לילית

89- O FANTASMA NA BÍBLIA

לילית

A ideia de fantasma parece absurda, mas se for relacionada com as Escrituras Sagradas o absurdo é maior, Lilit é um fantasma do deserto de Edom, pode ser verificado no livro de Isaías capítulo 34 o verso 14 é quase numa forma poética, “nos seus palácios crescerão espinhos, urtigas e cardos, nas suas fortalezas: ela servirá de morada para os chacais, de habitação para os avestruzes. Os gatos selvagens conviverão aí com as hienas, os sátiros chamarão os seus companheiros. Ali descansará  לילית, e achará um pouso para si”. (BJ) Curioso que algum fantasma se canse de fazer “fantasmises” pelo mundo afora.

Quando se fala que na Bíblia também contém mitologia, histórias inventadas, contos, metáforas, etc., muitos teólogos ortodoxo afirmam... ”A Bíblia é toda inspirada” e não contém erro de forma alguma. Mas Lilite não tem como ser algo inspirado no mesmo sentido de textos que contém valores doutrinários.

A inspiração não anula a entrada de contos infantis ou história de fantasma, o judeu acreditava em fantasma, no barco os discípulos viram Jesus andando sobre o mar e gritaram de medo, porque acreditaram estarem vendo um fantasma. Na mente dos discípulos o tempo já entrando na parte escura do começo da noite, primeiro pensamento foi de um fantasma andando por sobre as águas.

Se gritaram de medo, então, acreditavam de fato que existia fantasma e  לילית era um dos principais desde a antiguidade, talvez bem antes do livro de Isaías, era o mito que corria pelo povoado, que se contava ao redor de alguma fogueira tal qual se fez antigamente no Brasil nas noites de São João, no nordeste, nas roças do Brasil.

Esse é o tipo do mito importado da Babilônia ou veio com Abraão da Mesopotâmia, era conhecido também pela alcunha de Dama da Noite, quando um judeu ia visitar alguém da família e saía muito tarde de volta para a sua casa, o medo poderia tomar-lhe a mente e logo ele começaria a ver  לילית, passeando suspensa no ar com um manto azulado, cabelos longos e despenteados, era também um mito sensual, conquistadora do deserto, por isso era dita e achada como a Dama do deserto.

Há quem afirme ser  לילית a mulher de Adão no segundo ato da criação, então ela diz, “essa é ossos dos meus ossos”. Mas é tudo mito, no livro de Gênesis só se fala de um casal, até porque teria que haver um início e ele é único.

Na idade Média ela foi considerada a mulher de Adão, mas como ninguém tinha base para tal afirmação isso se perdeu e continuou como a famosa lenda da Dama da noite deusa da guerra similar a inanna deusa da guerra e do sexo.

No ano de 1510 Micheangelo pinta  לילית envolvida com uma serpente, a ideia é identificar o mito com a mulher de Adão,

Como o judeu não tinha um demônio para exorcizar escolheu uma personagem, uma figura feminina, a mulher era sempre escolhida para “saco de pancadas” e  לילית preenchia de forma ideal essa personagem e por ser detestável foi logo sendo colocada no deserto de Edom, e veja que o texto diz que: Ali descansará  לילית, e achará um pouso para si”. (BJ) em outras versões: Là le spectre de la nuit aura sa demeure, et trouvera son lieu de repos. “spectre dela nuit” se refere a fantasma, literalmente “fantasma da noite”, ou a Dama da noite. (La Sainte  Bible) Na Die Bible: Auch Lilit (das Nachtgespenst) também לילית, o espectro da noite, (Night Spectre).

CONCLUSÃO

Nada a temer com essa “inspiração” fantasmagórica para por medo nas crianças e nos adultos incultos do seu tempo. .  לִילִית, (Night Spectre) já não assusta nem mesmo as crianças, os fantasmas desapareceram por completo no século XXI.

Entretanto a figura do diabo pode está escondida nesses fantasmas como um tentador, talvez .  לִילִית esteja escondida no mundo da moda, do marketing, nas vitrinas de luxo e até na luxúria. O nome pode ter sofrido alterações várias no decorrer dos séculos, mas a, .  לִילִית ainda anda vagando pelo deserto de Edom. Na Espanha país mais católico do mundo se costuma dizer: No creo en brujas, pero que las hay, las hay. E por último... ”No fear” olhe para o alto, olhe para o céu, levante a cabeça e espante os fantasmas.  Desfrute do progresso, mas não se escravize a ele, isso é viver sem medo no século das luzes. Afinal quem está em Cristo é nova criatura não tem ligação com o medo, muito menos pode viver com medo de fantasmas, mas há quem esteja escravizado a ela- לִילִית,o fantasma de Edom levando muita gente para o deserto onde habita os chacais.


Ct. Ifb.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de inaldo francisco barreto

  • Nossa luta contra a esfera do mal

    Nossa luta contra a esfera do mal

    NOSSA LUTA CONTRA A ESFERA DO MAL “E agora as linhas de batalha são espirituais, morais, éticas e intelectuais, além de…

  • NOSSA LUTA CONTRA OS ARCONTES

    NOSSA LUTA CONTRA OS ARCONTES

    A ANTIGA LUTA CONTRA OS ARCONTES πρὸς τὰς ἀρχάς, (Ef. 6.

  • A ANTIGA LUTA CONTRA AS POSTESTADES

    A ANTIGA LUTA CONTRA AS POSTESTADES

    CONTRA AS POTESTADES πρὸς τὰς ἐξουσίας “Nonviolence is powerful and just weapon it´s a weapon unique in history” Martin…

  • A INTERJEIÇÃO PROFÉTICA DE ISAÍAS

    A INTERJEIÇÃO PROFÉTICA DE ISAÍAS

    O WOE DE ISAÍAS No Antigo Testamento um profeta indignado com as injustiças disse um significativo ה֥וֹי Woe, era uma…

  • FRENTE AMPLA

    FRENTE AMPLA

    A UNIÃO DAS ESQUERDAS PELO MUNDO AFORA. Lá por volta do ano 1936 a Frente Popular nascido da aliança entre comunistas…

  • CRISTÃO PODE SE ENVOLVER COM A POLÍTICA?

    CRISTÃO PODE SE ENVOLVER COM A POLÍTICA?

    QUE DEUS PENSA DA POL ITICA. Introdução: Πολίτης: Aquele que vive, que vai ou vem de uma cidade; membro de um grupo…

  • AS DITADURAS, A LIBERDADE E A ECONOMIA

    AS DITADURAS, A LIBERDADE E A ECONOMIA

    AS DITADURAS , A LIBERDADE E A ECONOMIA “Até o início e as décadas intermediárias do século XIX, as liberdades civis…

  • JESUS

    JESUS

    Jesus era um nome comum na Palestina no primeiro século. JESUS Introdução: Jesus nunca disse claramente ser o Messias…

  • JUÍZES NO ANTIGO TESTAMENTO

    JUÍZES NO ANTIGO TESTAMENTO

    No Antigo Testamento um juiz era tão respeitado que era considerado um Elohim, um deus. “J´avais dit: Vous êtes des…

    1 comentário
  • A MÃO INVISÍVEL

    A MÃO INVISÍVEL

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos