É hora de repensar tudo. Tornando a empresa leve.
Ao sairmos do isolamento, as mudanças nos negócios impedem que continuemos a agir da mesma forma.
As inovações são tão fortes que não percebemos que esta “é uma mudança de era, não uma era de mudança”, como adverte J. D. Furlan no livro “Business Transformation”.
A empresa precisa conclamar as pessoas para entender o problema que ela enfrenta, pois a redução de custos é missão de todos. São as pessoas que fazem as mudanças, gerando ideias que mudem o modo como os serviços são feitos: elas criam a novidade, o que não foi pensado, a surpresa. A criatividade é a ação engenhosa de quem pensou uma nova forma de fazer o que havia se tornado rotina na empresa.
A tTransformação digital reduz os custos ao substituir o processo físico por digital, encurtar distâncias e facilitat a jornada do cliente.
Todos os processos da empresa podem ser melhorados com a transformação digital e com economias! Em seus procedimentos, para melhoria de eficiência na Cobrança, no controle de estoque e no CD com equipamentos modernos e tecnologia que otimizem trabalho e o espaço; no Serviços a Clientes, no workflow de back-office e call center.
Implantar novos sistemas ou integrar diversas telas gera ganho de produtividade. Implantar o “chatbot” e maximizar o uso do site gera economia em promoções e compra de produtos. Adotar a navegação pelo site e venda pela Internet reduz o esforço de vendas, além das instalações. O home office traz economias com instalações, absenteísmo, telefonia.
A Inteligência Artificial realiza atividades no lugar das pessoas, com economias: chatbots reconhecem nome e telefone de pessoas e um robô pode processar uma transação e comunicar com outros sistemas. A Internet das Coisas conecta dispositivos: sensores coletam dados, identificam mercadorias e sua localização gerando economias; plataformas de Big Data e Analytics estruturam informações e reduzem custos. A Computação na Nuvem elimina custos com o data center e tudo que está na “nuvem” pode ser acessado por computador ou celular.
A Indústria 4.0 utiliza a Internet das Coisas para reduzir custos de processos com os “cobots”, robôs que atuam com pessoas, ou os “digital twins”, gêmeos digitais que geram simulação virtual em projetos.
Temos de reduzir custos. Tornar a Empresa Leve.
José Luiz Panzeri é consultor em redução de custos (joseluiz@panzeri.com.br, ligue 011-979609323)