, no dia 8 de julho, a previsão é que Lula vá à Bolívia, para um encontro com o presidente Luis Arce.

Lula e Arce se reuniram em março deste ano, em Kingstown, em São Vicente e Granadinas. O encontro ocorreu à margem da da VIII Cúpula da CELAC, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

Além das afinidades políticas, os dois presidentes dividem uma agenda bilateral de grande interesse para os dois governos. São exemplos a construção da ponte que vai ligar Guajará-Mirim (RO), no Brasil, a Guayaramerín, na Bolívia, com previsão de ser concluída em 2027; e a hidrovia Ichilo – Mamoré, que prevê uma rota mais vantajosa para os bolivianos exportarem produtos para a Europa e cujo caminho passa pela Amazônia brasileira.

Há em uma negociação em curso, a pedido da Bolívia, para que a Petrobras invista na prospecção de gás em território boliviano. O governo do país vizinho também tem interesse em uma parceria com o Brasil para a possível exploração de lítio. O país vizinho tem uma das maiores reservas certificadas do mundo, cerca de 23 milhões de toneladas.

Entenda a tentativa de golpe

O presidente Arce convocou os bolivianos a se mobilizarem horas após ter denunciado "mobilizações irregulares" de militares num momento em que tropas e blindados estavam estacionados em frente ao palácio presidencial. A imprensa local começou a relatar a presença de blindados e de militares em torno da sede do governo por volta das 16h30 (horário de Brasília).

O general Juan José Zúñiga, que liderou o motim, teria chegado ao local em um blindado e armado, segundo jornais locais, e declarou à imprensa que "a mobilização de todas as unidades militares" busca expressar seu descontentamento "com a situação do país", reportaram os noticiários bolivianos.

— Já basta. Não pode haver essa deslealdade — afirmou.

Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver o momento em que um blindado avança contra o palácio e tenta derrubar uma porta metálica. Em seguida, Zúñiga entra no edifício por um breve antes de sair caminhando, segundo a televisão boliviana. Nesse breve período entre a entrada e saída, o comandante foi confrontando por Arce, que afirmou que não iria "permitir essa insubordinação".

Os militares lançaram gás lacrimogêneo e balas contra um grupo de cidadãos que gritavam "Eu luto, vocês não estão sozinhos". Países da América Latina e a Organização dos Estados Americanos (OEA) também saíram em defesa das lideranças bolivianas, e exigiram respeito aos valores democráticos. O Brasil condenou, "nos mais firmes termos", a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, enquanto a administração de Joe Biden "apelou à calma" em La Paz, disse uma porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca à AFP.

Militares das Forças Armadas da Bolívia tentam dar golpe de Estado no país e tomam praça em La Paz onde fica palácio presidencial — Foto: Editoria de Arte
Militares das Forças Armadas da Bolívia tentam dar golpe de Estado no país e tomam praça em La Paz onde fica palácio presidencial — Foto: Editoria de Arte

Às pressas, Arce jurou uma nova liderança militar, nomeando José Sánchez Velázquez como o novo comandante do exército. Desde terça-feira, já circulavam rumores sobre a possível destituição de Zúñiga, no cargo desde novembro de 2022, após suas declarações sobre a possível candidatura do ex-presidente Evo Morales em 2025. Falando na TV um dia antes, Zúñiga disse que Morales "não pode mais ser presidente deste país".

Sánchez, ao tomar a palavra, ordenou o regresso dos militares que estavam na praça às suas unidades. Segundo a agência de notícias AFP, os soldados começaram a deixar as imediações da sede do governo.

Mais recente Próxima 'Golpe nunca deu certo', diz Lula sobre mobilização de militares na Bolívia
Mais do Globo

Condição representa 2% de todos os tipos de tumor que atingem homens brasileiros; casos são mais frequentes no norte e nordeste

Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença

Espaço foi rebatizado de Teatro Rubens Corrêa e será entregue pelo Secretaria municipal de Cultura

Veja como ficou o novo Teatro de Ipanema após reforma

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio
  翻译: