Rio
PUBLICIDADE

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/06/2024 - 06:00

Aumento alarmante de incêndios na Mata Atlântica.

Incêndios na Mata Atlântica do Rio aumentaram 440% em 2024, com 3.571 focos registrados até junho. Bioma devastado sofreu grande impacto, alertando para a importância da prevenção e conservação.

Bioma mais devastado e povoado do Brasil, do qual restam pouco mais de 12,4% da cobertura original, a Mata Atlântica teve um aumento de 42% dos focos de incêndios de 1º de janeiro a 21 de junho em relação ao mesmo período de 2023. O salto foi de 2.527 incêndios para 3.571, segundo dados da plataforma do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No Estado do Rio, chegou a 440% de aumento, com a maior parte do crescimento concentrado em junho. E a estação seca, quando o risco aumenta, ainda está no início — e se estende até setembro.

Os dados mostram que de 1º a 21 de junho deste ano, o estado registrou 110 focos contra apenas 16 em 2023. Sendo o mais significativo deles, com mais de 300 hectares, aquele que devastou uma área de plantas raras que só existem no mais antigo parque nacional do país, o do Itatiaia. No bioma, o número de focos em áreas naturais saltou de 472 para 1.009 no mesmo período.

‘Vida não volta’

O biólogo Izar Aximoff, que estudou os efeitos do fogo em seu doutorado, destaca que mesmo os pequenos fragmentos de Mata Atlântica guardam grande biodiversidade. Porém, observa, o bioma não tem qualquer adaptação ao fogo, as espécies não evoluíram com incêndios:

— Quando uma área queima, a vida não volta facilmente.

Nos domínios da Mata Atlântica vivem 70% dos brasileiros, sendo o bioma fundamental para o clima e a água. Porém, a grande floresta litorânea foi reduzida a uma colcha de retalhos. Se forem considerados todos os trechos de floresta com mais de 1 hectare (um campo de futebol), restam 24% do bioma.

Se contabilizados fragmentos acima de 3 hectares, há apenas 12,4% de Mata Atlântica, mostra o atlas do bioma desenvolvido pelo Inpe e o SOS Mata Atlântica. No entanto, esse percentual se reduz para 7% se levada em conta só a floresta contínua, com mais de 100 hectares.

Na Mata Atlântica, como nos demais biomas, mais de 90% dos incêndios em áreas naturais são causados pela ação humana, com ou sem intenção. Nos períodos secos, quando não há raios, não há causas naturais.

O incêndio que devastou mais de 300 hectares de Parque Nacional do Itatiaia (PNI), por exemplo, começou dia 14 numa área que havia sido isolada para treinamento de cadetes do Exército. O Ministério Público Federal abriu investigação sobre o caso.

A prevenção de incêndios sempre foi fundamental, mas este ano se tornou crítica, pois o clima está favorável ao fogo, alertam especialistas.

— Está mais quente e seco. Sob um calor sem trégua, a estação seca começou antes. Choveu menos do que o esperado para a época das chuvas numa vasta área do Brasil, que inclui Sudeste, Centro-Oeste e parte da Amazônia — diz Marcelo Seluchi, coordenador de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Mais recente Próxima Linha Amarela, onde duas pessoas morreram atingidas por balas perdidas há uma semana, atravessa áreas com alto índice de roubos

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Não houve vítimas; terremoto teve epicentro a 8,49 quilômetros da capital Quito

Tremor de magnitude 4,2 sacode Quito e o Norte do Equador; vídeos

Endereço fundado em 1872 volta às atividades cênicas com programação fechada até o fim do ano, incluindo espetáculos musicais e de dança

Teatro Carlos Gomes, no Rio, é reinaugurado após dois anos em reforma

No dia anterior já havia tido o registro de outro lançamento

Coreia do Norte dispara dois novos mísseis balísticos, segundo militares do Sul

Após voltar às competições, em agosto passado, a americana já conquistou o ouro no individual geral no Mundial

Simone Biles vence seletiva nos EUA e se classifica para os Jogos de Paris-2024

'MilTONS do Brasil' será apresentado no Theatro Municipal de Niterói. Veja datas e valores

Milton Nascimento é celebrado com espetáculo da Cia Nós da Dança

Com a chegada da alta temporada de verão no Hemisfério Norte, diversos destinos pelo mundo tentam contar os problemas causados pelos visitantes

Veja as novas taxas e regras que cidades e países estão adotando para conter o turismo excessivo

O jogo entre Portugal x Eslovênia acontecerá nesta segunda-feira (01), às 13h (de Brasília), a partida terá transmissão da Cazé TV

Portugal x Eslovênia: Saiba onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo da Eurocopa 2024
  翻译: