Hoje o assunto é os filmes de faroeste. Fãs de Clint Eastwood, desculpe. Mas vc foi engado pelos filmes. Faroeste é uma versão abrasileirada ( ao estilo Hebert Richers) da palavra "Far West", ou seja "Longe/longínquo oeste". Mas calma que vou explicar melhor isso. Mas antes pra contextualizar uma versão resumida de história dos EUA: Datado de 1865 até 1890. O problema ali era lidar com as pessoas. Veja bem, após a independência da Inglaterra o EUA saíram comprando territórios aos poucos de países como França, Espanha e até do México (Zorro se passa nesse período inclusive). Nessas novas terras já haviam gente morando lá, os nativos americanos. Era estimado que tinha cerca de 200 tribos indígenas e 300 idiomas diferentes. Havendo guerra pelas terras entre as pessoas que comprava e os moradores atuais. Por volta de 1850, quando o EUA terminou de comprar essas terras foi necessário mandar gente pra lá afim de povoar. Os dois motivos principais foi a famosa corrida do ouro e o fato do presidente Abraham Lincoln começou a dar terras, cerca de 65 hectares. E assim começou a cultura do "Far West". Agora algumas curiosidades sobre o faroeste: - Os duelos eram bem menos frequentes e bem menos violentos como é retratado nos filmes. As pessoas morriam mais de velhice mesmo. Além dos caras serem ruim de mira no geral. - As armas mais comuns eram o revolver colt 45 Peacemaker e a Winchester 73 e como a colt 45 não tinha trava, o tambor ficava sem balas até a hora que eles fossem usar. Ironicamente a maioria das cidades proibiam o armamento, até por isso facas eram mais comum. Enquanto hoje em dia, lá tu compra arma até no mercado da esquina. - As cidades não eram terras sem leis, e muito pelo contrário. Todos os assentamentos e cidades eram controlados pelo governo. Até os caçadores de recompensas eram pessoas ligada ao governo. - Os saloons não era apenas um bar. Era bem mais do que isso. Lá era de um tudo praticamente. Vendia comida, hospedaria, palco pra show, igreja, até as mulheres da vida, jogar dardos, poker, etc. Os duelos ocorriam lá também, não nas ruas haha - Os indígenas eram mais vítimas que vilões. Eles só começaram a andar a cavalo e atirar com armas de fogo com o tempo. É claro depois de perder suas terras pra ferrovias e as cidades, o famoso progresso, né?! - Camelos eram mais usados que cavalos no velho oeste. Mas camelos? Sim, até que faz sentido sendo eles animais mais fortes. O real interesse dos camelos na verdade era por parte de um senador. Naquela época você podia ter escravos mas não podia contrabandear. Mas os navios vindo com os camelos, facilitava. Mas quem usava cavalo não gostavam dos camelos, tipo o uber X táxi, sabe? Então, a mesma coisa. Ai eles foram caindo em desuso e viram selvagens pela proibição de camelos nas ruas. Lembrando que isso é apenas um recorte com algumas curiosidades. Clint Eastwood ou Chuck Norris? Discussão séria essa! Boa semana, um beijo e vamos se amar (:
A representação das épocas no cinema frequentemente distorce a realidade histórica, criando visões idealizadas. Por exemplo, a Idade Média é retratada com cavaleiros heroicos, enquanto a vida real era marcada por doenças e desigualdades. Filmes sobre vikings glorificam sua cultura, desconsiderando a brutalidade da época, e as Guerras Mundiais são dramatizadas, focando em heroísmo sem abordar as complexidades dos conflitos. Além disso, filmes de samurais e a representação de ninjas perpetuam imagens romantizadas, moldando a percepção do público sobre o passado e prejudicando a precisão histórica.
Uma curiosidade que alguns não sabem, mas o filme Por um punhado de dólares, do diretor Sérgio Leone e protagonizado pelo Clint Eastwood é na realidade um remake bastante fiel (e não autorizado) do filme Yojimbo do diretor japonês Akira Kurosawa. Eles só trocaram o cenário do Japão feudal pelo velho oeste. PS: vida de inseto é um remake (não assumido) do filme 7 Samurais, do mesmo diretor.
"Só existem dois tipos de pessoa nesse mundo": as que se interessam pela história e as que se contentam com a ficção
Ótimo texto Enos, fiquei surpreso com o uso dos camelos. Pra mim nem Clint Eastwood ou Chuck Norris e sim "Um Pistoleiro Chamado Papaco" 🤣
A realidade é se graça por isso gostamos tanto da ficção
Só eu que acho esse competidor parecido com o Nero de Devil May Cry 5?
Interessante
Mobile Architect | Android
2 mVocê acha que o universo do red dead retrata bem? O lance dos saloons é bem como você descreveu, até banho da pra tomar eheheheh