COVID-19 :  6 temas que impactam os mercados consumidores.

COVID-19 : 6 temas que impactam os mercados consumidores.

A economia global deve enfrentar a pior recessão desde 1930, atingindo todos os setores, de hospitalidade até finanças. Os negócios, no geral, estão enfrentando desafios enormes para navegar em meio a turbulência, como as rápidas mudanças, interrupções das cadeias logísticas e as novas necessidades dos consumidores confinados. Espera-se que muitas das mudanças de comportamento, incluindo o foco na comunidade local, família, saúde e soluções digitais, durem muito tempo, mesmo após a crise.

Com exceção de alimentos frescos, alimentos empacotados e serviços de atendimento domiciliar, o COVID-19 terá um impacto negativo nos mercados consumidores.
No alt text provided for this image


Consumidores se voltam para a saúde e segurança financeira

À medida em que a economia global entra em crise, a pior desde a Grande Depressão, ansiedades relacionadas à saúde continuarão como um estresse adicional relacionado ao bem-estar financeiro e às perspectivas de emprego. Agora, estamos navegando em águas desconhecidas, onde consumidores de todas as idades, níveis de renda e culturas lidam com duas grandes crises ao mesmo tempo: saúde e recessão.

Quarentenas e lock-downs impuseram aos consumidores a vida em ambientes fechados, acelerando a evolução da casa como o centro de tudo. Os consumidores foram forçados a desenvolver novos hábitos de trabalho, diversão, compras e exercícios, tudo dentro de seus lares. Níveis crescentes de ansiedade com relação à saúde, renda e preocupações gerais com o futuro estão direcionando mais consumidores para bens que podem ajudar no bem-estar mental. Com os idosos particularmente vulneráveis ao impacto do COVID-19, a tele medicina será fundamental na assistência médica. Também houveram mudanças significativas em quem está comprando onde e com que frequência. As gerações mais antigas mudaram para as compras on-line, enquanto os consumidores mais jovens estão comprando com menos frequência e armazenando alguns bens básicos. Tudo isso implica em mudanças na forma como os varejistas e marcas comercializam e se comunicam com os consumidores. Esse novo padrão abrange a vida profissional, a vida doméstica, a maneira como nos movemos, bem como, nossas atividades sociais e de lazer.

Em estudo publicado na última semana de Maio de 2020 a EuroMonitor International levanta 6 temas centrais relacionados ao confinamento que impactam diretamente os mercados de consumo:

1. Da sustentabilidade para o propósito

A idéia de sustentabilidade evolui além de discussões éticas e preocupações ambientais amplas, como a poluição plástica ou as mudanças climáticas, para uma abordagem que visa criar valor social, ambiental e econômico.

2. Entretenimento doméstico e o consumidor experimental

Os consumidores redefinem e adaptam suas rotinas diárias à medida que ficam em casa por mais tempo, reforçando ainda mais muitas das tendências pré-COVID-19 em direção ao entretenimento doméstico e às experiências digitais. Isso cria oportunidades estratégicas para produtos e serviços.

3. Como e onde os consumidores compram

O aumento do varejo on-line, compras para retirada, frictionless retail ( ausência de barreiras, como o check-out físico ) e vendas diretas ao consumidor (D2C) são acelerados. As restrições do varejo, em vigor mesmo durante a pandemia, foram aceleradas para a distribuição digital. As operações de varejo e as demandas dos consumidores estimularão novas estratégias.

4. A redefinição do conceito de bem estar

Os aspectos da saúde ideal, em sua forma mais pura e a adoção de uma abordagem holística que engloba o bem-estar físico e espiritual são drasticamente transformados. O bem-estar mental e a saúde emocional ocupam o centro do palco, com a noção e ideia de felicidade se tornando uma perspectiva comercial mais tangível.

5. Inovação e o novo "Core"

Em um ambiente operacional e num mercado consumidor que mudam rapidamente, onde ambos varejistas e consumidores são avessos ao risco, a experimentação de novos produtos e serviços diminui. A inovação será impulsionada pela demanda por produtos e serviços que aumentem a imunidade/saúde; pelos quais consumidores pagarão mais.

6. O "novo normal". O que está aqui para ficar ?

O modo como os consumidores trabalham, compram, comem, bebem e se divertem será impulsionado pelo isolamento doméstico prolongado e pelo 'medo de risco'. Mudanças na mentalidade do consumidor reduzirão o consumo de itens não essenciais e bens de ostentação. O foco se dá em si, na família e na saúde preventiva e imunológica.

O material completo ( em inglês ) detalha estas tendências para as indústrias de Saúde e Beleza; Bebidas e Tabaco; Comida e Nutrição; Casa e Tecnologia; Serviços e Meios de Pagamento e pode ser visto no link abaixo:


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de André de Alencar

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos