É PRECISO TER FOCO PARA TER SUCESSO
A Ciência que estuda a atenção, diz que a nossa capacidade de atenção determina o nível de competência com que realizamos uma tarefa.( Goleman, 2014).
A atenção de um modo geral é um recurso mental que acaba passando um pouco desapercebido.
A Ciência cognitiva, estuda a concentração, a atenção seletiva e a consciência .E também estuda como a mente encaminha a atenção para dentro com a finalidade de gerenciar todas as nossas operações mentais.
Segundo Goleman, em sua recente obra, O Foco, publicada em 2014, há capacidades fundamentais que são derivadas dos mecanismos básicos da vida mental . A autoconsciência e a empatia são duas capacidades fundamentais da inteligência emocional. A primeira é responsável pela autogestão e a outra, a empatia, é a habilidade de se relacionar com outras pessoas.
A vida, quando é bem vivida, segundo Goleman exige que dominemos uma tríade, o foco interno, o foco no outro e o foco externo.
Os laboratórios de neurociências nos dão relatos de que a atenção funciona como um músculo, se for pouco utilizado ele definha, mas, se bem utilizado ele se expande.
Goleman, nos explica que há o foco interno e o foco externo.
O foco interno nos coloca em sintonia com nossas intuições e valores. O foco no outro, facilita nossas ligações com as outras pessoas de nossas vidas. O foco externo nos ajuda nas ações com o mundo que nos rodeia, com o nosso entorno.
Um professor, treinador, ou coach, quando lidera um grupo, fora de sintonia com seu mundo interno, se mostrará desorientado. Aqueles que ficam cegos para os outros são os desinformados. Aqueles que se comportam de maneira diferente, nos sistemas, dentro dos quais operam, são pegos de surpresa, por estarem alheios aos acontecimentos ao seu redor.
Michael Posner, neurocientista, citado por Goleman ( na obra acima citada) nos fala que a atenção fornece os mecanismos, que satisfazem nossa consciência do mundo e a regulação voluntária dos nossos pensamentos e sentimentos
Ter um foco nos permite entender e controlar nossos sentimentos e emoções, que são fundamentais para nosso equilíbrio pessoal e profissional.
Cada um de nós, precisa desenvolver a sua atenção, concentração e procurar seu autoconhecimento, equilibrando suas emoções e seus sentimentos. Em sua prática é necessário que colabore com seus pares e liderados, orientando-os a desenvolverem esses aspectos fundamentais que irão favorecê-lo na consecução de seus focos.
Precisamos lembrar que meta é o objetivo que será alcançado. E o foco é o recurso fundamental , para atingir a meta.
Conforme adquirimos a prática de ensinar , também aprendemos com nossos grupos, a desenvolver esses aspectos fundamentais, para estabelecermos e atingirmos nossos focos, a partir das metas que estabelecemos..
Tenha foco, vontade e lute para não se desviar de suas metas, com essas atitudes, com certeza, você será um vencedor em sua vida tanto pessoal como profissional.