1º de maio de 1943
Realidade ou criação?
Foto ou imagem?
Idear e edificar!
Que o trabalho citado abaixo possa inspirar nosso desenvolvimento e reconhecimento do outro. Sejamos nós criativos ou produtivos. Idealizadores ou edificadores.
Explico.
Há algumas semanas flanava por Brasília e encontrei o trabalho do Artista, e Professor na Universidade de Brasília, Christus Nóbrega .
Admirada com as fotos, recebi explicação da mediadora da exposição, Bárbara.
O professor faz pesquisas e orienta a Inteligência Artificial (IA). O resultado vocês conferem na exposição.
Recomendados pelo LinkedIn
Algumas imagens (e não fotos) estão distribuídas nos módulos da exposição que ocupam o Panteão da Pátria (memorial cívico destinado a homenagear heróis e heroínas nacionais) e o Museu Histórico de Brasília (preserva a história da construção de Brasília).
Peço licença para transcrever o texto que acompanha este trabalho:
“Em 1º de maio de 1943, Getúlio Vargas sancionou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com previsões sobre duração da jornada, férias, segurança do trabalho, previdência social e fixação do salário mínimo. Foi nessa época que Vargas mudou o sentindo da data, de "dia do trabalhador" para "dia do trabalho”. O que era antes marcado por piquetes, greves e reivindicações, se tornou uma comemoração cívica promovida pelo Estado em torno do trabalho. Hoje, peço licença para celebrar novamente o sujeito - o trabalhador. Em especial gostaria de prestar minhas homenagens às mulheres e homens responsáveis por edificar Brasília. Temos uma relação conturbada entre os verbos idear e edificar, como se houvesse uma subordinação entre ambos, cabendo a uns idear e a outros edificar. Trabalhar ideando ou trabalhar edificando deveria ser uma escolha e não uma imposição. Para muitos que vieram para erguer Brasília era a única opção. Nesse processo de reimaginar utopias e o papel dos trabalhadores da construção civil da capital federal, na exposição "Brasília, Enfim" tomei a liberdade de pensar outros cenários, com mulheres dirigindo caminhões, Paulo Freire alfabetizando nos canteiros de obra, trabalhadores expressando seu amor livremente, entre outras situações.”
Marta Zardinello, advogada corporativa, especialista em contratos EPC e subcontratos | Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais | Especialização em Direito e Gestão Ambiental. Com ampla experiência na defesa dos interesses de empresas em matéria cível, assim como na análise técnico-jurídica e elaboração de instrumentos negociais. Email: mzardinello@hotmail.com
Fone: 48 9 99712470
LinkedIn TOP Voice | Mentora de Carreira | Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade | Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0!
1 aMarta Aparecida Zardinello também é sinônimo de cultura 🥰