Trabalho Colaborativo entre Profissionais
O recente estudo realizado pela Forbes Insight+Oracle Marketing Cloud evidenciou a mudança de função e responsabilidade do executivo de gestão de marcas e dos profissionais responsáveis das empresas, além de agregar, significativamente, a tecnologia na depuração de ações de marketing, seja para o entendimento dos dados coletados como para a análise comportamental dos clientes envolvidos nos trabalhos compartilhados.
Resultado :
Gestores de marcas tendem a funções mais estratégicas do que meramente
criadores de idéias.
A inserção destes profissionais em equipes internas de marketing traduzem o compromisso da diversidade de experiência e opinião formando um time diferenciado e competitivo.
Não é um processo fácil, é uma mudança cultural, o trabalho colaborativo requer desprendimento funcional para o bem comum, porém a insegurança e visibilidade individual dos profissionais envolvidos podem sabotar o trabalho conjunto.Trabalhar de forma inovadora e mais próxima é uma maneira de atingir este objetivo.
Novas demandas requerem novas características e habilidades pessoais: profissionais com ampla visão de mercado, flexíveis, entrosados e com experiência diversificada.
Outro dado interessante é a constante utilização de recursos tecnológicos: social marketing, ferramentas de colaboração, analytics, capacidade de criar e publicar conteúdo personalizado para clientes específicos e integração com plataformas existentes.
Diante de tais premissas é imperativo que o foco seja de equilíbrio entre o local e o global, aproveitando o planejamento e experiências internacionais, inserindo-as no contexto regional orientado a linguagem de cada grupo de cliente almejado.
O principal objetivo do estudo é surpreender, satisfazer e interagir com o cliente e, para isto, o trabalho compartilhado dentro das empresas, baseado na transposição de obstáculos, troca de experiências, inovação, mudança de hábitos e na colaboração é fator decisivo para o sucesso do projeto.