Artigo: A importância da Governança nas Organizações - Parte do PFCC - Programa de Formação e Certificação de Conselheiros da @Board Academy
A importância da Governança nas Organizações
A depender de estarmos tratando do ente público ou privado, podemos definir governança de diferentes maneiras, porém, no âmbito corporativo, afirmamos que Governança é o conjunto de processos, decisões, costumes e idéias que mostram como uma empresa ou sociedade (geralmente) privada é dirigida ou administrada.
A Governança de uma organização trata de todos aspectos inerentes à mesma, desde os princípios a qual é administrada ou gerida, seus objetivos a serem alcançados, seus padrões de relacionamento e éticos perante todos seus stakeholders, conflitos de interesses, sua reputação e por fim, seus órgãos colegiados que a compõem.
Muitos gestores acabam confundindo governança com conselhos, sem sombra de dúvidas, uma organização pode ter uma boa governança sem necessariamente ter a presença de conselhos em sua estrutura organizacional, é o caso de muitas pequenas e médias empresas, porém, a existência de conselhos bem estruturados, compostos por profissionais com perfis adequados aos objetivos estratégicos da organização, podem vir a contribuir de forma significativa com a constante melhoria e evolução da governança corporativa.
Princípios de Governança
Podemos estabelecer diversos princípios de uma boa governança, onde vale destacar:
Gerir a organização mantendo coerência entre discurso e prática, evitando a tomada de decisão em razão de conflitos de interesse, em prol de todas as partes interessadas.
Permitir o acesso, disponibilizando por meio de todos os canais de comunicação acessíveis, informações inerentes à organização, sejam no âmbito econômico e financeiro, como também no aspecto social, ambiental e de governança, de modo a proporcionar um ambiente saudável e produtivo.
Recomendados pelo LinkedIn
Dar tratamento igualitário a todas as partes interessadas à organização, incluindo os sócios, levando em consideração as peculiaridades em termos de necessidades, sempre antepondo a justiça e o bom senso em todas as situações.
Prestar esclarecimentos sempre que necessário do cumprimento de suas funções, sendo estas, devendo ser executadas sempre de forma coesa, justa, de acordo com a legalidade jurídica e moral, de forma a entender que a organização estará sempre em primeiro lugar.
Proporcionar condições de forma que a organização tenha equilíbrio nos aspectos econômico, social e ambiental, maximizando seus pontos positivos e minimizando os pontos negativos perante a sociedade e todas as partes interessadas.
Benefícios da Governança
Um modelo de governança bem estruturado em uma organização poderá proporcionar diversos benefícios, dentre os quais:
Compliance | Governança Corporativa | Gestão de Riscos Operacionais | Controles Internos | Auditoria Interna | Gestão da Qualidade
4 mExcelente artigo! Conteúdo claro, objetivo e fácil de compreender.
Port Logistics | Innovation | Leadership
4 mGrande artigo, Marco. Parabéns e obrigado por compartilhar suas ideias!
--
4 mCaro Marco, abordagem precisa e extremamente didática, tornando a leitura agradável e objetiva. Meus cumprimentos.
Sócio-proprietário na VICTA - FOMENTO EMPRESARIAL LTDA
4 mParabéns, Marco Moura! Vc tem expertise e abordou o tema com muita propriedade.
Sócio Fundador e Mentor na Thalamus
4 mParabéns, MARCO ANTONIO MOURA DA SILVA . Excelente artigo, esclarecedor e objetivo. Obrigado por compartilhar.