15 dicas para melhorar um texto

15 dicas para melhorar um texto


Por conta do meu trabalho em jornalismo, fiz uma lista breve com dicas rápidas para melhorar um texto. Espero que sejam úteis.

  1. Reportagens longas precisam ser organizadas antes de escritas. Faça uma lista com a ordem dos assuntos a serem abordados. Perca tempo pensando na cena de abertura, no título e no olho/linha fina. Isso ajuda a estruturar o pensamento e a narrativa.
  2. Personagens precisam ter personalidade. Idealmente, a reportagem vai revelar o que ele acha de política, economia, cultura etc. Mas como ele se comporta, se veste, se expressa e gesticula? Humanize.
  3. Termine um assunto antes de passar pro outro. Numa reportagem sobre sapato, por exemplo, não interrompa a descrição do tratamento do couro para falar do design da peça e depois retorne para a criação de animais em Tegucigalpa. Esgote a história da origem do material e entre na manufatura depois.
  4. Todo mundo sabe que escrever bem é cortar palavras. Evite frases como “a fábrica de sapatos, que está localizada em Tegucigalpa, faz também cintos e bolsas”, prefira “a fábrica em Tegucigalpa faz sapatos, cintos e bolsas”.
  5. Gerúndios: não. Um fato é, será ou já foi. E toda ação acontece no presente.
  6. Não use dois verbos no infinitivo na sequência. Ninguém precisa “fazer acontecer”, “tentar entender”, “forçar entrar”, “mandar construir” etc. Só um verbo dá conta do recado.
  7. Mais de um aposto por frase significa que precisamos de duas frases. Ex: “Vitor Vulcabrás, que tem 47 anos e é mineiro, vive em Tegucigalpa, a principal cidade de Honduras, país da América Central, e fabrica sapatos”.
  8. Frase com muitas vírgulas precisa de um ponto.
  9. Metáforas em texto jornalístico revelam que você usa mais palavras do que precisa.
  10. “País da bota”, “terra do sol nascente”, “país do futebol”, “terra de Cervantes”, “velho continente” - risque tudo isso do seu vocabulário. Para sempre.
  11. O risco de vicente-mateuzar é grande nas figuras de linguagem, fique atento. Ex: “A empresa vai de vento em popa e prepara novos voos”; “a companhia marítima navega em céu de brigadeiro”, “agora cheio de gás, o governo pisa no acelerador”.
  12. América Latina é uma designação cultural e compreende todos os países que falam línguas derivadas do latim. América do Sul é uma divisão geográfica.
  13. “Confira abaixo”, “veja a seguir”, “leia abaixo”: nunca.
  14. É grande a tentação de usar títulos sonoros e referenciais – “Guerra e paz”, “O pecado mora ao lado”, “Meu ódio será sua herança” . Mas esses títulos são genéricos demais. “Guerra e paz” serve pra briga de casal ou treta entre a MP e o STF. O título objetivo desperta interesse para a leitura e elimina a necessidade de explicá-lo.
  15. A palavra “verdadeira” é uma verdadeira redundância.

(Se curtirem, eu continuo...)

Bruno Magno

Coordenador de entretenimento na Tv Mirante - Afiliada Rede Globo MA.

5 a

Serve pro texto audiovisual também. Parabéns, mais um excelente conteúdo.

Vale da Silva

Copywriter, guionista e formador

5 a

Curti bastante! Curto, direto, enriquecedor. Obrigado.

Cynthia Almeida

Jornalista e Consultora Editorial

5 a

Muito bom!

Everton Rocha

jornalista | editor | produtor de conteúdo digital | mídia e tecnologia

5 a

a do gerúndio é erva daninha no texto brasileiro. Não morre, não adianta.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos