Dando início à série de palestras e workshops do Mentoria Day, que está sendo realizado nesta quarta-feira, dia 29, o primeiro painel enfocou a reforma do Código Civil, analisando criticamente as novidades, discutindo as principais impressões da comunidade jurídica e projetando os desafios que a advocacia enfrentaria com a implementação dos novos dispositivos.
➡️ O anteprojeto de mudança do Código Civil, elaborado por uma comissão de 38 juristas, foi entregue no dia 17 de abril ao Senado Federal e tem como objetivo atualizar o conjunto de leis de acordo com as mudanças sociais que o país e o mundo passaram desde a promulgação da atual edição, em 2002.
Pensando nisso, o secretário-geral da ESA da OABRJ, João Quinelato; o diretor da Faculdade de Direito da Uerj e procurador do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho; e a professora de Direito Civil da PUC/Rio, integrante do IBDfam, do IBDCivil e do IAB Ana Luiza Maia Nevares fizeram diversas exposições para um Theatro Municipal repleto de advogados e advogadas.
➡️ Monteiro Filho deu uma verdadeira aula sobre o contexto histórico da elaboração do Código Civil atual, ressaltando o papel de pilar do dia a dia da sociedade.
💬 “O Código Civil sempre foi visto, historicamente, como a lei suprema do direito privado, a norma que reunia todos os aspectos da vida da pessoa. Desde o nascimento, os contratos, o casamento, a morte, sucessões, a propriedade, os danos - todos os aspectos da vida privada estão regulados no Código Civil. O código é histórico, dinâmico e relativo, então, como todas as leis, vai se adaptando à sociedade".
🌐 Leia mais em: oabrj.org.br
Economista | Gerente de Tesouraria | Gerente Financeiro | Key User SAP-CLM | Consultor Financeiro
1 mParabéns filhão… muito orgulho!!! 👏👏