ÉTICA, CULTURA E PROPÓSITO: FATORES PREPONDERANTES NAS ORGANIZAÇÕES
www.eusemfronteiras.com.br

ÉTICA, CULTURA E PROPÓSITO: FATORES PREPONDERANTES NAS ORGANIZAÇÕES

Parte do PFCC - Programa de Formação e Certificação de Conselheiros da Board Academy Br


Para que uma Organização tenha uma Governança sólida e eficaz, é fundamental que três pilares sejam construídos e mantidos: Ética, Cultura e Propósito.

Estes três pontos cruciais estão interligados e constituem uma base sólida para a manutenção de um ambiente saudável e em condições de prosperidade.  

 

 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

             Na área da Filosofia, a Ética é dedicada às ações e ao comportamento humano, o que se replica nas Organizações de forma robusta, sendo um dos principais fatores de sucesso a serem perseguidos e preservados pelo Conselho. Para que isto ocorra, é fundamental a criação de um ambiente justo e inclusivo, composto por líderes que tenham de fato, propósitos acima do lucro, este visto como consequência de algo maior.

               A Cultura Ética pode ser observada de duas maneiras, a primeira por intermédio de documentos como Código de Ética e Conduta, declaração da Missão, Política de Admissão, Pesquisa de Clima Organizacional, Avaliação de Desempenho, dentre outros, o que a caracteriza de maneira formal. Já a informal, podemos dizer que se caracteriza de forma mais subjetiva ou até mesmo intangível, por meio do comportamento das pessoas e principalmente os atos da liderança.

               Podemos então afirmar que, existe uma forte Cultura Ética em Organizações que apresentem segurança psicológica e transparência em níveis elevados e promovam a diversidade e a pluralidade cultural.

 

 CULTURA ORGANIZACIONAL

          Segundo Edgard Shen “ A única coisa de fato importante que um líder faz é criar e administrar a cultura de sua organização. Se você não administrar a cultura da sua organização, ela vai te administrar e você não vai nem perceber isso acontecer.....”

             Na maioria das vezes, quando questionamos as pessoas sobre qual o melhor lugar que já trabalharam, automaticamente seus pensamentos se dirigem a locais que apresentavam uma Cultura Organizacional bem construída, com alicerces e pilares que proporcionaram um ambiente de trabalho saudável. Outro fato interessante que vale à pena destaque, diz respeito à falta de compreensão nas Organizações sobre o que significa Cultura Organizacional. É muito comum ouvirmos que é um programa, um indicador ou algo de responsabilidade exclusiva do RH, ledo engano, pois podemos afirmar que trata-se de um pensamento coletivo, um modelo mental, atos convergentes com discurso, ou ainda, o “espírito” do negócio.

               Por outro lado, podemos ratificar conforme tratamos anteriormente, que uma boa Cultura Organizacional, orientada por valores conhecidos e praticados por todos na Organização, é a base para a elaboração e implementação de instrumentos norteadores como, Planejamento Estratégico, programas de gestão e outros de maior envergadura, que irão sem sombra de dúvida, precisar da “base” para sua implementação e execução.

 Por fim, podemos citar 8 tipos de Cultura Organizacional:

 - Acolhimento;

- Resultado;

- Propósito;

- Aprendizado;

- Segurança;

- Autoridade;

- Prazer;

- Ordem.

 

 PROPÓSITO COMO DIFERENCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

              Não só a liderança da Organização tem a responsabilidade de difundir seu Propósito, assim como abordamos em Artigos anteriores, o Conselho tem a função de contribuir com o Propósito das Organizações, auxiliando os sócios e demais partes interessadas, contribuindo com as boas práticas de gestão e ainda, elencando prioridades que possam vir a contribuir com os objetivos a serem alcançados pela Organização, a título de exemplo, as práticas em ESG, assunto que iremos abordar em nosso próximo artigo, relacionando - o com o Capitalismo Consciente e Sustentabilidade.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de MARCO ANTONIO MOURA DA SILVA

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos