10 Tendências Essenciais em Comunicação para 2024
Quais são as orientações essenciais em comunicação estratégica para vencer em 2024? As tendências que irão moldar novos negócios, gerar eficiência para times fortes, conter crises e, claro, impulsionar a produtividade das equipes?
Como sempre digo aqui no LinkedIn, nas minhas palestras, cursos e treinamentos corporativos, a comunicação estratégica é o fator que diferencia as empresas vencedoras daquelas que pararam no tempo.
Pela primeira vez, graças à tecnologia e à longevidade, temos seis gerações interagindo juntas no trabalho – Silent Generation, Baby Boomers, X, Y, Millenials e Z –, o que impacta brutalmente a forma e o conteúdo das nossas mensagens.
Soma-se a esse Diálogo Intergeracional a democratização da Inteligência Artificial Generativa, questões de ESG, guerras na Europa e Oriente Médio, a cristalização do trabalho híbrido...
Já deu para perceber o tamanho do desafio?
Calma! Esse artigo não é um banho de água fria e sim e sim uma lufada de esperança, um direcionamento estratégico para seu planejamento de comunicação para o ano que se inicia.
Antecipar-se às tendências, ao invés de segui-las, impacta fortemente a produtividade, os resultados e, consequentemente, o caixa da empresa.
Uma pesquisa do Boston Consulting Group revela que “empresas inovadoras têm 63% mais probabilidade de ver um aumento nas receitas”, enquanto que aquelas que adotam tecnologias emergentes "têm 2,5 vezes mais probabilidade de ter um crescimento acima da média” (PwC – “CEOs' Pulse on Emerging Technology”).
Não é só isso.
Organizações que comunicam melhor internamente e se adaptam rapidamente às mudanças de mercado “contam com 50% mais probabilidade de superar seus concorrentes”, revelam dados da McKinsey & Company.
Ou seja, a correlação entre antecipar tendências e a tração das organizações é direta.
Só que apenas saber disso não basta.
Times de Marketing, Comunicação e até de Recursos Humanos/People precisam igualmente de insights sólidos e estratégias bem fundamentadas para começar um novo ano com os dois pés direitos.
Tendências em Comunicação não são mais elementos que você pode se dar ao luxo de ignorar.
Pelo contrário, como diz o grande Murilo Gun, mais do que as segui-las, o seu foco deve ser antecipá-las. "Somente assim você se posiciona melhor e sai na frente."
Por isso, aqui vão as “10 Tendências Essenciais em Comunicação para 2024”
1. Inteligência Artificial Generativa
A IA Generativa assume papel proeminente nas tendências de comunicação estratégica empresarial em 2024. Especialmente no aprimoramento da eficiência da Comunicação Interna. IAs especializadas em processamento de linguagem natural (NLP), como ChatGPT, oferecem rapidez na geração, revisão de textos, transcrição e resumo de conversas. A IA também cria fotos, otimiza vídeos, mexe com a voz. Essa automação é valiosa para diversos fluxos de trabalho, incluindo transcrições de reuniões, resumos, rascunhos de e-mails internos e revisão automática de comunicação.
2. Análise assertiva de dados
Dados de comunicação são vitais para treinar bots e para implementar protocolos de análise que ofereçam insights sobre sua base de clientes. Algoritmos de IA e aprendizado de máquina identificam padrões em grandes volumes de dados, fundamentais para ajustes estratégicos e novas campanhas de marketing e endomarketing. Desafio maior ao usar IA para análises são os dados fragmentados em diversas plataformas. Para aprimorar sua comunicação empresarial, auditar abordagens e fluxos de armazenamento é crucial. Converse e contrate (sempre) especialistas.
3. Chatbots
Os chatbots vêm melhorando e têm um enorme potencial para impulsionar a produtividade e as conversões. Economizando tempo da equipe ao lidar com perguntas rotineiras, os bots, quando bem implementados, triplicam as conversões. Para aproveitar seus benefícios sem comprometer a comunicação, defina claramente o público-alvo e objetivos, escolha canais e empresas especializadas. O treinamento com dados, atualizações de texto e termos e a manutenção contínua são necessários para assegurar a satisfação do cliente.
Recomendados pelo LinkedIn
4. Videoconferência assíncrona
O impossível aconteceu: ferramentas como Zoom e Loom oferecem eficiência, permitindo gravações breves enviadas por link. Os integrantes da equipe assistem no seu tempo, interagindo com comentários ou respostas em gravações próprias. Não é mais necessário ficar horas com a cara na tela, e perder mais horas e energia ainda para encontrar uma agenda comum. Uma alternativa super eficaz, especialmente para equipes remotas.
5. Plataformas próprias
Newsletters, sites, listas de e-mails, comunidades... Todo mundo deseja ter sua própria audiência em 2024. Com algoritmos em constante mudança nas super plataformas, o ideal será construir seu castelo em múltiplos quintais. Com a propriedade dos seus dados e das suas narrativas, os times de comunicação e marketing podem controlar todos os aspectos da experiência.
6. Hiperpersonalização com IA
Olha ela aí (ou AI) de novo. A comunicação personalizada é mais eficaz para aprimorar a experiência do cliente e aumentar a conversão. E quem pode elevar isso para outro patamar é a IA, devido a sua enorme capacidade de processar quantidades brutais de dados, superando qualquer ser humano. Isso otimiza fluxos de trabalho, e-mails e entregas adaptadas a interesses e sub-interesses específicos.
7. Parcerias com criadores
As collabs seguem com força em 2024. Influenciadores e creators de micro, médio e grande portes oferecem múltiplos benefícios, com investimentos acessíveis. No ano que vem, veremos marcas estabelecendo parcerias com embaixadores, conectando-os a temas mais abrangentes.
8. Nuvem, nuvem, nuvem
A migração para a nuvem oferece versatilidade, segurança e flexibilidade superiores em comparação aos sistemas locais e times de comunicação, agora descentralizados e com muito mais interlocução com a empresa. Os centros de contato baseados em nuvem permitem que sua equipe atenda chamadas de clientes de qualquer lugar, garantindo máxima satisfação, independentemente do dispositivo utilizado.
9. Comunicação móvel
Com 58% do tráfego online originando-se de dispositivos móveis, adaptar todos os canais de comunicação para o mobile garante a usabilidade. Além de tornar seu site “móvel-friendly”, adicione botões para ser acessado e assegure-se de que opções como chat ao vivo, chatbots e formulários de contato estejam facilmente acessíveis em telefones e tablets.
10. Questões Sociais e Ambientais
Empresas que demonstram consciência e justiça social, promovendo a diversidade, a inclusão e o pertencimento fortalecem as suas mensagens. Essa postura retém talentos, cria ambientes acolhedores e influencia a produtividade. Questões sociais e ambientais têm sido um fator crítico, especialmente entre millenials e GenZ, que formam opinião, dominam as redes sociais e são um público consumidor absolutamente relevante em nível global.
Conclusão: times de Comunicação, Marketing ou Recursos Humanos/People que adotam estratégias inovadoras colocam suas empresas na vanguarda.
Ao abraçar essas tendências em comunicação, a companhia não apenas responde às demandas de mercado imediatas, como se destaca da concorrência ao projetar um posicionamento atualizado e centrado no cliente.
O momento de transformar desafios em oportunidades é agora. Lidere!
* Para adquirir a palestra sobre “Tendencias Essenciais em Comunicação para 2024” e outros treinamentos corporativos sobre LinkedIn, Comunicação, Posicionamento Digital e temas customizados, contate Fernanda Karine ou Jony Barbosa, de S7TE, no e-mail Comercial@e2co.com.br ou me contacte diretamente por inmail.
Marc Tawil
Estrategista de Comunicação, palestrante e educador, Marc Tawil é N° 1 LinkedIn Top Voices, LinkedIn Creator e Instrutor Oficial do LinkedIn Learning, com 30 mil alunos treinados somente na plataforma, além de outros 20 mil em outras edtechs. Palestrante profissional nas áreas de Futuro do Trabalho, Futuro da Comunicação, Web3, Autoridade Digital, Evolução das Marcas e Sociedade 5.0, Tawil é quatro vezes TEDxSpeaker e mestre de cerimônia TEDx. Colunista de Época Negócios e da Eletromidia Out Of Home, compõe o Conselho de Reputação da Ipsos e atua como Master Expert (curador) na HSM University e LinkedIn Expert em O Novo Mercado. Em 2024, publica pela editora HarperCollins Brasil o livro “Seja Sua Própria Marca”.
Conselheiro e Mentor de Empresas | Inovação e Estratégias de Vendas | Impulsionando o Sucesso por meio do Conhecimento
1 aMal posso esperar para ler o seu artigo! 🚀
CEO e Cofundador no HubiaH - Hub de IA e IH. Cocriamos plataformas colaborativas proprietárias para a transformação digital de negócios e comunidades, agregando conteúdos, eventos e membros.
1 aExcelente artigo Marc Tawil, com a potência da IA bem desmontada.
Empresário
1 aÓtimas reflexões para começar a semana, Marc Tawil. Adotar essas tendências não apenas responde às demandas imediatas do mercado, mas também posiciona as empresas na vanguarda da inovação e centradas no cliente. O momento é de transformar desafios em oportunidades!
Corretora Associada Cyrela | Alto Padrão e Luxo | Marketing Executive | Sales | Innovation | Management | Social Media Strategy | Digital Marketing | Branding | PR | Events | Business Strategy | Consulting
1 a👏👏👏👏
Mestre e Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, LinkedIn Top Voice e Creator, Consultor de customer experience, mídia, cultura, reputação e transformação digital, Professor, Jornalista
1 aGrandes insights, meu caro Marc Tawil!