6 Lições de Frank Underwood para o Marketing digital e mídias sociais

6 Lições de Frank Underwood para o Marketing digital e mídias sociais

Poucos dias antes do Emmy deste ano de 2014, o pessoal do Monetate fez uma apresentação com 5 lições de Frank Underwood para marketeiros digitais. Eu, como super fã da série, a qual sempre indico aos meus amigos como manual de sobrevivência no mundo dos negócios, precisava compartilhar o conteúdo também com esta visão valiosa do marketing digital.


Frank Underwood (Kevin Spacey) é o protagonista de House of Cards, premiadíssima série original do Netflix. Mr. Underwood é um inescrupuloso e manipulador político da Carolina do Sul, que escala até o topo máximo da cadeia política através de sua habilidade em se “relacionar” com as pessoas certas.

Frank é uma lição para os marketeiros em geral de como se relacionar com a audiência, construir confiança e entregar uma mensagem clara de forma efetiva. Entre uma vida destruída e outra, ele dá importantes dicas, que traduzidas para o dia-a-dia do marketing digital e das mídias sociais vão te fazer repensar sua estratégia:

“Any politician that gets 70 million votes has tapped into something larger himself, larger than even me, as much as I hate to admit it. Look at that winning smile, those trusting eyes.” (Season 1, Chapter 1)

A mensagem do marketing digital:
Construa confiança!

A tecnologia e os dados existem para serem usados e são acessíveis também a pequenos budgets, isso quando não são grátis. Ouça sua audiência, faça-a perceber que você os ouve e está tomando atitudes que vão de encontro as necessidades deles. Eles esperam experiências únicas e você sabe exatamente quais elas são, entregue-as.

“Power is a lot like real estate. It’s all about location, location, location. The closer you are to the source, the higher your property value.” (Season 1, Chapter 1)

A mensagem do marketing digital: Mobile... mobile..mobile! Siga sua audiência onde ela está.

Você precisa ir onde seus consumidores estão gastando o tempo deles, ali é seu centro!

Nos dias de hoje seguir seus consumidores através das plataformas é uma obrigação. Seus canais digitais devem ser responsivos, inteligentes e adaptados para smartphones, tablets, desktops. Uma presença consistente através de website, redes sociais, email e qualquer outro ponto de contato é necessária. Alie isso a inteligência e personalização das necessidades da sua audiência (lição 1). Para as redes sociais, mais especificamente, compreenda o engajamento por canal e o que a audiência de determinado canal espera de você. Crie KPI´s claros de resultados, avalie e reinvista.

“Such a waste of talent. He chose money over power. In this town, a mistake nearly everyone makes. Money is the Mc-Mansion in Sarasota that starts falling apart after 10 years. Power is the old stone building that stands for centuries. I cannot respect someone who doesn’t see the difference.” (Season 1, Chapter 2)

A mensagem do marketing digital:
Pense à longo prazo!

Com que frequência você vê a Nike ou alguma das grandes marcas que ganham sua atenção te oferecendo um cupom? Difícil, não?

Pois bem, ao invés de emails marketing semanais, cupons e eventos de "sold-out" invista em criar um relacionamento com seus consumidores; de verdade.

Entregue mais relevância, conexão e conteúdos em comum, pois quando você parar com as ofertas eles te abandonarão pela próxima barganha.

“What you have to understand about my people is that they are a noble people. Humility is their form of pride. It is their strength; it is their weakness. And if you can humble yourself before them they will do anything you ask.” (Season 1, Chapter 3)

A mensagem do marketing digital: Conheça os nichos de sua audiência e fale com eles de maneira que faça sentido para eles.

Você sabe que seus consumidores são dividos em subgrupos, claro. E muito provavelmente você também sabe que canais diferentes atendem pessoas diferentes, assim, minha pergunta é: Quão específico é seu conteúdo e suas ações para seus nichos de audiência?

A única maneira de “perder” um comprador e ganhar um fã de verdade é com uma entrega personalizada. Entenda o comportamento deles nas redes sociais, no seu website, no mobile. Entenda o que eles buscam e como você pode oferecer em sua comunicação algo relevante para os objetivos deles; desenvolva e entregue. Eles agradecem por você fazê-los especiais, tenha certeza que retribuirão.

“There are two types of vice-presidents: doormats and matadors. Which do you think I intend to be?” (Season 2, Episode 3)

A mensagem do marketing digital: Não espere, aja!

Isto é uma lição de "startups" que se aplica bem ao universo do marketing digital. Comece pequeno, mas comece rápido. Quando você começa do "0" as coisas parecem muito grandes, o planejamento interminável e o budget curto. Bem, vamos cortar! Faça o básico, com qualidade e vá escalando o número de canais sobre os retornos.

É mais importante se engajar da maneira correta em menos canais e com consumidores mais interessados do que atingir a massa com qualidade inferior.

E finalmente, por minha conta, a minha preferida:

You had me at…well, no, not yet. Do more!

A mensagem: Marketing digital é um
jogo para TODOS OS DIAS.

Quando estamos falando do mundo digital, não existe espaço para descanso.

A grande quantidade de dados, a velocidade da tecnologia e o comportamento das pessoas requer que sua estratégia seja revista, testada e ajustada quantas vezes for necessário em curtos períodos ou você pode perder dinheiro. Do conteúdo que você produz para seus fãs, campanhas de mídia digital até a experiência e navegabilidade de seu website; tudo deve ser revisto com certa regularidade. A competição é grande, seus consumidores são exigentes e os negócios em geral perseguem uma excelência cada vez maior, não fique parado muito tempo!

E claro, este post não poderia terminar sem a despedida clássica do Frank!



Gostou do texto? Não gostou do Frank? Comente! :)
E me siga aqui ou na página do escritório de mídias sociais:


Rogério Santos

COO and Co Founder - IT Universe Tecnologia

8 a

Já está na 4a temporada!

Marcos Jardim

Freelance English/ Portuguese Translator

8 a

Frank Underwood é um Maquiavel on steroids. :) Excelente análise, parabéns!

Aguardando a terceira temporada...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de André de Alencar

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos