10 Razões por que eu acredito na Observação Comportamental
Já falei para vocês que a Observação Comportamental é um dos meus rituais favoritos?
Sim, eu amo fazer, ensinar, enfim, acredito tanto que escrevi um livro exclusivo sobre o tema.
Mas vamos lá, por que eu acredito tanto? Separei 10 razões para dividir com vocês:
1.Porque se trata de uma conversa estruturada de segurança, isso significa que é na prática quando Cuidamos das Pessoas literalmente.
2.Porque acredito que quando dizemos aos adultos: “Hoje eu vim aqui cuidar de você. Você me permite cuidar de você?” Quando ele me permite, isso abre portas para construir um relacionamento.
3.Segurança é relacionamento, precisamos ser relacionais, praticar à empatia e praticar à escuta ativa. Eu encontro tudo isso junto quando prático a Observação.
4.Ninguém deixa a vida na catraca, então é necessário tratar as pessoas como pessoas, lembrar que a pessoa que eu estou observando não é da minha família, mas é da família de alguém e isso é razão suficiente para praticar o cuidado.
5.Vou sempre sem papel, vou livre, eu aprendi que o ser humano não pode ser auditado. Nós auditamos sistemas, processos, máquinas e equipamentos. Com o ser humano nós conversamos e construímos laços. Laços sim, os mesmos que o pequeno príncipe construiu com a raposa.
6.As observações não são somente para desvios, adoro aqueles parabéns fora de hora, inesperado, quando aquele sorriso tímido que surge, amo sentir a gratidão, e penso que pude mudar o destino das pessoas que reconheci. Isso não é bom só para quem recebe, que dá ganha muito mais.
7.Quando orientamos sobre os riscos e acompanhamos toda a mudança do ambiente, da situação, da postura e do próprio colaborador. Tão rápido, entendemos que realmente ninguém faz nada sozinho.
8.Precisamos juntar as forças e entender que toda semente nasce frágil. Isso significa que nenhuma Observação vai fazer milagre, mas cada Observação será uma semente e se soubermos cultivá-la com rituais, símbolos, práticas da liderança e comunicação, ela pode crescer bem forte.
9.O olho no olho, o aperto de mão apertado, o compromisso, tudo isso me remete a convicção que deixamos em cada pessoa abordada. Eu sempre fecho dois compromissos: o primeiro é referente ao desvio que juntos corrigirmos e, o segundo é quando eu empodero esta pessoa para levar este cuidado adiante. Isso não pode parar!
10.O último, acho que remete ao poder desta ferramenta que não pode ficar dentro da indústria, seja ela qual for, a observação precisa chegar em todos os cantos da sociedade, eu vou repetir aqui: não trabalho para termos funcionários mais seguros, eu quero mesmo cidadãos que façam a diferença e descubram o valor do cuidado.
Fico por aqui! Obrigada a você leitor pelo carinho!
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o meu trabalho de Observação, tenho algumas soluções disponíveis em: www.andrezaaraujo.com
Diretora | Consultora em Gestão de Programa de Conservação Auditiva
4 aSensacional o artigo, excelente para refletirmos sobre as nossas observações! A observação do uso de protetores auditivos nas áreas é sempre reveladora e nos mostra o amadurecimento daqueles trabalhadores quanto à conservação auditiva. Obrigada pelas dicas e reflexões!
Técnico em Segurança do Trabalho | Bombeiro Profissional Civil
4 aEunice Alcantara
Parabéns, perfeita combinação de cuidado e conscientização do papel educador e participativo da segurança do trabalho.
Pessoas | Engenharia | Tecnologia | Inovação | Educação
4 aRaphael De Quadros Josiani Claudiano Amilto Ribeiro de Mello Eduardo Pegorara Michele Borcate Diorgenes Cruz observar para auxiliar e orientar!! Assim começa a prevenção dos acidentes.
Coordenador de segurança do trabalho l EHS l SSMA Corporativo I SESMT l Analista I ESG I Auditor Líder ISO 45001, 14001 e 9001 I Gestão Ambiental I Gestão de terceiros
4 aParabéns excelente artigo.